Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

]"A fuga de cérebros é uma treta"

Ir para baixo

]"A fuga de cérebros é uma treta" Empty ]"A fuga de cérebros é uma treta"

Mensagem por Vitor mango Qua Ago 24, 2011 12:55 am

"A fuga de cérebros é uma treta"

Hoje
"A fuga de cérebros é uma treta"

Faz-se a entrevista pouco depois da primeira ronda no hospital. O médico revela que a sua biografia sobre o Nobel Egas Moniz já vai na 4.ª edição, comenta o 'regresso' à agricultura e pescas de Cavaco Silva e o novo Governo. Recorda os tempos passados em Nova Iorque e de como a mãe marcou mais presença na missa na altura em que os filhos estavam na guerra.

Em entrevista ao DN, João Lobo Antunes diz que nunca vai muito tempo de férias seguido, mas quando parte deixa tudo para trás. A não ser a literatura que tem em atraso: "Preparo a minha dieta de leitura para este tempo." E deixa tudo porque "há um cansaço físico e mental quando chega esta altura. Estou completamente farto!"

Quando se lhe pergunta se com a crise ainda está mais cansado, nega: "As pessoas continuam a adoecer como sempre e a procurar os médicos. O que a crise implica é uma gestão muito mais humana." Não é para compensar?... (pergunta-se) "Não, esperam o que é legítimo e podem pagar para ter acesso à saúde." Considera que esse outro lado da Medicina também lhe diz respeito ao nível da sua tarefa de direcção de um serviço hospitalar, tal como o de "introduzir mais a consciência de que é preciso poupar".

Garante que há anos que tenta chamar a atenção para a necessidade de pensar nos futuros doentes e, por isso, alerta: "Se não podemos usar um material tão caro ou cómodo de aplicar, com um bocadinho mais de trabalho e mais imaginação, devemos usar o que não é tão dispendioso."

Lobo Antunes garante que não vai facilitar a vida ao novo ministro da Saúde porque o ministro da Saúde, que, diz, "conheço e respeito muito, é um homem com sentido das dificuldades económicas do País e tem que encontrar os profissionais de saúde sem afectar os cuidados que se prestam". Quanto ao facto de a crise que se vive em Portugal, muito cérebros poderem fugir para outros países, o neurocirurgião é peremptório: "Acho que isso é uma treta". E exemplifica: "Não vejo jovens investigadores de medicina molecular, que são de facto uma elite absolutamente extraordinária, manifestarem desejo de se irem embora para ir trabalhar para outro País".

Leia a entrevista na íntegra no e-paper do DN.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
]"A fuga de cérebros é uma treta" Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos