Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Soldados acusam Exército israelense de coerção religiosa

2 participantes

Ir para baixo

Soldados acusam Exército israelense de coerção religiosa Empty Soldados acusam Exército israelense de coerção religiosa

Mensagem por Vitor mango Dom Jun 26, 2011 8:18 am

Soldados acusam Exército israelense de coerção religiosa

Guila Flint

De Tel Aviv para a BBC Brasil

Atualizado em 26 de junho, 2011 - 09:08 (Brasília) 12:08 GMT


Soldado israelense descansa durante exercício militar (Foto: AFP)

Exército de Israel, tradicionalmente formado por seculares, tem passado por transformações

Soldados do Exército israelense acusaram a corporação de práticas de coerção religiosa, em um episódio que reabriu as discussões em torno do polêmico vínculo entre religião e Forças Armadas.

Segundo as notícias que começaram a veicular neste domingo, um batalhão do Exército israelense foi levado para rezar junto ao Muro das Lamentações, em Jerusalém, após uma operação militar na região da Faixa de Gaza.
Notícias relacionadas

* Pais de Shalit se acorrentam na casa de premiê de Israel
* Israel realiza maior exercício de guerra de sua História
* Acusações de comércio com Irã geram polêmica em Israel

Tópicos relacionados

* Internacional,
* israel

O Muro das Lamentações é considerado o lugar mais sagrado para a religião judaica e, segundo a tradição, é uma parede que restou do antigo Templo de Jerusalém.

A viagem teve como objetivo fazer uma oração de agradecimento por terem saído vivos da ação militar. Um porta-voz do Exército declarou que os soldados "não foram obrigados a rezar".

No entanto, subalternos que falaram à mídia israelense sob condição de anonimato disseram ter tido medo de desobedecer às ordens dos comandantes e participado da cerimônia religiosa contra a própria vontade.

Neste domingo, o ex-chefe do setor de Educação do Exército, general da reserva Nehemia Dagan, disse à radio estatal Kol Israel que os comandantes responsáveis pela decisão de levar o batalhão para a oração devem ser demitidos imediatamente.

A repórter para assuntos militares Carmela Menashe disse que os soldados jovens "não teriam coragem de desobedecer as instruções dos comandantes e todos receberam em mãos o texto da oração".

Para a mãe de um soldado secular que falou com a radio estatal, a mensagem que o Exército passa aos jovens soldados é de que "não importa o que eles façam, pois seu destino está nas mãos de Deus".

Vínculo polêmico

O vínculo entre Exército e religião desperta uma intensa polêmica na sociedade israelense, pois todos os jovens do país, tanto homens como mulheres, são obrigados a prestar serviço militar ao completar 18 anos, à exceção dos jovens árabes-israelenses.

Muro das lamentações é um dos locais mais sagrados do judaísmo

A grande maioria dos soldados é de seculares, pois jovens ultraortodoxos geralmente são liberados do serviço militar para estudar em seminários rabínicos.

Outro setor do público religioso, os denominados nacionalistas-religiosos, presta serviço militar, mas constitui minoria dentro do Exército.

No entanto, nos últimos anos, soldados nacionalistas-religiosos, com forte motivação ideológica, têm conquistado altas posições de comando em diversas unidades de elite e assim tornam-se mais influentes nas decisões do Exército.

Há poucos dias o chefe do Estado Maior, general Benny Gantz, que é secular, também gerou polêmica ao alterar o texto tradicionalmente lido nas cerimônias anuais em memória dos soldados mortos.

O texto original, que dizia que "o povo de Israel vai sempre lembrar dos soldados que sacrificaram suas vidas", foi alterado para "Deus vai sempre lembrar...".

A alteração provocou protestos na sociedade e Gantz foi acusado de ter contribuído para transformar Israel em um Estado "fundamentalista".

Em decorrência dos protestos, o general resolveu nomear uma comissão militar para discutir a formulação do texto.


_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Soldados acusam Exército israelense de coerção religiosa Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Soldados acusam Exército israelense de coerção religiosa Empty Re: Soldados acusam Exército israelense de coerção religiosa

Mensagem por Vitor mango Dom Jun 26, 2011 8:23 am

A juventude na sua generosidade esta-se normalmente bagando( eu disse mesmo bagando) para os pifios religiosos
Lembro-me dos meus 17 anos quando não ia mesmo á missa ao convento da Batalha e o pessoal rural iam ter ku meu avozinho a fazer queixa
E para raiva do padre pouco a pouco o mango via engrossar a sua hóstia
Porque esta generosidade juvenil
Porque religião nunca deve ser cagço medo ou seguidismo
Foram os grandes escritores que nos anos 60 berraram contra estes cabrões que tinham so e apenas uma finalidade
Uma masturbaçao religiosas obrigando o pessoal a lamber-lhe as botas
Dignidade é uma coisa nada a ver com fanáticos

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Soldados acusam Exército israelense de coerção religiosa Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Soldados acusam Exército israelense de coerção religiosa Empty Re: Soldados acusam Exército israelense de coerção religiosa

Mensagem por Vitor mango Dom Jun 26, 2011 8:24 am

O vínculo entre Exército e religião desperta uma intensa polêmica na sociedade israelense, pois todos os jovens do país, tanto homens como mulheres, são obrigados a prestar serviço militar ao completar 18 anos, à exceção dos jovens árabes-israelenses.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Soldados acusam Exército israelense de coerção religiosa Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Soldados acusam Exército israelense de coerção religiosa Empty Re: Soldados acusam Exército israelense de coerção religiosa

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jun 26, 2011 9:11 am

Vitor mango escreveu:
O vínculo entre Exército e religião desperta uma intensa polêmica na sociedade israelense, pois todos os jovens do país, tanto homens como mulheres, são obrigados a prestar serviço militar ao completar 18 anos, à exceção dos jovens árabes-israelenses.

Onde foi buscar essa do vínculo? Só porque os jovens arabo-israelitas ficam de fora?


Laughing Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Soldados acusam Exército israelense de coerção religiosa Empty Re: Soldados acusam Exército israelense de coerção religiosa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos