Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Egipto - Rezei por ti.

Ir para baixo

O Egipto - Rezei por ti. Empty O Egipto - Rezei por ti.

Mensagem por Viriato Qui Fev 10, 2011 2:41 am

O Egipto - Rezei por ti.

O Egipto - Rezei por ti. 7975538_hOLmb

O Sorriso mais bonito do Egipto ( Foto ACCB - Julho de 2010 )
___________

Este Verão para conseguir satisfazer um sonho antigo que me acompanhava desde menina, fui ao Egito ( na altura ainda era Egipto).

Tive um guia muçulmano, um rapaz encantador que rezava nas horas certas, mas quando andava a passear connosco ficava dispensado de rezar.

Transpirava mais do que eu por entre os templos, e queixava-se do calor como se fosse nórdico. Falava o espanhol e lá nos íamos comunicando sendo certo que eu tinha de falar espanhol e entre um espanhol aportuguesado e um espanhol arruinado de inglês árabe, lá nos íamos entendendo.


Uma noite fui dar com ele na coberta no barco a rezar.

A sensação de respeito foi tão grande ao vê-lo de joelhos sobre um tapete e com a túnica da oração que me afastei em silêncio e aguardei que acabasse.

No fim, perguntei-lhe:
- Hassan, que rezavas, que rezas? ...

Respondeu-me a custo e a medo que tinha as orações próprias do seu livro sagrado e que devia fazê-las sempre. Expliquei-lhe que também eu rezava e que também havia orações próprias mas que era livre de não as seguir.
Que rezava ou dizia o que eu quisesse dizer a Deus.
Disse-me que também pedia, saúde, dinheiro, felicidade....
Fiquei limitada...não perguntei mais.... ele não rezava como eu. Pronto. Mas percebeu que eu o entendia.


Um dia em passeio, levou-nos a casa de uns amigos seus, Núbios. A hora da oração chegou e Hassan preparou-se mesmo durante o passeio para rezar. Iniciou o seu ritual de purificação à nossa frente, com água corrente, banhando-se num ritual que implicava a passagem de água 3 vezes cada parte do seu corpo.

Atrapalhado o rapaz chamou-lhe a atenção perguntando-lhe se deveria fazê-lo ali, à nossa frente. Éramos dois...Os outros tinham-se embrenhado por entre tendas de artesanato.

Hassan respondeu-lhe que éramos amigos, não havia problema.

Ensinou-me como se fazia para ficar simbólicamente puro. Antes de se ajoelhar no seu tapete ( mágico talvez), pedi-lhe:
-Hassan reza por mim. - Ele sorriu.

Retirou-se e afastei-me deixando-o embrenhado na oração.


Cirandei entretanto por entre crianças lindas (que os núbios são lindos), de conversa com um rapaz cultíssimo que dominava cinco línguas e vivia de forma tão pobre que me arrepiei pensando na falta de quase tudo, mas que tinha um conhecimento da realidade do Mundo maior que a minha...

Cirandando confrontei - me com outro rapaz que me queria vender de tudo e a quem eu não queria comprar absolutamente nada que, desesperado já me oferecia tintas para os olhos e me gritava sorrindo implorando resposta:

-De que precisas tu mulher de olhos grandes?!

E eu sorria-lhe e gritava:

- De nada! tenho tudo como tu!

Desci a rua. Os camelos são o meio de transporte na terra dos Núbios,... as felucas levam-nos até à civilização... as dunas protegem-nos dos olhares indiscretos...as roupas das mulheres são alegres... os olhos têm Sol e risos e cantos...

Sentei-me no cais a aguardar o guia. Rodeada de crianças que se aconchegavam a mim bati algumas fotos...

Hassan chegou e olhou-me sorrindo . Eu esquecera já o pedido que lhe fizera antes mas, de sorriso branco disse-me:

- Rezei por ti.


ACCB in "Cleopatra Moon"
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos