Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

António Vitorino: "UE está em perigo"

2 participantes

Ir para baixo

António Vitorino: "UE está em perigo" Empty António Vitorino: "UE está em perigo"

Mensagem por Vitor mango Qui Set 29, 2011 12:58 am

Atualidade António Vitorino: "UE está em perigo" « Atualidade « Página Inicial |

António Vitorino: "UE está em perigo"
Numa entrevista ao Expresso, o ex-comissário europeu considera que a queda da Grécia pode levar ao colapso do euro e este à desagregação da União Europeia. Votos cruciais começam hoje.
Luísa Meireles (texto) e Jorge Simão (fotos) (www.expresso.pt)
8:00 Quarta feira, 28 de setembro de 2011


"Já tive a ideia de refundar a União Europeia, quando ela passou de 15 para 27 Estados-membros e se fez o Tratado Constitucional"
"Já tive a ideia de refundar a União Europeia, quando ela passou de 15 para 27 Estados-membros e se fez o Tratado Constitucional"

António Vitorino considera que a queda da Grécia pode acarretar o colapso do euro e este à desagregação da União Europeia.

Numa entrevista ao Expresso, o antigo comissário europeu diz que os efeitos de tal acontecimento seriam devastadores para o mercado interno - o verdadeiro coração da União - na medida em que o contágio de um incumprimento grego seria imediato e não apenas para os pequenos países como Portugal e Irlanda.

Em causa estariam logo a Itália e a Espanha que, juntas representam 27% da economia europeia. Com tudo isto, diz António Vitorino, "já estamos a falar de mais de um terço da economia europeia afetado pela pressão dos mercados com base na questão da dívida". Só a banca francesa detem 600 mil milhões de euros dos países sobre-endividados.

António Vitorino também se manifesta contra a via federalista - se bem que considere fundamental discuti-la - e diz que perdeu as ilusões da refundação da União Europeia quando a Europa passou de 15 para 27 membros e se fez o Tratado Constitucional: "O caminho não é por aí".
O "pesado encargo" português

"Desconfio muito das lógicas de excesso de zelo. Tal como na culinária, os ingredientes têm de ser misturados na justa proporção"
"Desconfio muito das lógicas de excesso de zelo. Tal como na culinária, os ingredientes têm de ser misturados na justa proporção"
Mas António Vitorino defende que existem soluções para a atual crise e que elas já estão aí: os programas de assistência financeira aos Estados e a reformulação do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF). O problema, considera, é o ritmo da política, que está desadaptado ao dos mercados, neste tempo de globalização financeira.

Quanto a Portugal, o político socialista, que se afirma retirado da política ativa, diz que tem um "pesado caderno de encargos" a cumprir, mas mostra-se desconfiado em relação ao que chama "as lógicas de excesso de zelo".

"É fundamental por em ordem as finanças públicas (...) mas se não se acrescentar a componente de crescimento económico, não há saída".
Segundo António Vitorino, este ano a Europa (incluindo a Alemanha) irá entrar em recessão.
Votos cruciais

A entrevista de António Vitorino surge numa altura em que uma série de países vão votar nos seus Parlamentos a reformulação do FEEF, que lhe permitirá, nomeadamente, a compra de títulos da dívida dos países em situação difícil no mercado secundário.

Sem o acordo de todos os 17 Estados-membros da zona euro, essa reformulação - peça chave das decisões tomadas a 21 de julho para resolver o problema da dívida soberana - não pode entrar em vigor.

Dos 17 Estados oito já votaram, mas faltam alguns considerados cruciais, na medida em que têm colocado muitos problemas: a Finlândia, que vota hoje, e a Alemanha, amanhã, onde o voto está a ser objeto de dura luta política dentro do próprio partido da chanceler Angela Merkel.

O último a votar será a Eslováquia, no 11 de outubro, cuja primeira-ministra encarava a possibilidade de pôr a votos igualmente uma moção de confiança do seu Governo de coligação. A Eslovénia, a Estónia e a Áustria também têm planeado votações nos próximos dias.

No fim de semana foram divulgados planos de que estaria na forja um grande aumento da capacidade do FEEF (para dois biliões de euros dos atuais 440 mil milhões).


Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/antonio-vitorino-ue-esta-em-perigo=f676674#ixzz1ZK2cOmem

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
António Vitorino: "UE está em perigo" Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117569

Ir para o topo Ir para baixo

António Vitorino: "UE está em perigo" Empty Re: António Vitorino: "UE está em perigo"

Mensagem por Joao Ruiz Qui Set 29, 2011 3:40 am

.
Não gosto de gente, que só fala e não concretiza!


No No No No

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos