Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Páscoa 2011

Ir para baixo

Páscoa 2011 Empty Páscoa 2011

Mensagem por Joao Ruiz Qui Mar 24, 2011 5:09 am

.
Páscoa no Hotel Régua Douro

Dois programas especiais para a Páscoa

O Hotel Régua Douro, quatro estrelas em Peso da Régua, lançou dois programas especiais para a Páscoa, com muitas actividades, e dois de Semana Santa.
Os programas de Páscoa são de duas ou três noites, tendo início, respectivamente, a 21 de Abril ou a 22.

Em qualquer caso incluem Porto de Boas Vindas no check-in, jornal diário no quarto, pequeno-almoço, almoço especial de Páscoa no domingo (buffet), entrada grátis no Museu do Douro, circuito a Lamego, visita guiada à Quinta da Campanhã, com almoço regional, animação regional (música e actividades) e dois jantares no restaurante Panorâmico. O programa de três noites acrescenta ainda mais alguns mimos à chegada (cesto de fruta, água), e serviço de chá com biscoitos no lobby bar, no dia de chegada (21 de Abril).

Os preços por pessoa em duplo são de 247,5 euros para duas noites/três dias, ou 275 euros para três noites/quatro dias. Suplemento de quarto individual de 47,5 e 87 euros, respectivamente. Noite suplementar MP por 55 euros por pessoa.

O programa Semana Santa pode de cinco noites/seis dias em MP, por 295 euros por pessoa em duplo, ou de quatro noites/cinco dias por 245 euros, sempre em MP. Inclui Porto de Boas Vindas, água e fruta à chegada.

, 2011-03-24
In DTM

Páscoa 2011 000203A1


Última edição por Joao Ruiz em Qui Jul 07, 2011 5:00 pm, editado 1 vez(es)

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Páscoa 2011 Empty Portugueses fogem do País nas férias da Páscoa

Mensagem por Joao Ruiz Sex Mar 25, 2011 5:57 pm

.
Portugueses fogem do País nas férias da Páscoa

por Paula Brito
Hoje

Páscoa 2011 Ng1484708

Pacotes turísticos nesta época atingem valores do ano passado. Operadores do sector dizem que o Brasil e Cuba estão no topo das preferências dos portugueses.

Prevendo-se que o País vá continuar deprimido com os problemas da dívida, agravados por uma crise política nascida de um PEC IV que um Governo minoritário não conseguiu ver aprovado, o melhor é fugir para espairecer. Este parece ser o pensamento de muitos portugueses que planeiam deixar o País durante a Páscoa. Enquanto as gerações mais novas, por não terem perspectivas de futuro, resolvem, definitivamente, a sua vida fora de Portugal, estes portugueses fazem o esforço de o deixar pelo menos durante uma semana a 15 dias. Tanta crise cansa e destinos de proximidade como Cabo Verde ou de calor como Cuba são os eleitos para o próximo período de férias da Páscoa, para recuperar forças, que o ano adivinha-se difícil.

Ao DN, João Passos, presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT), confirma que até agora há muitos portugueses a planear ir para fora, enquanto outros fogem cá dentro para o Algarve ou, um pouco mais longe, para a Madeira. Depois de ter auscultado alguns dos maiores operadores de mercado e advertindo que ainda é cedo para quantificar, o presidente da APAVT diz que, "na generalidade, a operação da Páscoa será, no mínimo, igual ou ligeiramente superior à do ano passado".

"A data da Páscoa, isto é, o mês da mesma, afecta pela postiva ou negativa destinos e procura.No entanto, no geral, a procura é superior à do ano anterior", diz fonte da Top Atlântico, uma das maiores agências a operar no mercado português.

"No topo das preferências destacamos o Brasil e Cuba e, em termos de destinos mais próximos, a Disneyland Paris tem tido uma excelente procura, uma vez que nesta altura do ano muitos pais fazem coincidir as suas férias com as férias escolares dos filhos", refere a mesma operadora.

Destinos aliás confirmados ao DN por João Passos, que revela que os primeiros voos charter para Cuba já estão cheios e Cabo Verde, um clássico nestas alturas, já está esgotado. "É quente, fica perto e não é caro", frisa o presidente da APAVT, que acrescenta a Disneyland Paris e destaca ainda o circuito da Europa Central, onde se incluem a Croácia, mas também a Madeira e os Açores. "A Madeira está a recuperar bem", diz o mesmo responsável, apontando, tal como a Top Atlântico, o Algarve, em relação ao qual tem "boas expectativas".

Revelando que as reservas de viagens, "com a natural evolução do mercado, tendem a passar do last minute para o early booking, até pela cada vez maior adequação entre a oferta e a procura", fonte da Top Atlântico dá exemplos de quanto pode custar um pacote especial Páscoa para o Brasil (Maceió - Maragori), com partida a 18 de Abril: desde 1189 euros por pessoa - inclui passagem aérea Lisboa-Maceió-Lisboa; transferes; sete noites de estada em regime de alojamento e pequeno-almoço; visita à cidade e praia do Francês; IVA; taxas e seguro multiviagens.

Já para a Disneyland Paris, o preço vai desde os 861 euros por pessoa, incluindo passagem aérea Lisboa-Paris-Lisboa; transferes; três noites de estada com alojamento e pequeno-almoço; entrada nos parques, IVA, taxas e seguro.

E as propostas multiplicam-se. Basta aceder aos sites das agências - uma reserva com alguma antecedência é sempre preferível, pois não só fica com mais tempo para a pagar como os preços tendem a ser mais competitivos.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Páscoa 2011 Empty O Coelho da Páscoa quer ir para Hollywood

Mensagem por Joao Ruiz Qui Abr 07, 2011 10:05 am

.
O Coelho da Páscoa quer ir para Hollywood

por DN.pt
Hoje

Páscoa 2011 Ng1495904

Realizado por Tim Hill, "Hop" mistura personagem de carne e osso e animação. Com James Marsden e Russell Brand nos principais papéis.


Sinopse:

A um passo de assumir o negócio da família, C.P. vai para Hollywood com o objectivo de realizar o seu sonho de se tornar baterista. Encontra Fred, um indolente desempregado, com grandes sonhos, que acidentalmente atropela C.P. com o carro. A fingir que ficou lesionado, C.P. pede-lhe abrigo, e Fred tem agora consigo o pior dos hóspedes.

In DN

Páscoa 2011 000203A0

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Páscoa 2011 Empty Operação Páscoa também quer reduzir roubos

Mensagem por Joao Ruiz Seg Abr 18, 2011 10:47 am

.
Operação Páscoa também quer reduzir roubos

por Lusa
Hoje

Páscoa 2011 Ng1505684

Reduzir os acidentes graves, os furtos a casas particulares e carros e controlar os carteiristas são alguns dos objectivos da Operação Páscoa da Polícia de Segurança Pública (PSP), que começa hoje em todo o país.

Durante oito dias, os agentes vão intensificar algumas acções para conseguir "manter a tendência de descida da criminalidade", refere o gabinete de imprensa da PSP em comunicado.

"Inverter as tendências de subida de crimes de furtos em residências, furtos por carteiristas e em veículos registados no início de 2011" é um dos principais objectivos da Operação Páscoa, que tem a duração de oito dias, adianta o documento.

Para atingir esta finalidade, a PSP vai manter uma "visibilidade permanente e dedicada às zonas habitacionais mais sensíveis", destacar agentes para estarem atentos aos carteiristas e intensificar a vigilância nos locais mais propícios a assaltos a carros.

Desde o início do ano e até ao dia 6 de Abril registaram-se 39 mortos, mais oito do que em igual período do ano passado, nas estradas nacionais, e agora a PSP quer "inverter a tendência de subida da gravidade de acidentes de trânsito".

Para isso, a polícia vai estar mais presente também nas principais saídas e entradas das cidades, nos "pontos negros" e nas zonas onde habitualmente se registam acidentes.

Ao mesmo tempo, os agentes vão promover uma operação em 18 distritos do continente, Açores e Madeira no âmbito de uma parceria com a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas para os condutores "100 por cento cool".

No ano passado, a PSP realizou mais de 640 operações e este ano espera "manter os níveis operacionais da Páscoa 2010", refere o comunicado de imprensa.

Apesar das equipas que vão estar no terreno nos próximos oito dias, a PSP volta a apelar aos portugueses que vão viajar para que conduzam com "a máxima precaução" e "responsabilidade".

Trancar as portas, janelas e limpar a caixa do correio para reduzir o risco de assalto às residências e guardar todos os objectos na mala do carro para não seduzir os assaltantes são outros dos conselhos da PSP, que pede ainda aos portugueses para que "nunca transportem grandes quantidades de dinheiro".

In DN

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Páscoa 2011 Empty Tradições cristãs e pagãs sobrevivem em Trás-os-Montes

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Abr 23, 2011 12:10 pm

.
«Fortes sentimentos de religiosidade»

Páscoa 2011 Alexandre_per

Tradições cristãs e pagãs sobrevivem em Trás-os-Montes

Na região transmontana são ainda muitas as tradições cristãs e pagãs que sobrevivem e repetem na semana que antecede a Páscoa, desde os autos da paixão, as endoenças, vias-sacras, queima do Judas ou o enterro do bacalhau.

Alexandre Parafita, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e especialista em Património Imaterial, explicou hoje à Agência Lusa que «estas tradições são marcadas por fortes sentimentos de religiosidade, mesmo quando constituem momentos eufóricos da expansão lúdica do povo».

«Se os autos da paixão, as endoenças e as vias-sacras traduzem cenários de luto, de reflexão dolorida, expressos dos tons roxos e negros das celebrações, a queima do Judas e o enterro do bacalhau representam impulsos eufóricos de catarse e libertação perante os constrangimentos quaresmais», acrescentou.

Lusa, 2011-04-22

Páscoa 2011 000203A5

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Páscoa 2011 Empty Boa Páscoa

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Abr 23, 2011 12:20 pm

.

Uma boa Páscoa para todos os membros, participantes, leitores e visitantes deste fórum, seus familiares e amigos.

Páscoa 2011 000203A0

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Páscoa 2011 Empty Papa Bento XVI: Homem não é produto casual da evolução

Mensagem por Joao Ruiz Dom Abr 24, 2011 4:25 am

.
Papa Bento XVI: Homem não é produto casual da evolução

Hoje

Páscoa 2011 Ng1510023

O papa Bento XVI afirmou hoje na homília da vigília pascal que o Homem não é um produto casual da evolução, e que, se assim fosse, a sua existência "não teria sentido" e seria mesmo um "incómodo da natureza".

Na noite em que se dá a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, por ser a primeira celebração da ressurreição de Cristo, Bento XVI, que presidiu à vigília pascal na basílica de São Pedro, no Vaticano, referiu-se à criação do Homem declarando que é errado pensar-se que nalgum momento "num pequeno espaço no cosmos desenvolveram-se casualmente espécies de seres vivos", em particular o Homem.

"Se o Homem fosse somente um produto casual da evolução num determinada margem do universo, então a sua vida não faria sentido ou seria até um incómodo da natureza. A razão [para a criação do Homem] está no começo: é uma razão divina", afirmou o papa.

Bento XVI realçou ainda que Deus é o criador, o que pode "garantir vida eterna" e assegurou também que "no começo de todas as coisas está o amor e a liberdade".

A Igreja, acrescentou, não é uma associação que se ocupe das "necessidades religiosas dos homens, antes uma maneira de conduzir o Homem ao encontro com Deus".

Esta foi a segunda intervenção em dois dias do papa, depois de na noite de sexta-feira ter apelado a Jesus Cristo para que faça morrer "o Homem velho ligado ao egoísmo, ao mal e ao pecado".

Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), a voz de Bento XVI estava algo rouca e o papa, de 84 anos, tossiu várias vezes durante a intervenção perante os fiéis.

A cerimónia arrancou no átrio da basílica, com Bento XVI a acender uma vela como símbolo da ressurreição, e depois deu-se a procissão rumo ao altar, por entre uma total escuridão e um silêncio no templo, que aos poucos foi iluminado pelas velas das milhares de pessoas que enchem a basílica.

No domingo, o papa celebra a missa de Páscoa na Praça de São Pedro e dá a sua saudação tradicional da Páscoa em dezenas de línguas, naquela que será a última grande celebração antes da beatificação da próxima semana de João Paulo II.

In DN

Páscoa 2011 000203A1

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Páscoa 2011 Empty Páscoa mais sangrenta na estrada do que o ano passado

Mensagem por Joao Ruiz Dom Abr 24, 2011 4:20 pm

.
Páscoa mais sangrenta na estrada do que o ano passado

por ISALTINA PADRÃO
Hoje

Páscoa 2011 Ng1510326

Os dois acidentes registados hoje no Algarve, com dois feridos graves e um ligeiro elevam para 746 os sinistros verificados este ano na Operação Páscoa da GNR, que apresenta já mais vítimas do que a de 2010.

Na verdade, se o número de acidente é igual ao registado em igual período do ano passado, já o mesmo não se pode dizer em relação ao número de vítimas, que aumentou significativamente. Ao DN, fonte da GNR afirmou que "para já o balanço é negativo porque há mais vítimas assinaladas".

Neste momento estão contabilizados nove mortos (mais um do que em igual período do ano passado), 28 feridos graves (mais 16 que em 2010) e 229 feridos ligeiros (mais 21). A mesma fonte disse que o que terá contribuído para este aumento terão sido as "más condições atmosféricas e o facto de só no acidente contra a procissão pascal em Amarante se terem registado logo três mortos".

Segundo a GNR, o excesso de velocidade e o álcool continuam a estar na origem das cifras negras registadas nas estradas portuguesas. Nesta operação, os distritos com o maior número de acidente são Lisboa (26), Porto (21) e Aveiro (2). A fiscalizar as estradas estão - desde as 00.00 de quinta-feira (início da operação) e as 24.00 de segunda-feira (fim desta acção) - uma média diária de 1750 militares da GNR.

In DN

Embarassed Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Páscoa 2011 Empty Cardeal-patriarca: estamos a viver "momento muito duro"

Mensagem por Joao Ruiz Seg Abr 25, 2011 3:54 am

.
Cardeal-patriarca: estamos a viver "momento muito duro"

por Lusa
Ontem

Páscoa 2011 Ng1510170

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, lembrou hoje que os portugueses estão a viver um "momento muito duro".

Na sua homilia pascal, José Policarpo lembrou que a Páscoa é, este ano, celebrada "num momento muito duro para muitos portugueses", numa alusão à crise económica e financeira que o país está a atravessar. Contudo, o responsável pelo patriarcado de Lisboa fez um apelo para que haja esperança e força para que as dificuldades possam ser ultrapassadas.

"Se acreditarmos que Cristo está vivo, teremos forças para tudo superar, as dificuldades não nos impedem de desejar, e o Espírito Santo dar-nos-á força para lutar e a coragem para esperar", disse. D. José Policarpo exortou ainda à prática da caridade, neste momento difícil.

"O amor dos irmãos, que é a caridade, tem de ser o grande testemunho de que vivemos com o Senhor vivo", referiu. E apelou ainda para que os portugueses vivam a realidade de todos os dias com "coragem e com esperança".

In DN

Páscoa 2011 000203A1

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Páscoa 2011 Empty Três mulheres mortas na procissão vão hoje a enterrar

Mensagem por Joao Ruiz Seg Abr 25, 2011 4:14 am

.
Três mulheres mortas na procissão vão hoje a enterrar

Hoje

Páscoa 2011 Ng1510532

Este foi o acidente que mais ensombrou a Páscoa, a mais mortal dos últimos cinco anos, com dez mortos e 33 feridos graves em três dias.

As três vítimas mortais do acidente de sexta-feira em Vila Chã do Marão, em Amarante, vão hoje a enterrar no cemitério local numa cerimónia conjunta que será presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Clemente.

As três mulheres foram mortas quando seguiam numa procissão da Via-Sacra, sendo colhidas por um automóvel que seguia a grande velocidade. O acidente feriu ainda 11 pessoas.

Este foi o acidente rodoviário que mais ensombrou a quadra deste ano, contribuindo para que a Operação Páscoa 2011, segundo dados da GNR, seja a mais mortal dos últimos cinco anos.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Páscoa 2011 Empty Barack Obama e família fazem corrida aos ovos da Páscoa

Mensagem por Joao Ruiz Seg Abr 25, 2011 4:32 pm

.
Barack Obama e família fazem corrida aos ovos da Páscoa

por Ana Lúcia Sousa
Hoje

Páscoa 2011 Ng1510992

O presidente dos Estados Unidos, a mulher Michelle Obama e as filhas, Malia e Sasha, participaram em várias actividades no relvado da Casa Branca.

Como é tradição, o presidente Barack Obama esteve hoje no White House Easter Egg Roll, um evento tradicional nos Estados Unidos, na Páscoa, onde as crianças participam numa corrida aos ovos na Casa Branca.

O presidente dos EUA, a mulher, Michelle Obama e os filhos, também participaram na corrida aos ovos e ainda fizeram uma leitura de histórias infantis. As filhas Malia, 10 anos, e Sasha, 7, leram o livro, Where The Wild Things Are.

Este ano o evento registou um número recorde de pedidos de bilhetes, mais de 200 mil, e a Casa Branca emitiu 30 mil bilhetes, divididos em cinco sessões separadas com um intervalo de duas horas.

In DN

Páscoa 2011 000203A0

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Páscoa 2011 Empty Dez mortos em 2011, mais cinco que em 2010

Mensagem por Joao Ruiz Ter Abr 26, 2011 9:43 am

.
Dez mortos em 2011, mais cinco que em 2010

por Lusa
Hoje

Páscoa 2011 Ng1511382

A Operação Páscoa 2011, que decorreu entre quinta e segunda-feira, terminou com um balanço de 10 mortos, mais cinco do que em 2010, revelou o Comando Operacional da GNR na sua página de Internet.

Também entre os feridos graves se verificou um agravamento dos números em relação ao ano passado, com 34 vítimas contabilizadas em 2011, mais oito do que as registadas em 2010 pela GNR.

Apesar do aumento do número de mortos e de feridos graves, a GNR contabilizou um total de 1027 acidentes, menos 133 do que no ano passado. Também entre os feridos ligeiros se registou uma diminuição, com o número de vítimas a cair de 372 para 346, menos 26 do que em 2010.

A Operação Páscoa 2011, que durou cinco dias, envolveu cerca de 1.750 militares da GNR no patrulhamento das estradas, que deram especial atenção ao controlo de velocidade e ao excesso de álcool.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Páscoa 2011 Empty Mensagem Pascal do bispo de Vila Real

Mensagem por Joao Ruiz Sex Abr 29, 2011 9:40 am

.
«A necessidade do homem novo»

Mensagem Pascal do bispo de Vila Real

1. A Páscoa ocupa na mensagem cristã um lugar central. Da ressurreição de Jesus nasceram o Domingo, o calendário do ano e da semana, os sacramentos, mormente a Eucaristia, a própria luz que alumia a leitura da Bíblia. Pode dizer-se que a fé e a piedade de uma pessoa dependem do lugar que a Páscoa ocupa nos seus esquemas culturais e de ação.

2. O mistério pascal de Cristo prolonga-se em toda a vida do homem sobre a terra: na saúde e na doença, na vida pessoal e familiar, na vida profissional e até na vida política e na morte. Não há setor humano que não precise de ser «pascalizado», aquilo que os textos bíblicos chamam a passagem do mundo velho ao «mundo novo», «homem novo», «aliança nova». A própria crise económica e financeira em que estamos envolvidos, e de que toda a gente fala, só se resolve pela mística pascal de Jesus Cristo: a morte do egoísmo e da vaidade de cidadãos e governantes que invadiu as estruturas sociais para dar lugar ao «homem novo», aquele homem com que sonharam todos os revolucionários utópicos, todos os ideólogos, mas que só Jesus produziu.

3. Para essa morte dos comportamentos negativos e aparecimento do homem novo são indispensáveis muita humildade e coragem, a aceitação da verdade, aquela verdade que Pilatos rejeitou com enfado. Lembro-me de ter ouvido de um político em dia de festa a proclamação pública de que não gostava da parte da Missa em que se pede perdão, mas apreciava os gestos de paz e de alegria. É, infelizmente, uma atitude muito generalizada: a tentativa de encontrar uma Páscoa sem Quaresma, uma ressurreição sem morte, uma fé sem conversão, de que são sinais o afastamento da Confissão e dos Crucifixos.

4. O mistério da Páscoa de Jesus aí está a pedir atualmente «almas novas» no interior das famílias, entre marido e mulher e entre pais e filhos; na escola entre professores e alunos; nas estruturas de trabalho e da administração pública entre dirigentes e funcionários; nas empresas de trabalho, entre os grupos económicos e os sindicatos. Até no interior da Bandeira Nacional os símbolos da Páscoa de Jesus se encontram semeados a pedir alma nova. Na história da salvação, as comunidades degradam-se pelo abandono da verdade e regeneram-se pelo regresso à verdade. O atual mundo laicista colocou de lado a luz e o fermento de Jesus Cristo. É hora de recolocarmos esse sal na vida pessoal, familiar e social.

São esses os meus votos e o convite dirigido a todos.

Joaquim Gonçalves, Bispo de Vila Real

Documentos | D. Joaquim Gonçalves

Agência Ecclesia, 2011-04-27

In DTM

Páscoa 2011 000203A1

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Páscoa 2011 Empty Corrida da Rosca mantém-se em Penhas Juntas

Mensagem por Joao Ruiz Sex Abr 29, 2011 9:46 am

.
Brindes recolhidos pelo Compasso

Páscoa 2011 12000_jn

Corrida da Rosca mantém-se em Penhas Juntas

A Corrida da Rosca é uma tradição pascal que ainda se mantém em Penhas Juntas, no concelho de Vinhais. Antigamente, esta iniciativa reunia o povo todo e era a juventude que participava nas corridas. Quem chegasse à meta em primeiro lugar recebia os brindes recolhidos durante a Visita Pascal.
Actualmente, a tradição mantém-se, mas são sobretudo as crianças que aderem a esta brincadeira a que a população gosta de assistir.

“É uma tradição muito antiga que se faz na segunda-feira a seguir à Páscoa, depois da bênção das casas. Eu também costumava participar todos os anos. É uma competição saudável e as pessoas divertem-se e passam uma tarde agradável”, salienta o presidente da Junta de Freguesia de Penhas Juntas, Miguel Linhas.
Maria Fernanda recorda os tempos de juventude em que corria para ganhar o prémio e conta um episódio em que valeu tudo para chegar à meta em primeiro lugar. “Lembro-me de um ano em que ia eu e a minha cunhada e ela ia-me a ganhar, então puxei-lhe pelo vestido e desapertei-lho”, conta esta habitante de Penhas Juntas.

Actualmente, as crianças são os principais adeptos da Corrida da Rosca. “Agora as raparigas e os rapazes novos parece que têm vergonha. No meu tempo corria toda a gente”, afirma Ana Afonso, de 77 anos.

A Visita Pascal, que ainda se mantém nesta aldeia do Nordeste Transmontano, impulsiona a Corrida da Rosca, visto que os brindes oferecidos aos melhores “atletas” são doados pelo povo ao Compasso. “As pessoas querem que, pelo menos uma vez por ano, lhe visitem as casas. É uma tradição que não querem deixar perder”, enaltece o autarca.

Durante a Quaresma, a população de Penhas Juntas também se costuma reunir para rezar na Via Sacra. Durante este período religioso, há um dia em que as pessoas se deslocam da igreja matriz até à capela de S. Sebastião a fazer as suas orações.

Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2011-04-27
In DTM

Páscoa 2011 000203AD

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Páscoa 2011 Empty Vinte judas queimados

Mensagem por Joao Ruiz Qui maio 05, 2011 6:10 am

.
«Queima de judas»

Páscoa 2011 Queima_judas_st

Vinte judas queimados

À semelhança do que tem vindo a acontecer há já alguns anos, o sábado anterior ao domingos de Páscoa é dia de «queima de judas», em Montalegre. Este ano, o cortejo contou com mais de 20 gigantes bonecos, que acabariam por ser queimados junto ao castelo.

“É uma actividade da Câmara que tem um carácter sazonal. Na tradição popular, é a forma do povo exorcizar os males, os diabretes, que existem em cada um de nós, e os ‘judas’ que, infelizmente, povoam a sociedade. Por detrás de tudo isto, há uma lição moral a reter.

Todos temos a ganhar se nos dermos bem uns com os outros e se formos cordatos, educados e mais sociáveis uns para com os outros”, considerou o ve-reador da Câmara Municipal de Montalegre, Orlando Alves.

Para o autarca, esta encenação tem como principal razão de ser o envolvimento da comunidade. “Vermos os jovens e outros já mais crescidos nesta dinâmica, que, no final, se traduz num espectáculo de cor e alegria, vale a pena!”, concluiu Orlando Alves.

Margarida Luzio, ST, 2011-05-05

Páscoa 2011 Devil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Páscoa 2011 Empty Re: Páscoa 2011

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos