Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Assim andamos

Ir para baixo

Assim andamos Empty Assim andamos

Mensagem por Vitor mango Dom Jun 26, 2011 7:57 am

Assim andamos
20 de Junho, 2011por Miguel Portas
Com discrição, Mário Draghi será alcandorado, na próxima semana, a presidente do BCE e por lá ficará, inamovível, por oito anos.

É mesmo assim: terça-feira passada o próximo presidente do BCE foi a exame na comissão de economia do Parlamento Europeu. Mário Draghi é um homem experiente, com um largo curriculum quer nas finanças públicas quer na banca privada. Não há, portanto, um problema de competência no nomeado para substituir Trichet. Mesmo quando interrogado sobre o seu passado enquanto responsável europeu da Goldman Sachs, a instituição que ensinou à direita grega algumas das aldrabices contabilísticas que agora estão a ser cobradas a pão e sal, o italiano não se saiu mal. Ou fala verdade ou mente muito bem.

Os problemas com Mário Draghi são os do cargo que vai ocupar. A presidência do banco central é a mais importante cadeira da UE. Quem a ocupa manda mais do que qualquer presidente de comissão europeia. Manda mais, até, do que a chanceler alemã. Esta é a conclusão que se pode tirar do conflito em curso sobre a reestruturação da dívida grega. Angela Merkel, com o apoio de alguns governos, quer envolver os credores na solução da tragédia e dilatar os prazos de reembolso dos títulos de dívida, de modo a permitir ao país respirar um pouco da cura fatal que lhe está a ser aplicada. Merkel tem do seu lado um apoio de peso, o do presidente da Zona Euro. Mas esta ‘frente de realismo’ não pesa um caracol face à intransigência do BCE, que recusa qualquer reestruturação envolvendo os credores (até porque é o primeiro deles). Como explicou o indigitado e futuro presidente, há que «evitar qualquer risco de contágio».

Com discrição, Mário Draghi será alcandorado, na próxima semana, a presidente do BCE e por lá ficará, inamovível, por oito anos. Os governos indigitaram e os europarlamentares confirmarão a criatura por voto secreto na próxima semana. E pronto, já está e não se fala mais disso. O prenúncio da decisão ocorreu na referida comissão de economia. Depois de uma audição onde respondeu sempre dentro da cartilha – o mandato do BCE é a estabilidade de preços e nada mais – discutiu-se a prestação. Um Verde definiu muito bem a pessoa em causa: «É o católico mais ortodoxo que conheci». Está cheio de razão: Draghi ofusca Trichet porque explica o que o outro apenas anuncia. Contudo, boa parte dos Verdes acabará por votar no italiano... porque no BCE «o que se requer é competência técnica e não política». Já com os socialistas as dificuldades foram notórias porque a ortodoxia do nomeado se apresentou como uma fortaleza inexpugnável. Sucede que a incomodidade vale menos do que a lógica de ‘bloco central’. Embora com defecções, os socialistas votarão no ultraliberal. E o mesmo farão conservadores e direita eurocéptica, radiantes com a criatura. Assim se confirmará o verdadeiro ‘senhor Europa’... Você não o elegeu, mas sempre fica a saber que existe.

Tags: Sol de Esquerda, Opinião, Miguel Portas

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Assim andamos Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos