Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maradona. "Chateámos Itália inteira. Cagámos a bandeira deles" ( o sistema pode apagar a palavra base e meter pagar ...kuidado ...aviso mango ...

Ir para baixo

Maradona. "Chateámos Itália inteira. Cagámos a bandeira deles" ( o sistema pode apagar a palavra base e meter pagar ...kuidado ...aviso mango ... Empty Maradona. "Chateámos Itália inteira. Cagámos a bandeira deles" ( o sistema pode apagar a palavra base e meter pagar ...kuidado ...aviso mango ...

Mensagem por Vitor mango Dom Jul 17, 2011 3:32 am

Maradona. "Chateámos Itália inteira. Cagámos a bandeira deles"
por Rui Miguel Tovar, em Buenos Aires, Argentina, Publicado em 16 de Julho de 2011
Finalmente "a" entrevista de Maradona. Uma pérola, que Don Juan guarda e nos cede na sua garagem. Este título é referência ao Itália-90

Maradona joga na praia com os irmãos. Ali não há nenhum chato como Vierchowod
Getty Images
Fotogaleria Fotogaleria
1/1
Fotogaleria
+ fotogalería

Continuamos na garagem de Don Juan, onde toca o telemóvel de Alfredo, o nosso taxista. Há um cliente para apanhar no centro. Já não há tempo para mais nada. Nem para revistar devidamente as mais de 100 camisolas de Maradona, em todas as versões possíveis e imaginárias dos clubes por onde o argentino passou. Don Juan até se deu ao trabalho de mandar fazer uma réplica do Estrella Roja, o primeiro clube de Diego. Do Cebollitas - a segunda equipa e aquela que o tornou famoso pela invencibilidade em 136 jogos de torneios locais, nacionais e até além--fronteiras (Peru e Uruguai) - Don Juan tem quatro camisolas. Julgamos que é tudo, queríamos mais mas é pena. Alfredo despede-se do amigo e Don Juan faz um gesto com a mão, como quem diz "adeus ò vai-te embora". Depois agarra--nos pelo braço esquerdo. Dobra um molho de folhas A4. "Para leres no táxi, se ele deixar... Conduz mal, sempre foi péssimo condutor, e diz que conhece a cidade como as próprias mãos. Só que elas estão sempre sujas de óleo, daí já percebes" e acena, divertido, para o amigo. Este bate no pulso esquerdo, onde está o relógio. Por falar nisso, o relógio de parede de Don Juan tem o formato da cara do Maradona, com o brinco e tudo.

Confirma-se, é impossível ler no táxi. Faz mal à vista. Confirma-se, ele é mau condutor (diz um encartado) e isso também faz mal aos olhos. Voltamos ao jornal "Olé", desembrulhamos o molho de folhas A4 e vemos isto. Título a preto: "O melhor telefonema para Deus". É uma entrevista a Maradona; melhor, uma colectânea de frases, a maior parte publicadas no jornal "Crónica". E é deliciosa.

Cruzas-te com Shilton no meio da rua. O que é que lhe dizes?

Arquero [guarda-redes], arquerazo. Bahh, não me convidou para a sua festa de homenagem. Já não vou poder dormir com ele, que pena!

Porque é que começaste a drogar-te?

Por curiosidade. E correu-me mal.

Tinhas quantos anos?

22.

Tomaste o quê?

Cocaína.

O que mais te divertiu: Inglaterra-86, Brasil-90 ou Itália-90?

Itália, por todas as conotações que teve, por todas as coisas que se passaram depois, porque vivia em Itália, porque a "Gazzetta dello Sport" pôs "Maradona é o Diabo" e porque os eliminámos. Que prazer!

Qual foi o melhor futebolista que viste enquanto eras jogador?

Está entre Romário e Van Basten.

E o mais chato?

Pietro Vierchowod. Parecia russo, era um animal. Tinha músculos até nas sobrancelhas. Jogava na Sampdoria e na selecção italiana. Era muito difícil ultrapassá-lo, porque quando o fintavas e levantavas a cabeça ele estava novamente à tua frente. E repetia essa brincadeira umas duas ou três vezes. À quarta vez, eu passava a bola porque já estava cansado de o ver à minha frente.

A Argentina foi prejudicada na final do Mundial-90?

Um dia antes da final, Julio Grondona [presidente da federação argentina, cargo que ocupa desde 1979 até hoje!] entrou no balneário da Argentina [que acabara de fazer o reconhecimento ao relvado do Olímpico de Roma], apanhou-me a meio do duche e disse-me: "Está difícil mañana, eh." Eu perguntei-lhe: "Que quer dizer, Julio?" E ele: "Nada, só isso, Diego..."

Porque acreditas nisso?

Porque estava tudo armado. Chateámos Matarrese [italiano, integrante de Comité organizador do Mundial], chateámos a Itália inteira. Aquilo era para ser Itália-Alemanha, mas acabou por ser Argentina-Alemanha. Cagámos o negócio todo, cagámos 180 milhões de liras, cagámos a bandeira deles, cagámos a festa antecipada, cagámos a festa da televisão, pusemos-lhe os cornos. Tínhamos de pagar por tudo isso.

O dia mais feliz da tua vida?

Quando fui campeão mundial pelos AA e sub-20. E quando fui campeão italiano pelo Nápoles e argentino pelo Boca.

E os mais infelizes?

Quando me cortaram as pernas, em 1994, porque íamos ser campeões do mundo. Depois desse Mundial, cruzei-me com Romário e Bebeto e eles disseram-me: "Quando vos vimos a remontar aquele jogo com a Nigéria [de 0-1 para 2-1, bis de Caniggia], demos conta que nós teríamos de jogar a final convosco."

Que farias se fosses presidente da FIFA?

Daria muito mais importância aos jogadores. Respeitava-os. Faria calendários que se ajustassem a eles em benefício do espectáculo. Se os Mundiais de râguebi duram 45 dias, porque é que os de futebol só são de 30?

Quando a Argentina se sagrou campeã mundial em 1978, onde estavas?

Fui ao estádio ver a final com a Holanda.

Estavas contente ou "puteado" por não teres sido convocado?

Fiquei contente, claro, mas sentia que devia estar ali, lá dentro, na cancha. Naquela altura eu não jogava, voava. Na semana seguinte retomámos o campeonato argentino e marquei três golos do Argentinos Juniors ao Chacarita [5-3]. Mas festejei o título mundial, claro. Fui ao Obelisco.

Que significado actual tem o golo da mão de Deus à Inglaterra?

Vou contar-te uma coisa. Há tempos, o Lineker veio cá fazer uma reportagem sobre mim centrado nesse golo. Recebi-o e preparei-lhe un asado na casa da minha mãe. A meio do almoço ele pergunta-me se eu roubei os ingleses. Respondi-lhe que não, porque nós jogamos assim desde pequenos. Para nós aquilo é um jogo, só um jogo, não estamos ali a prejudicar ninguém. Passados uns minutos ele diz-me que os ingleses não roubam. Ai não? Então olha lá o que fez a McLaren à Ferrari, que lhes roubou informação ultra-secreta. Mas está tudo bem, Lineker é sócio da igreja maradoniana.

Como é ser Maradona?

Jodido. Tenho de pagar um preço altíssimo, porque sou argentino e vivo num país de futebol. Por isso, quando ia de férias com a família, escolhia sempre locais onde não se jogava futebol. Ia à Tanzânia ou isso. Mas joga-se futebol em todo o lado. Até na Polinésia. Uma vez, fui lá com a minha filha e sabes o que acontece mal aterro? Um português reconhece-me e convida-me para um jogo de futebol no dia seguinte! A minha filha resmungou: "Pára, português, o pai é meu! Trouxe-o para estar comigo!"


Qual a sua reacção:

* Importante
* Divertido
* Assustador
* Escandaloso
* Incrível
* Inovador

Tags: copa américa, don juan, maradona

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Maradona. "Chateámos Itália inteira. Cagámos a bandeira deles" ( o sistema pode apagar a palavra base e meter pagar ...kuidado ...aviso mango ... Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos