Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Derrota em Milão ameaça Governo de Berlusconi

2 participantes

Ir para baixo

Derrota em Milão ameaça Governo de Berlusconi Empty Derrota em Milão ameaça Governo de Berlusconi

Mensagem por Viriato Seg maio 30, 2011 5:42 pm

Derrota em Milão ameaça Governo de Berlusconi

Por Sofia Lorena


Ainda não havia boletins de voto contados mas as sondagens à boca das urnas já eram suficientemente claras para as televisões italianas anunciarem que o candidato do centro-esquerda, Giuliano Pisapia venceu a câmaras de Milão. A oposição também venceu em Nápoles.


Berlusconi está cada vez mais isolado (Remo Casilli/REUTERS)




Milão e Nápoles eram as duas cidades mais importantes que iam a votos na segunda volta das eleições municipais e regionais que se realizou domingo e segunda-feira.

“A cidade precisava de mudança e este voto demonstrou-o”, afirmou o vencedor em Milão, Giuliano Pisapia, candidato independente apoiado pelo Partido Democrático (PD), que obteve 55,1 por cento dos votos, contra os 44,9 da presidente da câmara Letizia Moratti, do Povo da Liberdade (PdL). Há 15 anos que a esquerda perdia sem sequer disputar uma segunda volta.

Ao contrário de Milão, Nápoles é um bastião tradicional da esquerda, mas juntando a crise do lixo ao facto de a esquerda concorrer dividida, era desta vez um objectivo da direita. E na primeira volta foi o empresário Gianni Lettieri, candidato do Povo da Liberdade, o mais votado. Mas à segunda Luigi de Magistris, ex-juiz e candidato do Itália dos Valores, o partido de Antonio Di Pietro, conseguiu 65,37 por cento dos votos contra 34,62 do adversário.

A perda de Milão, há 20 anos nas mãos da direita, é especialmente grave para o primeiro-ministro. Para além de ser cabeça de lista do seu Povo da Liberdade, Silvio Berlusconi apostou forte na campanha pela reeleição da presidente de câmara, Letizia Moratti, e considerou que perder Milão seria “impensável”.

Na última semana agitou como pôde o fantasma da “extrema-esquerda”, afirmando que com Pisapia a capital económica de Itália se iria tornar numa cidade “islâmica”, “de ciganos”, “caótica” e “entregue aos imigrantes”. Os eleitores não tiveram medo.

Muitos analistas anteciparam que se a direita perdesse Milão, a Liga Norte, partido aliado de Berlusconi, abandonaria o Governo, deixando o primeiro-ministro sem maioria no Parlamento.

“Em relação à Liga este é um momento de reflexão, mas também de espera para vermos o que é que decide o grande derrotado deste voto, que é o primeiro-ministro”, afirmou na emissão da Sky Leonardo Boriani, director do "La Padania", o jornal da Liga Norte.

Para já, vieram da oposição os pedidos para Berlusconi se demitir e o anúncio do "fim do berlusconismo", repetido pelos líderes do PD, dos democratas cristãos da UDC e também pelo ex-aliado do primeiro-ministro, Gianfranco Fini.

Ausente do país, numa visita a Bucareste, Berlusconi foi curto nas reacções: "Perdemos. A culpa não é minha", disse aos jornalistas. "Sou um combatente e de cada vez que perco, a minha força multiplica-se por dez."

Sniff... sniff, tadito. Já estou cheio de pena do berlosconas.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Derrota em Milão ameaça Governo de Berlusconi Empty Re: Derrota em Milão ameaça Governo de Berlusconi

Mensagem por Vitor mango Ter maio 31, 2011 12:07 am

amen

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Derrota em Milão ameaça Governo de Berlusconi Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117583

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos