Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um pai viúvo e uma mãe normal num debate bom para os dois in Arrasrao do daniel Oliveira

Ir para baixo

Um pai viúvo e uma mãe normal num debate bom para os dois  in Arrasrao do daniel Oliveira Empty Um pai viúvo e uma mãe normal num debate bom para os dois in Arrasrao do daniel Oliveira

Mensagem por Vitor mango Sex Out 03, 2008 2:01 pm


Um pai viúvo e uma mãe normal num debate bom para os dois

Depois de ver o debate entre os candidatos a vice nos EUA, seis coisas a dizer:

1. Se Obama der, como temo que vá dar, ouvidos a Biden em matéria internacional, não temos grandes motivos para optimismo. A não ser no Iraque e na defesa de alguma diplomacia, Biden representa a continuidade de quase todos os erros dos EUA na última década. E no que melhorou em relação às suas posições do passado, foi apenas para não contrariar Obama.
2. A mim, pareceu-me um empate, em que o modelo ultra-controlado dos debates americanos ajudou quem tendo boa presença não sabe muito bem do que está a falar e não tem de responder às perguntas para as quais não tem resposta preparada. Mas as sondagens da CNN dizem que que 51% contra 36% acham que ganhou Biden. Ainda assim, também dizem que um e outro superaram as espectativas. E que Palin passou a parecer mais presidenciável. E que 84% acharam que ela esteve melhor do que esperavam.
3. Biden não usou a sua experiência para não parecer arrogante. Percebeu que esse foi o erro de McCain contra Obama.
4. Um dos activos de Palin é passar a ideia que é igual ao cidadão comum. Vende bem. Mas é grave. O homem ou mulher que quer liderar a maior potência do mundo não é, não pode ser, não deve ser, igual a um cidadão comum. Tem de ter mais experiência, mais bom senso, mais inteligência, mais capacidade de liderança que a mediania. Os EUA tiveram na Casa Branca alguém com menos qualidades políticas e intelectuais do que uma pessoa normal. Viu-se o resultado.
5. Os republicanos arranjaram uma mulher que diz que uma das suas qualidades para vice-presidente é ser mãe. Os democratas têm um homem que foi pai sozinho. E talvez esse momento do debate, em que Biden se comoveu ao falar da morte da mulher e da filha e das dificuldades em educar filhos sozinho, tenha valido muita simpatia. Não faz sentido quando se escolhe quem governa. Mas as coisas são assim mesmo.
6. Como disse um comentador, Biden esteve no debate para atacar McCain. E saiu-se bem. Palin esteve no debate para melhorar a sua imagem e refazer-se da péssima semana que teve. Também se saiu bem. Deste ponto de vista, o debate foi bom. Mas eu não votaria em nenhum dos dois. Ou talvez votasse. A ideia de Palin na Casa Branca é demasiado assutadora.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos