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Cultura e prostituição

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Mensagem por Socialista Trotskista Qua Out 08, 2008 9:22 am

Uma das características humanas mais desprezíveis é o sentido das hierarquias, que se faz sentir onde seria de esperar alguma sensatez. Para muitas pessoas, a ortografia, a pronúncia, as referências livrescas ou culturais são meros adereços sociais que se usam unicamente com o fim de exibir imaginadas superioridades sociais. Prostitui-se assim a cultura, as artes, as ciências e até a própria língua, pondo todas estas coisas ao serviço do que não devia ter qualquer importância e devia ser encarado como uma repreensível mania infantil, imprópria para pessoas adultas. A situação é sempre condenável e por vezes risível: o objecto de tão desapropriadas atitudes é muitas vezes um artista ou filósofo que não tinha sangue azul, não era particularmente culto excepto na sua própria área, e sobretudo não era rico nem poderoso.

Esta concepção algo aristocrática das artes, da filosofia e das ciências é comum. O que está em causa é a síndrome humana do Toque de Midas do Avesso, que consiste em tornar em esterco simiesco mais ou menos tudo aquilo em que toca: algumas pessoas elegem como o mais importante da vida a questão infantil de saber quem é mais catado e por quem, ou quem sobe mais alto na árvore social e à custa de espezinhar quem. Política, vida empresarial e pessoal, vida académica e artística, blogs, livros, dinheiro e tudo o mais pode ser prostituído, transformando-se em mero instrumento de exibição de estatuto social.

Este tipo de prostituição é mais comum nas artes, filosofia e humanidades do que nas ciências. Quando se lê Carl Sagan ou outros grandes divulgadores de ciência, compreende-se que estamos perante aspectos cognitivos dos mais sofisticados que os seres humanos alguma vez produziram; no entanto, tais conhecimentos são-nos oferecidos com clareza e simplicidade e o leitor não se sente colocado numa situação de inferioridade cognitiva. Em contraste com isto, basta folhear um suplemento cultural de um jornal para se encontrar um uso peculiar das palavras, em que estas perderam o poder de invocar pensamentos identificáveis, colocando-se ao invés toda a ênfase na transmissão da mensagem infantil de que o autor é culto — e com isso tudo o que se pretende realmente dizer é que é superior a nós, mais elevado, mais próximo dos deuses do Olimpo: um aristocrata. A filosofia, a história ou a teoria da literatura não são vistas como áreas acessíveis a todos, como a biologia, mas antes como disciplinas de cultura geral cuja vagueza de contornos é cuidadosamente acoplada à lama gramatical para assim poder servir de instrumento de opressão social e psicológica.

Encarar a filosofia, as artes e as actividades cognitivas em geral como instrumentos de opressão social e pessoal é um sinal da insaciável estupidez humana. O facto de este tipo de actividade ser comum em escolas, universidades, jornais e debates públicos só agrava a afronta. Era tempo de pensar outra vez se é realmente para isto que serve a cultura.

http://dererummundi.blogspot.com/2008/10/cultura-e-prostituio.html#links

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Cultura e prostituição Empty Re: Cultura e prostituição

Mensagem por Vitor mango Qui Out 09, 2008 8:04 am

socialista trotskista escreveu:Uma das características humanas mais desprezíveis é o sentido das hierarquias, que se faz sentir onde seria de esperar alguma sensatez. Para muitas pessoas, a ortografia, a pronúncia, as referências livrescas ou culturais são meros adereços sociais que se usam unicamente com o fim de exibir imaginadas superioridades sociais. Prostitui-se assim a cultura, as artes, as ciências e até a própria língua, pondo todas estas coisas ao serviço do que não devia ter qualquer importância e devia ser encarado como uma repreensível mania infantil, imprópria para pessoas adultas. A situação é sempre condenável e por vezes risível: o objecto de tão desapropriadas atitudes é muitas vezes um artista ou filósofo que não tinha sangue azul, não era particularmente culto excepto na sua própria área, e sobretudo não era rico nem poderoso.

Esta concepção algo aristocrática das artes, da filosofia e das ciências é comum. O que está em causa é a síndrome humana do Toque de Midas do Avesso, que consiste em tornar em esterco simiesco mais ou menos tudo aquilo em que toca: algumas pessoas elegem como o mais importante da vida a questão infantil de saber quem é mais catado e por quem, ou quem sobe mais alto na árvore social e à custa de espezinhar quem. Política, vida empresarial e pessoal, vida académica e artística, blogs, livros, dinheiro e tudo o mais pode ser prostituído, transformando-se em mero instrumento de exibição de estatuto social.

Este tipo de prostituição é mais comum nas artes, filosofia e humanidades do que nas ciências. Quando se lê Carl Sagan ou outros grandes divulgadores de ciência, compreende-se que estamos perante aspectos cognitivos dos mais sofisticados que os seres humanos alguma vez produziram; no entanto, tais conhecimentos são-nos oferecidos com clareza e simplicidade e o leitor não se sente colocado numa situação de inferioridade cognitiva. Em contraste com isto, basta folhear um suplemento cultural de um jornal para se encontrar um uso peculiar das palavras, em que estas perderam o poder de invocar pensamentos identificáveis, colocando-se ao invés toda a ênfase na transmissão da mensagem infantil de que o autor é culto — e com isso tudo o que se pretende realmente dizer é que é superior a nós, mais elevado, mais próximo dos deuses do Olimpo: um aristocrata. A filosofia, a história ou a teoria da literatura não são vistas como áreas acessíveis a todos, como a biologia, mas antes como disciplinas de cultura geral cuja vagueza de contornos é cuidadosamente acoplada à lama gramatical para assim poder servir de instrumento de opressão social e psicológica.

Encarar a filosofia, as artes e as actividades cognitivas em geral como instrumentos de opressão social e pessoal é um sinal da insaciável estupidez humana. O facto de este tipo de actividade ser comum em escolas, universidades, jornais e debates públicos só agrava a afronta. Era tempo de pensar outra vez se é realmente para isto que serve a cultura.

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