Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

haaretz noticia da libia vista de israel

Ir para baixo

haaretz  noticia da libia vista de israel Empty haaretz noticia da libia vista de israel

Mensagem por Vitor mango Qui Fev 24, 2011 11:51 am

al-Qaeda para a manipulação de confrontos na Líbia
líder líbio ofereceu suas condolências para aqueles que morreram nos confrontos contra o governo, que têm ultrapassado país, continuam os confrontos com rebeldes supostamente tomando o controle dos principais terminais de petróleo da Líbia.
Por Reuters Tags: noticias Israel Líbia

O líder líbio, Muammar Kadhafi, que perdeu o controle de grandes partes do país depois dos confrontos violentos, ofereceu suas condolências sobre aqueles que morreram, chamando-os de "filhos da Líbia".

O líder aguerrido, falando à TV da Líbia na quinta-feira, acusou o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden para manipular os líbios que têm se levantado e tomado o controle de grandes partes do país produtor de petróleo.
Kadhafi na ONU em 2009

Muammar Kadhafi
Foto: Bloomberg

"Bin Laden ... este é o inimigo que está manipulando as pessoas", disse Kadafi, em entrevista por telefone à televisão líbia. "Não ser influenciado por Bin Laden."

"Eu só tenho autoridade moral", disse Kadafi, que tem buscado se apresentar como líder de uma revolução que é liderada pelo povo, em vez de um chefe tradicional executivo do estado.

"Nenhuma pessoa sã" uniria os protestos contra seu governo, disse Kadafi e pediu aos cidadãos para tomar as armas dos que protestavam. Ele também disse, em referência à luta que as pessoas estavam tomando drogas alucinógenas.

Enquanto isso, os opositores do líder líbio ocuparam o centro de uma cidade próxima à capital e estão colocando armadilhas caseiras para afastar as contra-ataques pelas forças pró-Kadhafi, disse uma testemunha.

Moradores de Benghazi disse terminais de petróleo da Líbia e do produto-chave para o leste da capital estão nas mãos de rebeldes que tomaram o controle. Eles disseram que os terminais de petróleo e de produtos em Ras Lanuf e El Marsa Brega estavam sendo protegidos.

Soliman Karim, um residente envolvidos com a ajuda administrar a cidade oriental de Benghazi, disse que as exportações, uma fonte vital de renda para a Líbia OPEC-membro, continuam. Um residente do segundo sugeriu fluxos podem ter sido afetados. A informação não pôde ser imediatamente confirmada por aqueles que operam os terminais.

jornal da Líbia Quryna informou que dez pessoas foram mortas em combate na cidade do oeste da Líbia de Zawiyah, onde testemunhas relataram artilharia pesada e cenas caóticas, nesta quinta-feira.

O jornal disse que o número de mortos deve subir, pois fotografar era impedir que os feridos de chegar do hospital.

Referindo-se aos violentos confrontos que ocorrem em Zawiyah, Kadafi disse: "O que está acontecendo em Zawiyah é uma farsa. ... Os homens sãos não entra como uma farsa." Ele pediu aos cidadãos para "deixar o país calmo."
Líbia protesto - Reuters 2011/02/23

Manifestantes anti-governo na cidade de Benghazi, Líbia, em 23 de fevereiro de 2011.
Foto: Reuters

Zawiyah é de cerca de 50 km (30 milhas) a oeste da capital da Líbia e parecia ter se tornado o maior ponto de inflamação do país para a luta.

Sharif Abdeen, a 25-year-old egípcio que deixou Zawiyah na quinta-feira, disse que centenas de civis opositores de Kadafi estavam colocando portas com as unhas de fora deles na rua para tentar sabotar os veículos do exército.

Ao redor da cidade, ele e outras testemunhas disseram, houve uma presença de força pesada de segurança, incluindo dezenas de jipes do Exército e soldados com lança-granadas.

"Todo mundo está com tanto medo que as pessoas enviam SMSs cada outro e dizer: 'Se alguém perguntar se você é pró-Kadhafi ou contra ele, não dizem nada, ou você poderia ser morto", Abdeen disse à Reuters depois de cruzar a fronteira com a Tunísia .

Duas outras pessoas que cruzaram a fronteira com a Tunísia, após viajar através Zawiyah disse que havia pessoas em trajes civis correndo pelas ruas com armas, e ao som de artilharia pesada pôde ser ouvida.

Zawiyah, na costa do Mediterrâneo, é a principal auto-estrada entre a fronteira da Tunísia e na capital líbia, e é também o local de um terminal petrolífero.

"Eu ouvi disparos pesados em Zawiyah e as pessoas estavam correndo nas ruas com armas", disse Hussein Ibrahim, um carpinteiro egípcio, depois de cruzar para a Tunísia.

"Muitas pessoas em trajes civis estão atirando uns nos outros. Eles parecem ser pessoas pró-Kadhafi e os seus inimigos", disse Mohamed Jaber, que também passou por Zawiyah em seu caminho para a Tunísia na quinta-feira.

"É caótico lá. Há pessoas com armas e espadas", disse ele.

Um residente de Trípoli, que não quis ser identificado, disse que os manifestantes se reuniram na praça central Zawiyah na manhã de quinta-feira quando foram atacados por uma unidade de uma força paramilitar liderado por um dos filhos de Kadafi, Khamis.

"Entre 16 e 20 manifestantes foram mortos em vista, e mais de 100 ficaram feridas, algumas delas gravemente, eo número de vítimas deverá aumentar", disse o morador à Reuters. O número de mortos não pôde ser verificada.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
haaretz  noticia da libia vista de israel Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos