Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

China lança com sucesso terceira missão espacial tripulada

Ir para baixo

China lança com sucesso terceira missão espacial tripulada Empty China lança com sucesso terceira missão espacial tripulada

Mensagem por Vitor mango Qui Set 25, 2008 1:20 pm

China lança com sucesso terceira missão espacial tripulada

A China lançou hoje com sucesso a cápsula tripulada Shenzhou VII, a bordo do foguetão Longa Marcha II-F.
Virgílio Azevedo
17:23 | Quinta-feira, 25 de Set de 2008

A tripulação chinesa pouco antes de embarcar na cápsula

O foguetão chinês Longa Marcha II-F saiu hoje, ao princípio da tarde, da base espacial Jiuquan, na província de Gansu, no noroeste do país, e colocou numa órbita quase circular, a mais de 300 km da Terra, a cápsula Shenzhou VII com três astronautas a bordo.

Um deles, Zhai Zhigang, um piloto de aviões de combate com 42 anos de idade, vai sair da cápsula para dois passeios espaciais na sexta-feira e no sábado, com o objectivo de fazer algumas experiências e de acompanhar o lançamento de um satélite.

Com esta missão, considerada a mais arriscada de sempre do programa espacial chinês, as autoridades de Pequim pretendem reforçar a imagem de confiança e de capacidade tecnológica que a China já tem em todo o mundo. Foi por esse motivo que o presidente chinês, Hu Jintao, se encontrou com os três astronautas pouco antes da descolagem do Longa Marcha II-F.

A China pertence desde 2003 ao restrito clube dos países que já conseguiram colocar um homem no espaço, onde também estão a Rússia e os Estados Unidos. Nesse ano, o astronauta Yang Liwei entrou em órbita na cápsula Shenzhou V, e dois anos depois foi a vez de outros dois astronautas completarem um voo de cinco dias na Shenzhou VI.

O programa espacial chinês tem neste momento três objectivos: colocar um homem em órbita, acoplar duas naves espaciais para criar um pequeno laboratório e construir uma estação espacial.

Dean Cheng, um analista de Washington, afirmou à BBC que o programa espacial chinês "tem antes de mais motivações económicas, devido ao desenvolvimento de tecnologias de ponta", mas há também motivações diplomáticas - mostrar ao mundo que a China chegou a uma etapa internacional - e para consumo interno, porque o sucesso no espaço ajuda a legitimar o regime junto da população.

Em Julho, o administrador da NASA, Michael Griffin, admitiu que a China tem capacidade para enviar uma missão tripulada à Lua durante a próxima década, se assim o entender.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos