Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tribunal invoca plano de resgate para renegociar PPP

Ir para baixo

Tribunal invoca plano de resgate para renegociar PPP Empty Tribunal invoca plano de resgate para renegociar PPP

Mensagem por Vitor mango Sex maio 27, 2011 6:56 am

Tribunal invoca plano de resgate para renegociar PPP

por SÍLVIA DE OLIVEIRA E NUNO AGUIARHoje
Tribunal invoca plano de resgate para renegociar PPP

Tribunal de Contas prepara-se para pressionar revisão dos contratos das PPP a favor do Estado

As circunstâncias mudaram com o plano de resgate à economia portuguesa e isso deve ser tido em conta na renegociação das parcerias público-privadas (PPP), avisa o presidente do Tribunal de Contas. Em entrevista ao Diário de Notícias, Guilherme d'Oliveira Martins disse não querer dar sinais ao mercado sobre a forma de renegociação dos contratos, mas sublinhou que "o Tribunal de Contas assumirá todas as consequências do papel que lhe está confiado - garantir que o interesse público é inteiramente assegurado. E é indispensável perceber que, havendo um resgate, existe uma alteração de circunstâncias". É desta forma que o Tribunal de Contas deixa antever a intenção de pressionar a revisão dos contratos a favor do Estado, abrindo portas a uma guerra jurídica com as concessionárias.

O Memorando de Entendimento assinado pelo Governo e pela troika prevê o congelamento de novas PPP e uma reavaliação dos contratos já existentes. Jürgen Kröger, representante da Comissão Europeia, avisou que os técnicos da troika estão "muito cépticos em relação ao programa PPP" e "gostariam que ele terminasse tanto quanto for possível".

Apesar de se recusar a "demonizar" este instrumento, o presidente do Tribunal de Contas não esconde a avaliação preliminar dos contratos em curso. "Hoje, todos temos consciência de que é preciso uma atenção redobrada. Para haver uma parceria, e haverá certamente parcerias no futuro, tem de haver um equilíbrio efectivo nos riscos entre a entidade pública e a entidade privada", explicou ao DN. "Temos duas situações: as PPP que existem e as PPP futuras. Temos de ter instrumentos para avaliar umas e outras, para assegurar que o interesse público é integralmente respeitado." Na sua opinião, não se pode falar em parceria quando existe um desequilíbrio na assunção de riscos.

Guilherme d'Oliveira Martins reconhece que o Tribunal de Contas desempenhará "um papel fundamental" na avaliações destes contratos. Caberá a esta instituição, diz o seu presidente, acompanhar e aperfeiçoar a legislação sobre este assunto, verificar a existência de compradores que permitam justificar as opções tomadas em termos de financiamento público, bem como projectar os encargos futuros para o contribuinte, por forma a salvaguardar a equidade intergeracional.

Alguns como o CEO do BPI, Fernando Ulrich, argumentam, contudo, que a revisão de contratos e consequente indemnização aumentará os compromissos do Estado português.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Tribunal invoca plano de resgate para renegociar PPP Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117520

Ir para o topo Ir para baixo

Tribunal invoca plano de resgate para renegociar PPP Empty Re: Tribunal invoca plano de resgate para renegociar PPP

Mensagem por Vitor mango Sex maio 27, 2011 6:57 am

e eu a julgar que PPP era PORRA PORRAH E PORRRAH PAH

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Tribunal invoca plano de resgate para renegociar PPP Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117520

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos