Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Japão rendido a uma bailarina portuguesa

Ir para baixo

Japão rendido a uma bailarina portuguesa Empty Japão rendido a uma bailarina portuguesa

Mensagem por Vitor mango Sex Jun 03, 2011 11:26 pm

Japão rendido a uma bailarina portuguesa

por JOANA EMÍDIO MARQUESHoje
Japão rendido a uma bailarina portuguesa

No seu corpo, a dança contemporânea encontra-se com a Ásia e o Médio Oriente. Portugal fechou-lhe as portas. Ela foi abri-las no Japão.

Quando aquilo que se persegue não é um sonho mas uma certeza, uma certeza que se tem no corpo e na alma, é difícil não correr atrás. Bater às portas que for preciso. Vê--las fecharem-se e ir lá bater de novo. Engolir a frustração, algumas humilhações, arrancar aos momentos maus energia e esperança para procurar os bons. Não desistir. Não desistir. "Quando estava na Índia a aprender dança, vi-me de repente sem dinheiro sequer para renovar o visto. Estava numa situação desesperada. Tive de regressar a Portugal. Nessa altura a dança do ventre ainda não tinha a divulgação que tem hoje e tentei começar a fazer uns espectáculos. Mas era tudo tão precário. Chegaram a dar-me um canto na cozinha de um hotel para mudar de roupa. Foi aí que vim para o Japão", conta ao DN Tânia Luiz, 36 anos, há seis a viver na cidade nipónica de Osaka, onde trabalha como bailarina, fazendo espectáculos em que a dança contemporânea se funde com a dança turca, nepalesa, indiana e cigana. "Sou uma pessoa muito orgulhosa e detesto a mediocridade. Mas não desisto. Não páro", afirma convicta em entrevista telefónica ao DN, poucas horas depois de ter feito um espectáculo de beneficência a favor das vítimas do terramoto e marmoto que atingiu o Japão a 11 de Março.

Quando chegou a este país, o trabalho que fazia era quase desconhecido. Porém, encontrou no povo nipónico uma abertura e uma disponibilidade para a receberem e para descobrirem as suas criações que não tinha encontrado em mais nenhum lugar. Em apenas seis anos, Tânia já percorreu várias vezes o Japão, já deu espectáculos na Turquia, Macau, Tailândia. É presença frequente na televisão. Mas, de todas estas andanças, a mais marcante foi, como recorda, a participação num festival budista na Tailândia organizado pelo Dalai Lama. "Fui lá, ofereci-me para dançar e eles incluíram-me num programa que já estava fechado. Dancei num templo ao ar livre para centenas de monges. Foi uma experiência absolutamente marcante. Inesquecível."

Em criança vivia numa zona de Lisboa onde era frequente acamparem grupos de ciganos. Às escondidas, espiava-lhes as idas e vindas, as festas, os rituais, as danças. Esta imagem que perdura é a recordação mais grata que tem da infância. Hoje, quem olha para os grandes olhos escuros e os longos cabelos negros de Tânia Luiz facilmente lhe atribui uma origem cigana ou árabe. Porém, Tânia é lisboeta, e se há na sua história alguma reminiscência árabe ou romani (cigana), ela manifesta-se na forma como o seu corpo cedo encontrou com os ritmos ciganos e árabes.

Começou na Companhia de Dança de Évora, quando, aos 18 anos, foi para a universidade nesta cidade alentejana. E se o objectivo era fazer um curso de Biologia, isso foi posto de lado em função da dança. "Apesar das dificuldades, sentia que era ali que devia estar."

Contudo, a verdadeira mudança na sua vida aconteceu durante uma visita à Turquia. "Quando assisti a um espectáculo de dança turca, deu-se uma revolução na minha cabeça. Não regressei a Portugal, fiquei lá. Fui à procura de uma professora. Fiquei até aprender a dançar", conta.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Japão rendido a uma bailarina portuguesa Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117520

Ir para o topo Ir para baixo

Japão rendido a uma bailarina portuguesa Empty Re: Japão rendido a uma bailarina portuguesa

Mensagem por Vitor mango Sex Jun 03, 2011 11:28 pm

PURREIRU PAH

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Japão rendido a uma bailarina portuguesa Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117520

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos