Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Obstáculos de uma solução à egípcia na Líbia

Ir para baixo

 Obstáculos de uma solução à egípcia na Líbia Empty Obstáculos de uma solução à egípcia na Líbia

Mensagem por Vitor mango Ter Fev 22, 2011 10:46 am



Obstáculos de uma solução à egípcia na Líbia
Acossado pela contestação interna e internacional, Muammar Kadhafi diz-se firme no poder. A sua influência no exército e as sensibilidades tribais podem dificultar uma eventual entrega do poder aos militares.Clique para visitar o dossiê Revoltas no Magrebe e no Médio Oriente
Margarida Mota (www.expresso.pt)
17:03 Terça feira, 22 de Fevereiro de 2011

Última atualização há 38 minutos
Num discurso à nação, Kadhafi afirmou hoje a sua autoridade e determinação perante a contestação. Mas a sobrevivência do seu regime depende menos da sua vontade e mais da lealdade de duas instituições: o exército e as tribos
Num discurso à nação, Kadhafi afirmou hoje a sua autoridade e determinação perante a contestação. Mas a sobrevivência do seu regime depende menos da sua vontade e mais da lealdade de duas instituições: o exército e as tribos
Libya State Television via APTN/AP
Comente


Ao fim de 41 anos no poder, Muammar Kadhafi é um homem cada vez mais só. Com os jornalistas estrangeiros impedidos de entrar no país, os relatos chegam a conta-gotas e dão conta do alastramento dos confrontos desde a região de Benghazi (no leste) até à capital, Tripoli. E nos corredores da diplomacia, vários embaixadores líbios, após demitirem-se das suas funções, estão a apelar a uma intervenção internacional.
Clique para aceder ao índice do dossiê Revoltas no Magrebe e no Médio Oriente

Num discurso à nação, Muammar Kadhafi afirmou, hoje, a sua autoridade e determinação perante a contestação. Mas, na realidade, a sobrevivência do seu regime e a sua própria continuidade em terras líbias depende menos da sua vontade e mais da lealdade de duas instituições: o exército e as tribos.
Primeiro a tribo

Apesar do tribalismo continuar a ser visto como um obstáculo à mobilidade social, à igualdade de oportunidades e ao desenvolvimento da sociedade, muitos líbios continuam a identificar-se, prioritariamente, com uma tribo. Pertencer a uma tribo pode abrir portas nos serviços públicos, garantir um emprego ou resolver disputas familiares.

A rivalidade tribal é evidente, inclusivé, no coração do exército, onde os Qadhadfa - tribo à qual pertencem os Kadhafi - rivalizam com os Magariha. Há dias, Saif al-Islam, de 38 anos, apontado como o sucessor do coronel, alertou para a possibilidade de uma guerra civil no país, com membros de diferentes tribos a "matarem-se uns aos outros nas ruas".
Solução à egípcia?

Mas não são apenas as sensibilidades tribais que podem condicionar o comportamento do exército durante a revolta popular. Ian Black, analista do diário britânico "The Guardian", cita fontes não confirmadas para referir que a repressão em Benghazi está a ser dirigida por Jamis, um dos filhos de Muammar Kadhafi, que comanda uma unidade de forças de elite.

Na região, estará também Saadi, outro dos sete filhos do coronel, juntamente com o chefe da inteligência militar, Abdullah al-Senusi. A preponderância dos Kadhafi nas Forças Armadas pode dificultar um cenário "à egípcia" para a Líbia: a demarcação do exército em relação ao regime para assumir o controlo da situação.
Os Mata vêm aí. Prepare-se para entrar numa casa de loucos
Palavras-chave Lí

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
 Obstáculos de uma solução à egípcia na Líbia Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117523

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos