Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENCOMENDA?

Ir para baixo

ENCOMENDA?  Empty ENCOMENDA?

Mensagem por Viriato Seg Fev 14, 2011 7:47 am

ENCOMENDA?

Os cães de Pavlov não param de salivar. Uma fulana que não conheço de lado nenhum, descrita por amigos como espécie de freira laica do RALIS, escreveu: Eu evito este blogue, mas hoje fui lá para por acaso. E o que fez estrebuchar a criatura? Este parágrafo do post de sábado: As tutelas militares não dão bom resultado. A experiência portuguesa é eloquente: entre 25 de Abril de 1974 e 25 de Novembro de 1975, dezanove meses de tranquibérnia absoluta; entre 25 de Novembro de 1975 e 30 de Setembro de 1982, subalternização da sociedade civil ao farisaísmo dos militares moderados: Eanes, Melo Antunes, Vítor Alves, etc. Foi preciso extinguir o Conselho da Revolução para sermos uma democracia plena. A Lei Constitucional 1/82 (a 1.ª revisão), aprovada por Soares e Balsemão, pôs fim a oito anos de tutela militar.

Seguiu-se o habitual cortejo de indignações. O dirigente comunista Vítor Dias obrigou-a a pôr aspas em democratas (uma curiosa ironia), achando repugnante que eu pudesse comparar o MFA com o exército egípcio. Do mesmo passo, os oligofrénicos do costume despejaram no brumoso blogue e no FB a linguagem de latrina que têm à mão. A ver se a gente se entende: eu não obrigo ninguém a concordar comigo. Mas tenho o direito a pensar pela minha cabeça. E não me comovo com a náusea mal resolvida do esquerdismo tardo adolescente.

Nem de propósito, ontem, Vasco Pulido Valente escreveu: «Não percebo por que razão os políticos divagam e os jornais se entusiasmam. [...] Nem sequer chegou o exemplo português de que um pequeno partido, com influência ideológica e bem organizado, [o PCP] pode facilmente corromper os militares e tomar conta do Estado [...] Por muito que doa ao idealismo adolescente em moda, civis sem armas não derrubam ditaduras.» Isto, que é o óbvio, não os perturbou. Presumo que nenhum leia o Público.

Irra que ao fim de 37 anos de liberdade de expressão ainda há gente a ver o mundo pelo olho da NKVD! Por último mas não em último: evita, porquê? E desta vez não evitou?

posted by Eduardo Pitta
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos