Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Michael Totten a outra guerra do irao

Ir para baixo

Michael Totten  a outra guerra do irao Empty Michael Totten a outra guerra do irao

Mensagem por Vitor mango Sáb Dez 11, 2010 7:09 am

Outra Guerra Irã

minoria mais reprimida do Irã religiosa é também seu maior. Os membros da comunidade são rotineiramente presos, executados com freqüência, expulsos das universidades, e cruelmente reprimidas economicamente. Dezenas de milhares foram assassinados por um regime atrás do outro. O atual governo-o de Khomeini "República Islâmica", vai mais longe do que qualquer outro, fazendo votos para acabar com estas pessoas onde quer que vivam e apagá-los da face da terra.

Existem apenas seis ou sete milhões no mundo inteiro, e é o seu lar espiritual em Israel. Não estou, contudo, se referindo aqui aos judeus, mas para o Baha'is.

Sua sede mundial está em Israel, e eles vieram durante tempos do Império Otomano em terras persas. O Estado-nação de uma das mais antigas religiões do mundo, agora hospeda o local mais sagrado de um dos mais novos, ea nação onde a Fé Bahá'í nasceu jura destruir a nação onde a Fé Bahai tiveram que migrar.

Os tratamentos notavelmente diferente dessas pessoas pelo Irã e por Israel infunde o confronto iminente entre as duas do Oriente Médio países mais poderosos com ainda mais clareza moral do que já tinha.

Os jardins Bahai em Haifa, Israel

Os EUA as taxas do Departamento de Estado do Irã um dos piores violadores da liberdade religiosa no mundo, especialmente para a sua repressão contra os Baha'is. "Grupos religiosos relataram Bahai prisões arbitrárias e detenções prolongadas", diz o relatório anual mais recente, "expulsão das universidades, e confisco de propriedade. Durante o período de difusão de informação de mídia controlada pelo governo e imprimir intensificou campanhas negativas contra as minorias religiosas, especialmente os Baha'is. "Mesmo a Assembléia Geral das Nações Unidas condenou recentemente o governo iraniano por motivos semelhantes.

Cerca de 300.000 Baha'is ainda estão no Irã, dez vezes o número de cristãos e judeus ali. Dois milhões ou assim que vivem na Índia. Há muito mais na América do Sul e África. Apenas 150.000 ou assim viver em os EUA, mas a fé tem vindo a crescer na Europa de Leste desde a queda da União Soviética.

A maioria culto em suas casas, mas existem centros comunitários em locais onde estão concentrados o suficiente Baha'is. Há uma casa de culto em cada continente. América do Norte está em Chicago. América do Sul está no Chile. Ásia está em Nova Déli.

A casa de culto Bahai em Chicago, Illinois

Mas o centro espiritual do mundo para a fé Bahai sua "Jerusalém", por assim dizer, está em Israel, na encosta do Monte Carmelo, em Haifa. Rob Weinberg me deu uma turnê. Ele é um Bahai do Reino Unido e tem servido lá desde outono de 2009. E ele me contou a história de como sua fé começou na Pérsia, em meados do século 19.

"Foi um momento de grande expectativa", disse ele, "quando os muçulmanos estavam aguardando a vinda de um professor prometeu grande. Além disso, no mundo cristão, no Ocidente, havia expectativa sobre o retorno de Cristo. Havia uma grande quantidade de fermento. "

Rob Weinberg

Em 1844 um jovem chamado Mirza Ali Muhammad, um comerciante da cidade da cidade iraniana de Shiraz, disse que ele era o arauto de uma nova revelação de Deus. Ele anunciou a chegada do novo professor grande.

"Ele se chama o Báb", disse Weinberg, "que significa" portão "em árabe, e os seus ensinamentos começaram a se espalhar por toda a Pérsia. Milhares e milhares de pessoas responderam e foram muito atraídos para o ensino. Ele disse que um novo dia chegou, um dia, quando as religiões se unem, quando as pessoas reconhecerão a sua unidade, quando a igualdade entre homens e mulheres seriam estabelecidos. "

Um de seus primeiros seguidores era um poeta que removeu o véu em algo público, inédito no mesmo dia, porém, foi perfeitamente normal antes do khomeinistas assumiu em 1979. "Houve relatos de um homem cortando sua garganta", disse Weinberg, "porque ele ficou tão chocado com a ousadia desse ato."

Essa nova religião alarmado as autoridades como se espalhou. Muçulmanos xiitas estavam abandonando o Islã e se tornando Babis, os seguidores do Báb. Pogroms seguiram, e 20.000 foram executados, muitos de forma horrível. Eles não foram executados porque eles eram criminosos, nem por razões políticas. Eles foram executados porque eles eram hereges. O próprio Báb foi executado publicamente em 1850, em Tabriz.

Tabriz é uma cidade do Azerbaijão. Em Baku, capital do Azerbaijão, a terra Azeri, agora soberano independente há muito tempo do Império Persa por Rússia czarista é uma estátua de uma mulher liberada, descartando o véu. Foi erguida há quase um século, ea libertação ocupou.

A estátua da mulher liberada, Baku, no Azerbaijão

Passei uma semana no Azerbaijão e viu apenas três ou quatro mulheres veladas durante a minha estadia. Quase nenhum homem lá encontra mulheres sem véu chocante ou escandalosa, certamente não o suficiente para cortar a própria garganta sobre ele. Não existem mais mulheres veladas no Azerbaijão que há em Seattle. O governo, porém, não é por mulás totalitário. Os Baha'is locais, judeus, cristãos e zoroastristas são deixados sozinhos.

"A principal mensagem do Báb", disse Weinberg, "foi que não estava para ser um grande professor. Entre os mais proeminentes seguidores do Báb foi um nobre, cujo nome era Hussein Ali Mirza. Sua era filho de um cortesão na corte do Xá e, em 1852 ele foi preso por ser um seguidor do Báb. Ele estava em um calabouço subterrâneo em Teerã, o lugar onde os piores criminosos eram jogados e deixados para morrer. E lá ele teve uma revelação extraordinária, onde ele percebeu que era o único que o Báb havia predito. E para os próximos quarenta anos, os ensinamentos do Báb veio através dele. Ele estava canalizando todas essas idéias sobre a ordem mundial, a civilização global, a igualdade, a unidade da humanidade, como organizar assuntos humanos, coisas a ver com espiritualidade pessoal, mas também a justiça, a organização social, e assim por diante. "

Ele tomou o nome Bahaullah, o que significa a glória de Deus. E por causa de sua alta posição na corte do Xá, ele foi banido e não executados. Ele viveu em Bagdá durante dez anos antes de passar para a Turquia Otomana e Bulgária. E em 1868 ele foi banido para o Acre, a cidade agora-israelense de Akko, e aprisionados lá.

Haifa, Israel, com Akko (Acre) no fundo

"Eles o mantiveram na cidadela de dois anos e meio", disse Weinberg, "mas as pessoas começaram a perceber que a Bahai foram bons, honestos, as pessoas amantes da paz, as restrições que lhes foram levantadas e ficaram livres para viajar no da área. Bahaullah faleceu em 1892. "

Acre ou Aco, é apenas a norte de Haifa. As cidades estão dentro das linhas de cada um dos outros olhos. Bahaullah podia ver Haifa e Monte Carmelo, em toda a baía da prisão, e ele viajou para lá depois que ele foi lançado.

Era otomana prisão em Akko (Acre), Israel

Ele queria Monte Carmelo para se tornar a sede espiritual e centro administrativo para a Fé Bahai, e queria que o do Báb permanece secretamente contrabandeados para fora da Pérsia e enterrado em um santuário no lado da montanha. Isso é exatamente o que aconteceu há sessenta anos mais tarde, e Monte Carmelo foi o centro do mundo Bahai desde então.

O primeiro edifício construído não havia para os arquivos. "É uma cópia do Parthenon, em Atenas", disse Weinberg. "A idéia era encontrar um estilo arquitetônico que seria bonito para milhares de anos. Eles assumiram que, desde o Partenon foi considerada bonita para os milhares de anos, provavelmente seria considerado bonito para milhares de pessoas. "

O edifício de arquivo Bahai

O edifício de arquivo Bahai

A Fé Bahá'í é uma religião moderna, com clérigos nem tampouco rituais. É administrado por funcionários eleitos a cada cinco anos. Eles acreditam na não-violência e da irmandade da humanidade. Você teria que ser um canalha de ser seriamente ofendido por eles, e uma espécie de fascista a pensar que merecem ser perseguidos.

"O ensino fundamental da Fé Bahá'í é que há um deus e que ele é completamente desconhecida", disse Weinberg. "Estamos limitados em nosso entendimento, por isso toda a nossa história, a humanidade tem sido guiada por ele é uma sucessão de grandes mestres. Quando olhamos através da história que temos, a cada mil anos ou mais, figuras extraordinárias como Moisés, Jesus, Maomé, Buda, Krishna, e assim por diante. Eles trazem uma mensagem, que trazem ensinamentos e seus ensinamentos, tornar-se universal e dar origem a novas civilizações. Assim, há essencialmente uma religião. Não são todas essas religiões, em concorrência uns com os outros para a alma de todos. Não é uma religião, e isso tem sido progressivamente revelado para a humanidade ao longo da história por meio desses grandes mestres. "

Se você deseja converter, não é difícil.

"Se você quer se tornar um Bahai", disse ele, "tudo o que você está fazendo em um sentido é fazer um reconhecimento interno que existe um Deus, existe uma raça humana, há apenas uma religião que foi ensinada através de as idades por professores diferentes, e que Bahaullah é o último desses grandes mestres. Não há nenhum ritual ou de batismo ou qualquer coisa assim. "

E ainda assim eles são violentamente reprimidos na terra eles vêm.

"Desde o tempo do Báb", disse ele, "os Baha'is no Irão têm sido perseguidos."

"Mesmo sob o xás secular?" Eu disse.

"Menos assim então, mas, sim," ele disse. "Em diferentes pontos da história da xás queria apaziguar os mulás, então de vez em quando ele iria permitir que eles façam coisas para os Baha'is."

'Coisas' que significa o quê, exatamente? "Eu disse.

"Seus cemitérios foram demolidos. As gangues foram soltos na bahais nas ruas. Pessoas foram mortas. Baha'is têm sido sempre difamado. crianças da escola Bahai foi dito que eles estão imundos.

"Parece que os Baha'is têm sido tratados pior do que judeus no Irã", disse.

"No Irã, ele disse," Eu diria que sim. "

"É que as pessoas, porque os cristãos e os judeus são considerados do Livro por muçulmanos, enquanto os Baha'is não são?"

"Os Baha'is também são adeptos do Livro," ele disse, "porque consideramos a revelação Bahai seguindo a mesma linha como a religiões abraâmicas".

"Mas bahais não são nomeados pelo Islã como Povo do Livro," eu disse.

"Porque nós veio depois do Corão", disse ele. "Nós viemos depois de Maomé. A interpretação tradicional diz que ele foi o último profeta, que não pode haver qualquer depois dele. Assim, quando o Báb e Bahaullah vir e dizer que eles estão sendo divinamente inspirado e guiado torna-se um grande problema teológico. Desde 1979 tem sido a política oficial do governo a "lista negra" e perseguem os Baha'is. Mais de 200 bahais foram executados sob Khomeini, nos primeiros anos após a revolução. "

Khomeinistas Irã tratar todos mal, até mesmo clérigos liberais e moderados xiitas que se recusam a seguir a linha do regime, mas apenas os judeus e bahais são apontados para a destruição fora do Irã.

"Em 1991, o líder supremo Khamenei", disse Weinberg, "que ainda é o líder supremo, encomendou um memorando que lida com a questão Bahai. Diz bahais devem ser impedidos de progredir na carreira e na vida social. Os funcionários que revelam que eles são Bahais devem ser demitidos de seus empregos. Crianças em idade escolar devem ser demitidos das escolas. Baha'is deveriam ser banidos de universidades. Eles devem ser mantidos nos níveis mais baixos de subsistência e ganhar dinheiro. E mais preocupante, diz também bahais deve ser erradicado do mundo, que sua cultura devem ser destruídos. É uma política formal do governo para eliminar todos os vestígios da Fé Bahai e da comunidade Bahai em todo o mundo. "

"Não só no Irã", disse.

"Não só no Irã", disse ele. "Este documento diz que a comunidade Bahai devem ser destruídos em todo o mundo. Eles têm tentado aprovar essa política, e nos primeiros dias da revolução que estavam executando bahais e aprisioná-los. Bahais foram desaparecendo, para nunca mais ser visto novamente. Houve um enorme clamor. A Fé Bahai se espalhou por todo o mundo. Há Baha'is em cada país, e os vários governos ao redor do mundo vai se levantar e falar para os direitos humanos dos Baha'is. Havia tanta comoção que o Irã percebeu que não podia fugir com ela. Então, ao invés de terem sido a aplicação de um lento estrangulamento que ainda está acontecendo hoje. Cemitérios estão ainda a ser destruído. As pessoas ainda estão perdendo seus empregos. Os alunos ainda não têm permissão para estudar. Os bahais são apanhados, presos e encarcerados, e só libertado sob fiança se colocassem a escritura de suas propriedades. "

relacionamento de Israel com os bahais não poderia ser mais diferente. Baha'is Poucos vivem lá, mas isso não é por causa de perseguições, repressão patrocinada pelo Estado, ou as atitudes intolerantes de árabes ou judeus. Os Baha'is só decidiu, antes de o Estado moderno de Israel ainda não existia a promover-se lá.

Colónia alemã de Haifa a partir dos jardins Bahai. O santuário do Báb (inferior direito) foi coberto quando eu estava lá.

Aqui está uma fotografia de domínio público do santuário do Báb

"Esta situação remonta ao tempo de Bahaullah si mesmo", disse Weinberg. "Ele disse que a fé não deve ser ensinado nessa área."

"Por que isso?" Eu disse.

"Eu acho que há sabedoria nisso", disse e riu.

"Foi uma decisão política?" Eu disse.

"Eu não posso falar por Bahaullah", disse e riu novamente.

"Você tem uma sensação muito melhor do que ele estava pensando que eu faço", disse eu.

"Ele foi, provavelmente, ciente da sensibilidade desta terra", disse ele, "as facções políticas, as tensões religiosas e todo o resto dela. Eu acho que por respeito e para fora da segurança, foi considerado o mais sensato a se apenas os nossos lugares santos e centro do mundo aqui, sem fazer qualquer tentativa de ensinar ou promover a fé aqui. Se as pessoas querem saber sobre o que eles podem vir aqui. Eles podem ver os jardins. Eles podem ir na Internet. Eles podem ler livros. Eles podem ir à biblioteca. Mas não há nenhuma comunidade Bahai, como tal, em Israel. Temos, no entanto, têm uma relação com a cidade de Haifa, no município. Todos os edifícios e os desenvolvimentos são feitos corretamente e legalmente com a cidade. "

O centro da Bahai

"Existe alguma tensão?" Eu disse.

"Não que eu saiba", disse ele e riu-se uma terceira vez. A idéia de tensão entre os bahais e israelenses é um pouco ridículo, mas eu tive que perguntar só para ter certeza.

"Houve alguma tensão com as autoridades britânicas e otomanas depois este lugar foi criado?" Eu disse.

"Os Baha'is foram presos inicialmente, é claro, sob as autoridades otomanas", disse ele. "Filho Bahaullah ainda era um prisioneiro do Império Otomano até a jovem revolução Turks libertar prisioneiros políticos e liberdade religiosa em 1908. Entre 1914 e 1918, suas vidas estavam em perigo, porque o paxá otomano na Palestina ameaçou filho Bahaullah é executado, mas os otomanos foram expulsos pelos ingleses. Após a Primeira Guerra Mundial, durante o Mandato Britânico, filho de Bahaullah sabia que ia ser uma grande fome, por isso, ele encorajou os proprietários Bahai em torno da Galiléia para armazenar cereais. Ele alimentou uma grande quantidade de pessoas nessa área durante a Primeira Guerra Mundial, e quando os ingleses vieram, deram-lhe um título para o seu serviço ao povo da Palestina. Assim, a relação Bahai com o britânico estava bem. E a relação Bahai com o Estado de Israel está bem, também. "

Caminhamos os motivos dos jardins. É um lugar extraordinário, e eu disse que sim.

Os jardins Bahai abaixo

"É muito bonito", disse ele. "As pessoas fazem perguntas sobre o que é simbólico, mas é realmente apenas sobre beleza. É sobre criar um ambiente bonito, para que os peregrinos que vêm podem preparar-se para o santuário. O número nove é repetido em alguns dos projetos. Na numerologia árabe original, Baha igual a nove, e isso significa glória. "

Os jardins Bahai

Fiquei tentado a perguntar-lhe o que pensava seus anfitriões israelenses deveriam fazer em relação ao regime iraniano que ameaça os dois, mas não parecem apropriadas.

"Nós não somos políticos", disse ele. "Nós não me envolver com as discussões políticas ou disputas. Baha'is em todo o mundo obedece a leis do país em que vivem, então naturalmente nós nunca tivemos quaisquer problemas com os ingleses e os israelenses. "

O objetivo declarado do governo iraniano de destruir a fé Bahai em todo o mundo é, naturalmente, impossível, mas uma guerra apocalíptica com Israel, convenientemente do ponto de Mahmoud Ahmadinejad de vista, destruir os locais sagrados de ambos os judeus e os Baha'is. Eu não espero nada do tipo nunca vai realmente acontecer, mas seria um erro, creio eu, supor que ele não pode. Um regime repressivo com ambições eliminacionistas direção sequer uma, quanto mais dois, as comunidades religiosas seria ferozmente realmente perigoso se ele possuía as armas de genocídio.

"Todas estas coisas estão interligadas", disse Shastri Purushotma, o representante dos direitos humanos para a comunidade Bahai EUA. "Não se pode separar os direitos humanos ea questão nuclear, porque a forma como um país trata seu próprio povo é uma indicação de como eles vão tratar os seus vizinhos."

*

Você ponta garçons em restaurantes, né? Eu não posso fazer uma vida sem o seu apoio, por favor considere ajudar-me, especialmente se você não o tenha feito.

Você pode fazer uma doação de uma só vez através do Pay Pal:

Alternativamente, você pode fazer doações mensais recorrentes. Por favor, considere a escolha desta opção e me ajudar a estabilizar a minha conta de despesa.
$ 10 de assinatura mensal:
$ 25 de assinatura mensal:
$ 50 de assinatura mensal:
100 dólares de assinatura mensal:

Se você gostaria de doar mas não quero enviar dinheiro através da Internet, por favor, considerar o envio de um cheque ou ordem de pagamento para:

Michael Totten

Edifício dos correios Box 312

Portland, OR 97207-0312

Muito obrigado antecipadamente.
Ouvir
Ler foneticamente
Dicionário - Ver dicionário detalhado
Google Tradutor para:PesquisasVídeosE-mail:TelefoneChatEmpresa
Acerca do Google TradutorDesactivar tradução instantâneaPrivacidad
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos