Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CHULICE

Ir para baixo

CHULICE Empty CHULICE

Mensagem por Viriato Sex Jan 28, 2011 9:49 am

CHULICE


As madrassas sairam à rua. Não tem nada que perceber: os arautos do menos Estado melhor Estado, do arbítrio da sociedade civil e da livre iniciativa (bons princípios), não largam a teta do... Estado! A manif dos caixões, induzida por Cavaco e dinamizada pelo Movimento SOS Educação, raiou o porno hardcore. No Saldanha, interrogada sobre se os filhos tinham ensino alternativo ao privado, uma manifestante argumentou: Claro que têm! Mas não quero misturas. OK.

Parece que hoje fecharam 20 escolas ligadas ao Movimento. Fizeram muito bem: está um bonito dia de sol. Amanhã fecham mais. Como em tudo, este é um lado do problema. Facto é que outras 57 escolas privadas já assinaram adendas aos contratos de associação. Ponto assente: a maioria dos contribuintes não está disposta a continuar a suportar a mama.

posted by Eduardo Pitta
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

CHULICE Empty Re: CHULICE

Mensagem por Viriato Sex Jan 28, 2011 9:52 am

CHULICE, 2

Por causa da chulice recebi dezenas de mensagens, quase todas discordando do meu ponto de vista. A maioria fez vista grossa ao carácter irónico do termo madrassa, tomando-o à letra. Não vou chover no molhado. Mas aproveito para chamar a atenção para dois posts que resumem bem a situação do ensino a que chamam privado.

Anteontem, João José Cardoso expôs com clareza a situação em Coimbra: recibos de vencimento que exibem valores superiores ao que é pago / devolução em dinheiro do montante correspondente ao subsídio de refeição / horários manipulados / trabalho gratuito / professoras que estiveram de licença de maternidade e entregaram ao patrão o cheque da Segurança Social que receberam quando regressaram ao serviço / registos biográficos que contradizem a assiduidade dos docentes / verbas do ME que nunca chegam às mãos dos docentes / etc. Sinistro é um adjectivo muito forte? Conclusão: «Foi a passividade de vários governos que permitiu chegar ao ponto a que se chegou. Durante quantos anos o poder político fechou os olhos e arquivou processos disciplinares instaurados a colégios? Talvez por isso se sinta hoje refém da sua própria apatia.»

Hoje, Ricardo Santos Pinto dá nova achega, tomando como exemplo o Colégio Paulo VI, de Gondomar, o qual «não cumpre o principal requisito das escolas com contrato de associação — oferecer educação gratuita a uma região que não dispõe de oferta pública.» É dever das escolas com contrato de associação receberem os alunos da sua área de implantação sem restrições. Isso não acontece no referido colégio, onde todos os alunos são seleccionados por aproveitamento prévio. Numa zona atolada de oferta pública como é Gondomar (quarenta e sete escolas do 1.º ciclo, sete do 2.º-3.º, mais quatro secundárias), o Colégio Paulo VI dá-se ao luxo de brincar com o dinheiro dos contribuintes.

Vai sendo tempo de dizer basta.

posted by Eduardo Pitta
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos