Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Wikileaks: Sócrates é um "líder carismático" e Cavaco ficou "desagradado" com Bush

Ir para baixo

Wikileaks: Sócrates é um "líder carismático" e Cavaco ficou "desagradado" com Bush Empty Wikileaks: Sócrates é um "líder carismático" e Cavaco ficou "desagradado" com Bush

Mensagem por Vitor mango Seg Dez 13, 2010 10:51 am

Wikileaks: Sócrates é um "líder carismático" e Cavaco ficou "desagradado" com Bush
13 Dezembro 2010 | 02:26
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt



O "El País" revela hoje vários telegramas produzidos pela Embaixada dos Estados Unidos em Portugal, onde a diplomacia norte-americana avalia o primeiro-ministro, José Sócrates e Cavaco Silva. O jornal revela que ambos sabiam que os EUA utilizavam a base das Lajes para repatriar presos de Guantanamo.
Wikileaks: Sócrates é um "líder carismático" e Cavaco ficou "desagradado" com Bush CavacosilvajosesocratesesilvapereiranotDe acordo com estes telegramas, cedidos pelo WikiLeaks ao jornal espanhol, Sócrates é visto pela diplomacia norte-americana como um “líder carismático”, que “trabalhou duro para melhorar o seu inglês” antes da presidência portuguesa da União Europeia de 2007.

Classificado de “socialista moderado”, a diplomacia norte-americana nota que Sócrates tem tido sucesso em afastar os extremistas do seu partido e que “não lhe agrada partilhar o poder”.

A diplomacia norte-americana vê Portugal como um aliado “firme” e confirma que Portugal permitiu aos Estados Unidos “usar a base dos Açores para repatriar detidos de Guantanamo”.

Contudo, pela negativa, a Embaixada dos Estados Unidos em Portugal nota com desagrado, o reforço da relação com a Venezuela bem como o atraso no reconhecimento do Kosovo e da retirada de tropas do Afeganistão.

Cavaco não gostou de não ter sido convidado por Bush

Estas últimas decisões, segundo a diplomacia norte-americana, terá sido da responsabilidade do Presidente da Republica, que terá retaliado desta maneira depois de não ter sido convidado por George W. Bush para visitar a Casa Branca, durante a visita que fez aos Estados Unidos em 2007.

“Cavaco Silva ficou desagradado por não ter tido uma reunião na Sala Oval com George W. Bush”, refere o telegrama, que diz depois que “os responsáveis da embaixada e os nossos interlocutores sugeriram que o adiamento no reconhecimento do Kosovo e a decisão de retirar tropas do Afeganistão” estão relacionadas com este desagrado.

A diplomacia norte-americana nota ainda que Cavaco se considera amigo pessoal de George Bush, pai do Presidente dos EUA na altura.

Nos diversos telegramas disponibilizados pelo El Pais, Cavaco Silva é citado por diversas vezes, sendo considerado o político mais popular em Portugal.

Base das Lages

Os telegramas revelados confirmam que Sócrates aprovou a utilização da base das Lages, por parte dos Estados Unidos, para repatriar os detidos de Guantánano.

Os responsáveis norte-americanos notam que “esta foi uma decisão difícil mas nunca tornada pública”. O Presidente da República estaria a par do assunto, tendo mesmo tranquilizado os Estados Unidos sobre esta matéria, assegurando que a imprensa portuguesa “é muito suave”.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117530

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos