Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amendoins e Macacos

Ir para baixo

Amendoins e Macacos Empty Amendoins e Macacos

Mensagem por Vitor mango Qui Ago 18, 2011 11:44 am

Amendoins e Macacos
inShare0

16 de Agosto, 2011por José Ferreira Machado
‘São de pasmar!’, «Incrível! Especialista em gabinete de ministro ganha 3.000 euros brutos mensais»; «Remunerações milionárias em gabinetes ministeriais: especialistas, assessores e chefes de gabinete ganham entre 2.800 e 5.000 euros brutos por mês».

Estas notícias, ou outras do mesmo teor, são cabeçalhos frequentes, não só a propósito deste Governo mas, em boa verdade, a propósito de toda e qualquer nomeação de todo e qualquer Governo. São produto de um jornalismo que se quer vigilante e de políticos que querem exibir sensibilidade social. Na realidade, constituem um exemplo acabado de populismo.

Em Portugal quase metade dos trabalhadores ganha apenas o salário mínimo e os pensionistas vivem muitas vezes com grandes dificuldades. Não é pois de estranhar que seja muito fácil escandalizar as pessoas com remunerações de 3.000 brutos por mês, para mais numa altura em que se pede grande austeridade.

Mas é preciso dizer, com total franqueza, que remunerações dessa monta são não só comuns, como até bastante baixas, para quadros bem qualificados e com uma experiência profissional rica quer no sector privado quer no público. É muito louvável e digno de apreço que existam pessoas que servem a causa pública com grande sacrifício financeiro pessoal. No actual Governo existe uma mão-cheia delas. Mas esta será sempre a excepção. Os gabinetes ministeriais necessitam de muito talento e competência técnica, sobretudo em situações de dificuldade extrema. Para o atrair parece-me inteiramente natural ter de pagar. É uma despesa que pode poupar muitos milhares de milhão no futuro.

Isto não quer dizer que se possa dispensar o escrutínio público. Mas esse deve incidir sobre as competências e historial dos nomeados e sobre a sua independência relativamente a lobbies privados.

Mas convém sempre não esquecer que ‘if you pay peanuts you get monkeys’ (‘pagando amendoins apenas se atraem macacos’).

Tags: Estados de Alma, Opinião, José Ferreira Machado[b]

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Amendoins e Macacos Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos