Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pena Aentura Park

Ir para baixo

Pena Aentura Park Empty Pena Aentura Park

Mensagem por Joao Ruiz Qua Mar 23, 2011 5:41 am

.
Pena Aventura Park

À aventura em Ribeira de Pena

Limitado a norte por Boticas, a leste por Vila Pouca de Aguiar, a sul por Vila Real, a sudoeste por Mondim de Basto e a oeste por Cabeceiras de Basto; o município de Ribeira de Pena tem uma área de 217,66 Km2 subdivididos em sete freguesias.

Esta vila do norte de Portugal recebeu o seu primeiro Foral 1331 pelas mãos de D.Afonso IV.

Vulto da literatura do século XIX, Camilo Castelo Branco é uma figura indissociável da história e cultura desta terra nas margens do Tâmega. Embora tenha nascido em Lisboa (em 1825) e a sua passagem por Ribeira de Pena tenha sido fugaz, foi aqui na Igreja do Salvador que casou com Joaquina Pereira de França em 1841 e que nasceu a sua primeira filha. Pouco tempo depois, abandona Ribeira de Pena fugido “aos punhos de um morgado visigótico”, porém este tempo passado na Vila foi o suficiente para fazer dele o maior divulgador da terra.

Evocando a passagem do escritor em Ribeira de Pena, a autarquia desenvolveu um roteiro cultural que mostra locais emblemáticos referidos nas obras do Camilo. Um desses locais é a Ponte de Cavês, no concelho de Cabeceira de Basto e os restantes seis em localizam-se em Ribeira de Pena. Falamos da casa onde viveu em Friúme, a Igreja matriz do Salvador, a Capela de Nossa Senhora da Guia, a Capela da Granja Velha, a Ponte de Arame e a Casa do Barroso.

Para acompanhar os turistas que pretendam fazer este circuito, a Câmara Municipal formou quatro técnico e a Santa Casa da Misericórdia outros dois especialistas nesta vivência camiliana por terras de Pena.
Já o dia ia avançado quando a redacção de Coimbra do HARDMUSICA chegou a Ribeira de Pena. A visita ao centro histórico já foi feita com estômago a fazer-nos lembrar da sua existência, pelo que foi mesmo perto dos Paços do Concelho que saciamos a fome.

Lá em cima, na serra, a equipa do Pena Aventura Park esperava-nos, já com um bungalow reservado e aquecido para fazer frente ao frio de cortar que se fazia sentir nessa noite.
Na manhã seguinte o acordar foi ao rasgar do dia com o sol ainda a esconde-se timidamente por entre os pinheiros, mas já deixando apreciar a vista ampla sobre o vale, que em breve iríamos atravessar no fantasticable.

Após três anos de pedidos de licenças e um período de construção de cinco meses, o Pena Aventura Park foi inaugurado no dia 14 de Julho 2007. Com uma área de 16 hectares de terreno e um investimento inicial de capital privado de dois milhões e seiscentos mil euros, que no segundo anos já se mostrou rentável, este Parque é o sonho tornado realidade dos quatro sócios fundadores: Artur e César Cardoso, Fernando Melo e Jorge Borges, aos quais se juntaram três empresas parceiras nesta aventura.

Com uma oferta diversificada de actividades os elementos Terra, Ar e Água são a fonte de inspiração para um Parque que está em comunhão perfeita com a natureza e faz parte da rede Parques Com Vida.
Para quem privilegia o contacto com a natureza aliado à prática do desporto, este é local apelativo para o convívio de famílias, grupos de amigos, grupos escolares, campos de férias, agrupamentos de escuteiros ou até reuniões empresariais. Num local que é também um encontro de gerações, em que não raras as vezes avós e netos se envolvem e actividades conjuntas vivendo momentos intensos de partilha sem tabus; o Pena Aventura tem consolidado a sua posição como referência de mercado ibérico. As visitas de cidadãos ingleses, holandês, alemães e espanhóis têm aumentado de ano para ano representando uma percentagem significativa da facturação anual.

Actualmente o Pena Aventura Park detém o recorde do maior fantasticable do mundo e o exclusivo deste equipamento para a Península Ibérica, atribuído pela empresa francesa que registou a patente. O que em muito contribui para que seja o equipamento mais procurado do Parque, proporcionando mais de 40000 descidas ano a pessoas de todas as idades independentemente da condição física, uma vez que o Parque desenvolveu um equipamento exclusivo que permite a descida a individuos com mobilidade condicionada.

Instalado a 150 metros de altura e com uma extensão de 1538 metros, quem se aventura a “voar” no fantasticable arrisca-se a atingir uma velocidade máxima de 130 km/h.

Neste equipamento, que custou 400 000€, os repórteres do HARDMUSICA foram presos a um cabo e deslizaram sobre ele de uma para outra montanha, no nosso caso atingimos uma velocidade máxima de 112km, dando significado à sensação de realmente estar a voar.

Outra das actividades incluídas no grupo “AR” e que o HARDMUSICA também experimentou com igual entusiasmo, foi o salto negativo. Presos a dois cabos e projectados em sentido vertical a 15 metros de altura em apenas 1 segundo, o equivalente a 500 km/h, a sensação é indescritível tal é a explosão de adrenalina. Ainda neste grupo de actividades o Pena Aventura disponibiliza os bungee trampolins, o voo nocturno no fantasticable e um slide com cerca de 100 metros de cumprimento muito requisitado pelos clientes.

Para quem preferir ter os pés bem assentes na terra, paintball, tiro ao alvo, mini golfe, a parede de escalada e o percurso aventura são as actividades ideais. Não esquecendo a componente histórica, o Parque organiza roteiros culturais na vila de Ribeira de Pena e áreas envolventes. Aqueles que quiserem desfrutar dos encantos da paisagem natural em que o Pena Aventura está implantado, poderão optar por um passeio de segways X2, que permite ultrapassar os obstáculos naturais do relevo.

Os dias mais quentes que se avizinham convidam a um mergulho a uma descida de rio em canoa, fazendo o roteiro camiliano num ritmo calmo, à prática de canyoning no rio Poio ou a uma descida em rafting, pondo à prova o espírito de equipa dos corajosos que se aventuraram a descer as águas bravas do rio.

A formação da equipa de monitores, em todas as actividades, é uma aposta forte da administração do Parque, garantindo a segurança dos utilizadores. A prova que este investimento no know how dos recursos humanos é uma aposta ganha, é que até ao momento ainda não se registaram acidentes graves com utentes do parque. Para além dos técnicos credenciados, também os equipamentos do Pena Aventura Park estão certificados pelas entidades competentes, sendo regularmente inspeccionados.

Com uma actividade sazonal em que as condições climatéricas influenciam directamente a procura, dos quadros da empresa fazem parte catorze trabalhadores a tempo inteiro e no verão este número ascende aos trinta e cinco.

Actualmente o parque está na segunda fase de expansão, aumentando a área de implantação dos actuais 16 para 50 hectares, que se traduz numa maior capacidade de alojamento com a construção de 10 novos bungalows, oferta de restaurante buffet e de degustação e mais equipamentos aventura que a gerência não quis, para já, desvendar, mas garante que vão ser surpreender.

A simbiose entre a tecnologia e a biodiversidade é o princípio orientador desta nova fase de desenvolvimento, aproveitando ao máximo o potencial da fibra óptica que vai dotar todo o parque, coexistindo pacificamente com os diferentes eco sistemas. Outro dos projectos que em breve irá ver a luz do dia é a edição de um atlas, catalogando a fauna e flora local e até ao final do ano será medida a pegada ecológica.
A sustentabilidade é uma premissa de qualquer actividade no Pena. Num futuro próximo a gerência prevê uma dependência zero de fornecedores externos de energia, garantindo o Parque autonomia hídrica, eólica, foto-voltaica e biomassa para o seu funcionamento. Actualmente como medida de segurança e preservação prioritária, o Pena Aventura garante autonomia no combate a incêndios chegando a colaborar com as entidades locais sempre que os seus meios são solicitados.

Desde a abertura que a empresa tem desenvolvido parcerias com diversas entidades, nomeadamente instituições de ensino, e fazem parte do pacote de oferta de diversas empresas de marketing experiencial.
Por tudo isto, o Pena Aventura Park é um exemplo de emprendedorismo que recebeu já este ano uma menção honrosa de “empreendedorismo social”, atribuída pelo Instituto de Empreendedorismo Social e é referenciado pelo governo como um Projecto de Interesse Nacional (PIN).

No Pena Aventura Park, Março é o mês do paintball. Aproveite a oferta de 2000 bolas a grupos de 8 ou mais pessoas e aproveite os primeiros dias de Primavera com um sol que mais parece de Verão.

O HARDMUSICA agradece ao Pena Aventura Park as facilidades concedidas para a realização desta reportagem.

Teresa Arsénio

Teresa Arsénio, 2011-03-22
In DTM

Pena Aentura Park Smilie34

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos