Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Doping

Ir para baixo

Doping Empty Doping

Mensagem por Joao Ruiz Qui Dez 09, 2010 9:54 am

.
Doping: campeã mundial, treinadores e médico detidos

por Duarte Ladeiras
Hoje

Doping Ng1398766
Fotografia © Wolfgang Rattay-Reuters
Marta Domínguez, à esquerda

A Guarda Civil espanhola está desde esta manhã a levar a cabo uma vasta operação contra uma rede de doping no desporto de elite. Há vários quatro detidos, incluindo Marta domingéz, campeã mundial dos 3000 metros obstáculos.

Marta Domínguez é o nome mais sonante implicado numa rede de dopagem sanguínea desmantelada hoje em Espanha. Várias pessoas foram detidas, diz o 'El País', incluindo Marta Domínguez, o seu treinador, César Pérez Segovia, o seu agente, José Alonso Valero, o técnico de atletismo mais premiado em Espanha, Manuel Pascua Piqueras, e o médico Eufemiano Fuentes. As buscas da Guarda Civil desenrolaram-se em Madrid, Las Palmas e Palencia.

De acordo com a Telecinco, esta rede dedicava-se a prestar os mesmos serviços - transfusões sanguíneas - que Fuentes já prestava quando em 2006 foi detido, na Operação Puerto, por ser cabecilha de uma rede de dopagem que causou um tremor de terra no ciclismo mundial. Agora os clientes são maioritariamente do atletismo.

Eufemiano Fuentes, conhecido no desporto por "Asterix" (referência ao gaulês ficcionado que enfrentava os romanos bebendo uma poção mágica), volta assim a ser agora o protagonista da Operação Galgo. A Guarda Civil revistou a sua casa em Las Palmas, onde terá continuado a operar, pois a justiça espanhola nada fez para travar o médico e os rumores não paravam de aumentar sobre as viagens de atletas de elite nas Canárias, para "treinar". Alberto León, ex-ciclista de BTT implicado no caso Puerto, também foi visado pelas autoridades.

Marta Domínguez, a grande senhora do atletismo espanhol, como lhe chama o 'El País', é a detentora actual do título mundial dos 3000 metros obstáculos e foi medalha de prata na mesma disciplina nos últimos Campeonatos da Europa. Actualmente tem a carreira suspensa, por estar grávida, adianta a Telecinco, mas a atleta pretende regressar a tempo dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Exerce também o cargo de vice-presidente da Real Federação Espanhola de Ciclismo. Tem no seu palmarés várias medalhas de prata mundiais e ouros europeus nos 5000 metros. Foi detida por suspeita de facilitação de substâncias proibidas a outros atletas.

Em risco está também o futuro de Luis León, ciclista que começou em 2004 a sua carreira profissional na Liberty (equipa central na Operação Puerto) e que assinou recentemente um contrato de dois anos com a Rabobank. Luis León é irmão de Pedro León, futebolista do Real Madrid. No seu site, o corredor chegou a criticar quem recorre ao doping.


In DN

Doping Arbto

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos