Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rússia retira posto de controle na Geórgia

Ir para baixo

Rússia retira posto de controle na Geórgia Empty Rússia retira posto de controle na Geórgia

Mensagem por Vitor mango Dom Out 05, 2008 1:57 pm

Rússia retira posto de controle na Geórgia


Soldado russo em posto de controle na Geórgia. Foto: AP/Shakh Aivazov
Os russos devem deixar outros postos de controle em breve
A Rússia desmontou um posto de controle próximo da região separatista da Ossétia do Sul, na Geórgia, segundo informações de monitores europeus no país.

Um porta-voz da equipe de monitores europeus disse à BBC que o fechamento do posto de controle, localizado na região noroeste da cidade de Gori, é o primeiro sinal da retirada das tropas russas da Ossétia do Sul.

Segundo os monitores, essa é a primeira confirmação sobre o fechamento de um posto de controle desde o início da missão, há quatro dias.

Autoridades georgianas afirmaram que outras ações como essa são esperadas em breve e as tropas devem deixar outros postos de controle espalhados pelo território da Geórgia.

A missão européia está monitorando o cessar-fogo previsto no acordo mediado pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, em agosto.

Pelo acordo, assinado pelos dois países, a Rússia deve retirar suas tropas de território georgiano, inclusive das regiões consideradas como “zonas de segurança” ao redor das províncias separatistas da Ossétia do Sul e Abecásia, até o dia 10 de outubro.

Conflito

A retirada das tropas russas é um dos principais pontos do acordo de cessar-fogo. No entanto, a Rússia pretende manter um contingente de cerca de 8 mil soldados na Abecásia e na Ossétia do Sul – províncias que Moscou reconheceu como Estados independentes.

O conflito na região começou no dia 7 de agosto, quando a Geórgia tentou retomar o controle sobre a Ossétia do Sul à força depois de uma série de conflitos menores.

A Rússia invadiu a região lançando um contra-ataque e expulsando as tropas georgianas da Ossétia do Sul e da Abecásia.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos