Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sócrates e Amado às turras no último Conselho de Ministros

Ir para baixo

Sócrates e Amado às turras no último Conselho de Ministros Empty Sócrates e Amado às turras no último Conselho de Ministros

Mensagem por Vitor mango Seg Jul 04, 2011 4:31 am

Sócrates e Amado às turras no último Conselho de Ministros
Partilhar675

2 de Julho, 2011por Manuel A. Magalhães
O último Conselho de Ministros do Governo PS acabou em conversa azeda. Estava a ser um Conselho de Ministros distendido e informal, mas José Sócrates e Luís Amado toldaram o ambiente.

A última reunião do Executivo socialista acabou por ficar marcada por uma azeda troca de palavras entre o primeiro-ministro e o ministro dos Negócios Estrangeiros, tendo como tema Ribeiro de Menezes, o ex-braço direito de Amado no Palácio das Necessidades agora chefe de gabinete do novo primeiro-ministro, Passos Coelho.

A referência ao embaixador de Portugal em Estocolmo, que tinha estado à frente do gabinete de Luís Amado e veio integrar o núcleo duro do Governo PSD/CDS, fez a conversa descarrilar.

O que começou por ser uma brincadeira passou a assunto sério, deixando o grupo de ministros socialista desconfortável. Sócrates terá considerado insolente a forma como Amado se referiu à ‘transferência’ do seu ex-colaborador.

Noutra versão do sucedido, foi dito ao SOL que o ambiente em que decorria a conversa não dava razões a Sócrates para se irritar.

O episódio traz à superfície os desentendimentos que Sócrates e Amado vinham acumulando nos últimos meses. As posições de Amado diversas vezes sobressaíram num Governo com uma cultura de não desalinhados. Sócrates tentou evitar polémicas públicas, desabafando no seu círculo próximo. Como quando Amado defendeu que Portugal devia ter um Governo de coligação maioritário e o primeiro-ministro ‘reenquadrou’ as palavras: «Eu já tentei fazer isso logo no início do Governo».

Amado continuou a dar nas vistas. Defenderia um tecto constitucional para dívida pública, em contracorrente com o PS, e ainda embaraçou Sócrates ao confessar que Portugal fora vender dívida ao Qatar.

Este afastamento teve reflexos nas listas eleitorais: Amado (como Teixeira dos Santos, o outro ministro de Estado rebelde) não constou das listas do PS.

Em cima das legislativas, o MNE ainda fez ‘a graça’ de defender um «choque liberal» para a economia.

Sócrates exigiu mostras de lealdade na campanha e Amado não escapou a aparecer ao lado do PM num comício – seria recebido com frieza, no Palácio Cristal, pelos apoiantes socialistas. O seu discurso procurou esbater as diferenças mas elas notaram-se: «O PS cometeu erros e o Governo cometeu erros», disse, ensaiando um mea culpa que Sócrates considerou uma heresia.


manuel.a.magalhaes@sol.pt

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Sócrates e Amado às turras no último Conselho de Ministros Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Sócrates e Amado às turras no último Conselho de Ministros Empty Re: Sócrates e Amado às turras no último Conselho de Ministros

Mensagem por Vitor mango Seg Jul 04, 2011 4:33 am

about nada abouto

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Sócrates e Amado às turras no último Conselho de Ministros Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos