Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Incêndios 2011

Ir para baixo

Incêndios 2011 Empty Incêndios 2011

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Jan 08, 2011 9:26 am

.
Cabras evitam incêndios

Incêndios 2011 DueroDouro

150 mil animais colocados no vale do Douro

Portugal e Espanha adoptaram uma medida comum para combater os incêndios no Vale do Douro. Os dois países vão colocar na zona de fronteira cerca de 150 mil cabras ao abrigo do programa «Self Prevention».

Do lado português, as primeiras localidades a mostrarem abertura para acolher equipamentos e disponibilizar terrenos para o pastoreio do gado caprino foram Bruçó (Mogadouro) e Aldeia Velha (Sabugal) e Vimioso.

«Estamos a dar os primeiros passos no terreno e esperamos que o projecto esteja em marcha durante o primeiro semestre de 2011. Em 2017 esperamos que todos os equipamentos estejam construídos e a funcionar », disse o coordenador geral do programa, José Luís Pascual.

O «Self Prevention» representa um investimento de cerca de 48 milhões de euros e vai contemplar a criação de mais de 700 postos de trabalho na região raiana.

João Saramago in CM, 2011-01-08

Incêndios 2011 00020235

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios 2011 Empty Incêndios 2011

Mensagem por Joao Ruiz Sex Abr 15, 2011 10:22 am

.
Queimaram 650 hectares de mato

Quase 250 incêndios em apenas 3 meses

Nos primeiros três meses do ano, registaram-se no distrito de Vila Real 249 incêndios, segundo revelou a GNR, citada pela agência Lusa. De acordo com a mesma fonte, os fogos, que queimaram 650 hectares de mato, tiveram como principais causas queimadas para renovação de pastagens ou uso indevido do fogo e representam um acréscimo de cerca de 20 por cento em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a GNR, neste período já foram identificados quatro suspeitos de atear fogos e levantados 16 autos de contra-ordenação relacionados com o uso indevido do fogo ou o incumprimento da obrigatoriedade de limpar os combustíveis à volta do edificado.

No entanto, além da fiscalização, a GNR, através do Serviço de Protecção da Natureza e do Am-biente (SEPNA), tem igualmente uma função preventiva nesta matéria. De acordo com os dados avançados pela Lusa, este ano, o o SEPNA já realizou 11 acções de sensibilização, que envolveram cerca de 700 pessoas, entre pastores, autarcas de freguesia, comunidade escolar e associações de produtores.

ST, 2011-04-15

Embarassed Rolling Eyes


Última edição por Joao Ruiz em Sex Jun 24, 2011 4:58 pm, editado 1 vez(es)

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios 2011 Empty Gestão de fogos deve apostar na prevenção, diz perito

Mensagem por Joao Ruiz Qua Abr 20, 2011 11:25 am

.
UTAD investiga os incêndios

Gestão de fogos deve apostar na prevenção, diz perito

O especialista em incêndios florestais Hermínio Botelho disse hoje «não» estar preocupado com a anunciada redução de meios de combate e defendeu uma «mudança de paradigma» na gestão dos fogos com uma maior aposta na prevenção.

“O combate só existe depois de falhar a prevenção, portanto esta tem de ser privilegiada antes de mais”, afirmou à Agência Lusa o professor emérito da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

A UTAD, sedeada em Vila Real, investiga os incêndios de forma contínua desde 1983

Lusa, 2011-04-20

Incêndios 2011 00020429

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios 2011 Empty Governador Civil de Bragança considera novos comandos regionais «um empecilho»

Mensagem por Joao Ruiz Sáb maio 14, 2011 10:10 am

.
Proteção Civil

Incêndios 2011 Jorge_gomes_rosto_ap

Governador Civil de Bragança considera novos comandos regionais «um empecilho»

O governador civil de Bragança, Jorge Gomes, contestou hoje a criação de «comandos regionais» na estrutura da Proteção Civil, que classificou como «um empecilho» a nível operacional na época crítica de incêndios que se aproxima.

\"Tudo que seja degraus na cadeia de decisão é mau\", considerou, afirmando já ter manifestado à tutela a sua discordância com o novo modelo que considera \"um retrocesso naquilo que se andou a fazer na área da Proteção Civil\".

O governador, que é o responsável máximo no Distrito de Bragança pela Proteção Civil, falava durante a apresentação do dispositivo distrital de combate a incêndios, criticava as três novas áreas operacionais criadas no país para as regiões Norte, Centro e Sul.


Lusa, 2011-05-14

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios 2011 Empty Três concelhos em risco máximo

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jun 24, 2011 5:02 pm

.
Três concelhos em risco máximo

por Lusa
Hoje

Incêndios 2011 Ng1560602

Três concelhos dos distritos de Castelo Branco, Santarém e Guarda apresentam hoje um risco máximo de incêndio, o mais grave de uma escala de cinco, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, Vila de Rei, Santarém, e Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda.

Vários concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Viseu, Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Portalegre, Beja e Faro apresentam risco muito elevado.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo". O seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

De acordo com a informação disponibilizada pelo site da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) na quinta-feira registaram-se 160 incêndios florestais, o dia com maior número de fogos desde o início do mês, que foram combatidos por 1.325 bombeiros, apoiados por 358 veículos.

A ANPC alertou na quarta-feira para o aumento previsível dos incêndios florestais, tendo decidido ativar o alerta Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais entre as 12:00 de quinta-feira e as 20:00 de segunda-feira.

Segundo o IM, durante os próximos dias o estado do tempo em Portugal Continental e na Madeira será "influenciado por uma massa de ar quente e seco, transportada na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores".

Para Beja e Évora aguardam-se máximas de 37 graus Celsius, enquanto Setúbal ficará pelos 35 graus.

Este aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, prolonga-se até ao final do dia de domingo.

In DN

Incêndios 2011 Notsure

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios 2011 Empty MAI: Extinção não afecta combate a incêndios florestais

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jun 24, 2011 5:06 pm

.
MAI: Extinção não afecta combate a incêndios florestais

por Lusa
Ontem

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, garantiu hoje que a extinção do cargo de governador civil não põe em causa o combate aos incêndios florestais e que na próxima semana haverá novidades nesta matéria.

"Em cada distrito há um responsável, que não é o governador civil, pelas operações que têm a ver com o sistema de protecção civil e incêndios", disse Miguel Macedo, no final de uma reunião com a Protecção Civil, em Carnaxide, Oeiras, para avaliar o dispositivo de combate aos incêndios florestais. O novo ministro da Administração Interna adiantou que os governadores civis estão em funções neste momento e que no início da próxima semana será conhecido "exactamente" o que o Governo pretende fazer nesta matéria. Na tomada de posse, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou que não vai nomear novos governadores civis.

Na sequência do anúncio, já confirmaram a entrega do seu pedido de demissão os governadores de Lisboa (António Galamba), Braga (Fernando Moniz), Santarém (Sónia Sanfona), Leiria (Paiva de Carvalho), Setúbal (Manuel Macaísta Malheiros), Castelo Branco (Alzira Serrasqueiro), Guarda (Santinho Pacheco), Évora (Fernanda Ramos), Bragança (Jorge Gomes), Vila Real (Alexandre Chaves), Porto (Fernando Moreira), Beja (Manuel Monge), Portalegre (Jaime Estorninho) e Viseu (Mónica Costa).

O ministro da Administração Interna fez hoje a sua primeira deslocação desde que tomou posse, realizando uma reunião na Autoridade Nacional de Protecção Civil.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios 2011 Empty Vários concelhos de sete distritos em risco máximo

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jul 25, 2011 5:04 am

.
Vários concelhos de sete distritos em risco máximo

por Lusa
Hoje

Incêndios 2011 Ng1588890

Mais de 20 concelhos dos distritos do Porto, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém e Faro correm hoje um risco de incêndio máximo, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).

Todos os distritos, com excepção de Lisboa, têm concelhos com risco elevado. O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo deste risco é feito com base nos valores observados às 13:00, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou no domingo 266 incêndios que foram combatidos por 3.973 bombeiros.

O IM prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado entre

o Cabo Mondego e o Cabo Raso até ao início da manhã. Aguarda ainda vento em geral fraco, soprando moderado no litoral oeste, em especial durante a tarde.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios 2011 Empty GNR identificou suspeito de «pelo menos» 4 incêndios

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jul 27, 2011 5:02 am

.
«Distúrbio mental»

GNR identificou suspeito de «pelo menos» 4 incêndios

A GNR de Vila Real identificou hoje um homem, de 45 anos, suspeito de ter ateado «pelo menos» quatro incêndios florestais durante o último mês no concelho de Alijó.

Segundo a GNR, em comunicado, o suspeito confessou a autoria de diversos incêndios florestais, indicando como motivo um «distúrbio mental» que o leva a cometer estes atos.

O suspeito tem antecedentes criminais por este tipo de crime, tendo já estado detido em Espanha.

Lusa, 2011-07-27

Incêndios 2011 00020429

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios 2011 Empty Incêndio em Torre de Moncorvo dominado

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jul 28, 2011 8:17 am

.
Quinta da Nogueirinha

Incêndio em Torre de Moncorvo dominado

Depois de dois dias de combate intenso às chamas, os bombeiros conseguiram finalmente dominar o incêndio que lavrava numa zona de mato na Quinta da Nogueirinha, em Torre de Moncorvo, distrito de Bragança.

Segundo o site da Protecção Civil, o fogo foi dominado pelas 4.40 horas, procedendo-se agora aos trabalhos de rescaldo. Ao local acorreram 159 bombeiros, apoiados por 45 viaturas.

, 2011-07-28
In DTM

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios 2011 Empty GNR identifica suspeito de «pelo menos» nove fogos em Mesão Frio

Mensagem por Joao Ruiz Qua Ago 03, 2011 8:54 am

.
«O homem confessou»

GNR identifica suspeito de «pelo menos» nove fogos em Mesão Frio

A GNR de Vila Real identificou hoje um homem de 25 anos suspeito da autoria de “pelo menos” nove incêndios florestais ocorridos este ano em Mesão Frio.

O suspeito foi identificado pelo Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SPENA) da GNR, que participou o caso à Polícia Judiciária (PJ) e ao tribunal.

Segundo a Lusa, o homem confessou ainda a autoria de diversos incêndios florestais entre 2009 e 2010, tendo indicado como motivo o “fascínio por todo o aparato decorrente do combate aos fogos”.

A GNR que já se encontrava a vigiar a zona há algum tempo, está agora a averiguar a ligação do suspeito a outros incêndios ocorridos este ano e em anos anteriores na mesma região.

De acordo com dados do SPENA, desde Janeiro foram recebidos 20 alarmes de incêndio em Mesão Frio, enquanto que, em todo o ano de 2010, se registaram à volta de 50 fogos naquele concelho da Região Demarcada do Douro.

Este é o terceiro suspeito identificado desde o início do ano, no distrito de Vila Real, pelo crime de incêndio florestal.

No final de Julho, um agricultor de 45 anos foi identificado pela GNR e posteriormente detido pela PJ pela suspeita de ter ateado, desde Junho, quatro incêndios em Pegarinhos, Alijó, que “colocaram em perigo bens patrimoniais alheios de valor elevado, designadamente manchas florestais e habitações”.

Este suspeito ficou a aguardar julgamento em prisão preventiva por ordem do Tribunal de Alijó.

Em Junho, um outro agricultor de 61 anos, foi também detido pela presumível autoria de um incêndio florestal na aldeia de Casal, com apenas três habitantes, em Boticas. O Tribunal de Boticas decretou a sua institucionalização por “um quadro de perturbação mental”.

Lusa, 2011-08-03

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios 2011 Empty Sócrates falha financiamento mas 150 mil cabras vão combater incêndios

Mensagem por Joao Ruiz Qua Ago 17, 2011 6:19 am

.
Não paga em dinheiro

Sócrates falha financiamento mas 150 mil cabras vão combater incêndios

O governo de Sócrates comprometeu-se, através do Ministério da Administração Interna, a financiar com vários milhões de euros um projecto ibérico de combate a incêndios que envolve a compra de 150 mil cabras colocadas em terrenos baldios na região Duero-Douro, num investimento total de 88 milhões. O executivo mudou e a empresa quer agora uma audiência no Ministério da Agricultura, de Assunção Cristas.

Apesar de ser 50% português e 50% espanhol, o projecto avança já em Setembro em Espanha, em Robleda, província de Salamanca, com uma exploração de 970 hectares e um rebanho de 350 cabras. Em Portugal, deverá arrancar em 2012. Para já, uma equipa técnica do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro tem estado a apresentá-lo em sessões públicas de esclarecimento em diversas freguesias de Guarda e Bragança. \"Estamos à procura de pessoas que tenham terrenos abandonados, com ou sem infra-estruturas, com um mínimo de dois hectares, e que queiram cedê-los para arrendamento por um período de 15 anos. Como existem na região parcelas muito pequenas, os proprietários podem juntar-se\", anuncia a técnica florestal do Self-Prevention, Teresa Pêra.

Em contrapartida, o agrupamento entrega, logo à cabeça, acções da empresa com o valor nominal de 10 euros cada. Um hectare deverá equivaler, em média, a quatro acções, ou seja, a 40 euros, dependendo do tipo de terreno.

A ideia do Self-Prevention não é completamente original. Em África, por exemplo, esta é uma prática mais ou menos comum: usa-se o gado caprino e ovino para comer a massa vegetal que funciona como potencial barril de pólvora em terrenos que estão abandonados.

Quando foi feito o projecto, \"os incêndios eram um flagelo\", lembra o director-geral do agrupamento, José Luís Pascual. Em Portugal arderam 1,5 milhões de hectares entre 2000 e 2009 e em Espanha 1,26 milhões de hectares.

Este foi o motivo que levou os responsáveis portugueses a pedir apoio financeiro ao executivo de Sócrates. E o secretário de Estado da Administração Interna, Rui Sá Gomes, a assumir o compromisso verbal de pagar perto de metade da verba necessária para pôr o projecto em prática, conta Teresa Pêra.

As eleições antecipadas em Portugal vieram alterar os planos do agrupamento. E a crise económica também. \"Ao longo deste tempo fomos fazendo ajustamentos ao projecto. Em tempo de crise, é claro que há outros fogos para apagar e os incêndios deixam de ser prioridade dos governos.\" José Luís Pascual, que tem 12 anos de experiência nesta matéria, rapidamente compreendeu que era mais fácil adaptar o projecto às circunstâncias. Foi o que fez. E já tem dois grandes investidores, a La Caixa da Catalunha e a Red Eléctrica de España.

Além da holding espanhola, a Exploração Caprina Duero-Douro, S.A., que está em processo de constituição, serão criadas seis outras empresas, três em Espanha, três em Portugal, para explorar leite e derivados. Numa fase mais avançada, está também prevista a criação de uma central de comercialização, empresas de transformação de carne, de produção de rações e de exploração de biomassa, uma plataforma logística de transporte e distribuição e ainda outros serviços.

Cerca de 60% do projecto, que prevê a criação de 558 postos de trabalho, a ocupação de 9000 km2 e um efectivo de 150 mil cabras, deverão estar concluídos entre os segundo e terceiro anos de actividade. O lucro de 37 milhões de euros chegará no sexto ano de actividade.

Isabel Tavares in ionline, 2011-08-16

In DTM

Incêndios 2011 00020429

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios 2011 Empty Incêndio em Pombal mobiliza 119 bombeiros

Mensagem por Joao Ruiz Dom Out 02, 2011 10:03 am

-
Incêndio em Pombal mobiliza 119 bombeiros

por Lusa
Hoje

Um incêndio em Casais Novos, concelho de Pombal, mobilizava ao início da tarde de hoje, 119 bombeiros apoiados por 31 veículos, no combate às chamas, segundo informação disponível na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

De acordo com dados disponíveis na página da internet da Proteção Civil, cerca das 15.30, o fogo que deflagrou às 13:09 arde em duas frentes de povoamento florestal, estando também envolvidos no combate às chamas dois helicópteros de ataque inicial.

Um incêndio que teve início às 12.04 em Ribeira de Monchicão, concelho de Monchique (Faro), está a ser combatido por 107 homens, apoiados por 30 veículos, um helicóptero bombardeiro pesado e um helicóptero de ataque inicial. Segundo a Proteção Civil, o incêndio tem três frentes em mato.

O incêndio que lavrava em mato em Figueiredo, Torres Vedras (Lisboa), desde as 9.13 foi dado como dominado às 15.20. O fogo obrigou a mobilizar 85 homens, com 24 veículos e um helicóptero bombardeiro pesado.

O 'site' da Proteção Civil informa ainda que existe um outro incêndio ativo em Viveiros, Montalegre (Vila Real), desde as 11.08, envolvendo 10 bombeiros e três veículos.

In DN

Embarassed Rolling Eyes Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios 2011 Empty Re: Incêndios 2011

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos