Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mina de ouro

Ir para baixo

Mina de ouro Empty Mina de ouro

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jul 26, 2011 8:18 am

.
Suspenso salário a funcionário dirigente sindical

por Lusa
Hoje

O presidente da Câmara de Pombal anunciou na segunda-feira a decisão de suspender o pagamento do salário a um funcionário por este "não ter trabalhado um único dia para a autarquia nos últimos oito anos".

Narciso Mota alega, em comunicado, que foram pagos desde 2003 mais de 94.000 euros ao trabalhador, além do montante relativo à comparticipação para a Caixa Geral de Aposentações, "sem que tivesse sido realizada qualquer contraprestação laboral".

O funcionário da autarquia, Ângelo Monforte, é dirigente nacional e coordenador no distrito de Leiria do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP).

"Os outros membros da direcção, que exercem funções noutros organismos, não utilizam os quatro dias a que têm direito para a sua actividade sindical e a lei permite que eu utilize esses créditos", explicou o funcionário Ângelo Monforte à agência Lusa.

Para o presidente da Câmara de Pombal, esse é o problema: "O sindicato tem invocado a utilização de créditos de trabalhadores pertencentes a outras entidades da administração pública para solicitar a dispensa do trabalhador Ângelo Monforte, todos os meses e de forma permanente desde o ano 2003", pode ler-se no comunicado assinado por Narciso Mota.

Como resultado, "tem sido o município a suportar todos os créditos de trabalhadores dessas entidades, pagando o vencimento do trabalhador, por inteiro", sem que este "tenha trabalhado um único dia ao serviço do município de Pombal nos últimos oito anos", explicou o autarca.

Desde Setembro de 2009, que a câmara de Pombal tem enviado ofícios ao sindicato para tentar "cobrar" o valor correspondente aos dias em que o trabalhador "exerceu atividade sindical além dos dias a que, por lei, tem direito".

"Não tendo obtido qualquer resultado com essas diligências e perante esta situação, que se tornou insustentável, informo que dei instruções aos serviços para suspender o pagamento do salário do referido trabalhador, com efeitos imediatos", anunciou o autarca.

Ângelo Monforte lamenta que a situação tenha sido tornada pública pelo presidente da autarquia, estranha a forma como se desenrolou todo este processo e defende que a Câmara não pode suspender o seu salário.

"Não consigo compreender como é que o meu nome é colocado na praça pública desta maneira", lamenta, sublinhando que "não houve qualquer processo disciplinar, nem o caso foi discutido em reunião de Câmara, ou alvo de qualquer decisão em tribunal".

O sindicalista confirma ter recebido uma carta registada na qual a autarquia comunicava a decisão de suspender o pagamento do seu salário a partir de Agosto, inclusive, e admite que ainda não sabe como irá reagir.

Ângelo Monforte, deixa, contudo, uma certeza: "face ao que se passou, se souber que tenho direito a uma indemnização, avanço sem pensar duas vezes".

In DN

Embarassed Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos