Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

NATAl, NATAL 2011

Ir para baixo

NATAl, NATAL 2011 Empty NATAl, NATAL 2011

Mensagem por Joao Ruiz Qui Dez 15, 2011 8:09 am

.
Bom Natal! Feliz Natal!


O Vagueando deseja, a todos os seus membros, amigos, participantes e visitantes uma feliz quadra natalícia 2011.




NATAl, NATAL 2011 0002076C


Última edição por Joao Ruiz em Dom Abr 22, 2012 4:26 pm, editado 1 vez(es)

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

NATAl, NATAL 2011 Empty Presépio vivo em Carrazeda de Ansiães

Mensagem por Joao Ruiz Qui Dez 22, 2011 4:39 am

.
Iniciativa pioneira

Presépio vivo em Carrazeda de Ansiães

A Escola Profissional de Ansiães aproveitou o dia de feira em Carrazeda para mostrar à comunidade um presépio ao vivo.

Os formandos do curso Técnico de Informação de Animação Turística, na vertente de Educação e Formação de Adultos, organizaram, esta terça-feira de manhã, uma iniciativa pioneira no concelho e que colocou à prova a sua capacidade de organização.

“Quis-se recriar algo de novo em Carrazeda. Foram motivados os formadores e os próprios formandos”, explicou o director da Escola Profissional de Ansiães.

Ainda segundo Ricardo Fiães, o presépio vivo foi composto com animais fornecidos pela comunidade local.
“Lançamos sempre o repto às pessoas locais. Sem eles não conseguiríamos recriar algo vivo. Vieram ovelhas, uma vaca e um burro”, explicou.

Uma vez que a representação da Escola Profissional de Ansiães ocorreu a dois passos do recinto da feira, o evento conseguiu captar o olhar de muitos curiosos.

, 2011-12-21
In DTM

NATAl, NATAL 2011 0002072D

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

NATAl, NATAL 2011 Empty Árvore de Natal feita de colmo

Mensagem por Joao Ruiz Qui Dez 22, 2011 4:44 am

.
Árvore de Natal feita de colmo

Mondim celebra Natal sem custos mas com criatividade

O Município de Mondim de Basto inaugurou, dia 16 de Dezembro, uma Árvore de Natal original, feita de colmo.

A agricultura foi, desde sempre, a actividade dominante no concelho, uma agricultura de subsistência assente na pequena propriedade, com os ciclos da natureza a marcar profundamente a vida local.

O colmo, que é uma parte da haste do centeio que fica nos campos depois das colheitas, faz parte integrante da paisagem da zona de montanha do concelho, assumindo-se como um elemento importante para a cobertura das casas e para fazer as crossas que agasalham os pastores das chuvas e do frio do Inverno.

A aposta em elementos típicos da região revelam o empenho da autarquia em preservar os costumes e os produtos locais. A autarquia decidiu este ano não gastar qualquer verba na iluminação de natal. Para assinalar a época optou por colocar “filtros de cor” na iluminação dos edifícios, dando um colorido diferente, quer ao edifício dos Paços do Concelho, quer aos edifícios religiosos. As imagens que decoram a zona envolvente foram realizadas pelos alunos do Agrupamento Vertical de Mondim de Basto.

A marcar este acto estiveram os alunos da Escola de Música Municipal, presenteando todos os presentes com um míni concerto, onde interpretaram músicas alusivas à quadra natalícia.

, 2011-12-21
In DTM

NATAl, NATAL 2011 0002075C

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

NATAl, NATAL 2011 Empty Uma hora para decidir quem paga

Mensagem por Joao Ruiz Qui Dez 22, 2011 4:49 am

.
Uma hora para decidir quem paga

NATAl, NATAL 2011 Assembleia_municipal_bgc

Dois votos a favor, um voto contra e 82 abstenções.

Os almoços não são de borla, já se sabe, mas levar quase uma hora para decidir quem paga o almoço de Natal da Assembleia Municipal é quase histórico. Foi o que aconteceu na última sessão.

O deputado do CDS, Guedes de Almeida, não gostou do facto de o convite ter partido do Executivo Municipal. Vai daí, propôs um requerimento aconselhando o Executivo liderado por Jorge Nunes a não pagar a conta, imputando-a a cada um dos 60 membros da AM inscritos para o almoço.

E como tantas vezes acontece nestas sessões, muitos deputados terão votado sem saber bem o quê, pois a proposta foi aprovada com dois votos a favor, um voto contra e 82 abstenções.

Apesar de os requerimentos não poderem ser discutidos, a verdade é que se gerou um sururu na sala, com vários dos presentes a terem dificuldade em aceitar os 20 euros previstos. Ainda houve quem apresentasse um segundo requerimento para anular o primeiro, que tinha sido aprovado, recorde-se, em votação do plenário.

A Mesa não o aceitou e quem foi (não todos os que estavam inscritos) teve de pagar 20 euros. Pelo meio, ainda se discutiu se o dinheiro que a Câmara previa gastar (cerca de 1400 euros) deveria ser empregue num almoço solidário, proposta rejeitada por maioria. E lá se gastou quase uma hora da sessão.

Jornal Nordeste, 2011-12-21

NATAl, NATAL 2011 00020488

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

NATAl, NATAL 2011 Empty Cavaco Silva deseja que não falte "energia" ao Governo

Mensagem por Joao Ruiz Qui Dez 22, 2011 6:16 pm

.
Cavaco Silva deseja que não falte "energia" ao Governo

por Lusa
Ontem

NATAl, NATAL 2011 Ng1752803

O Presidente da República desejou hoje que não falte a "energia" aos membros do Governo, para que tenham a "resistência física e psicológica" para levar pela frente a governação mais escrutinada da democracia portuguesa.

O Chefe de Estado reafirmou a "cooperação activa do Presidente da República na realização dos objectivos do interesse nacional", porque "é fundamental" no "tempo difícil do país" que "exista uma boa cooperação entre os órgãos de soberania".

"Este ano de 2011 foi um ano difícil, um ano exigente e com certeza que o ano que vem aí não será um ano menos exigente, por isso eu faço votos para que a todos os membros do Governo não falte a energia, a resistência para levar por diante a boa governação que o país precisa. E não apenas resistência física, é preciso também resistência psicológica", afirmou Cavaco Silva.

O Presidente falava perante os membros do Governo, que se deslocaram ao Palácio de Belém para lhe apresentar cumprimentos de boas festas.

Cavaco Silva sublinhou que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, lidera um Governo que é aquele que "talvez no tempo da democracia" mais "está sujeito a escrutínio, escrutínio interno e escrutínio externo".

"Não sei qual terá sido o outro Governo com mais escrutínio do que este que o senhor primeiro-ministro lidera. Por isso, o país precisa que o senhor primeiro-ministro tenha sorte e tenha sucesso, porque se o tiver, com certeza resultam vantagens e benefícios para todo o povo português", declarou.

O Chefe de Estado manifestou-se "convencido" que "a maioria dos portugueses olha com sentido de esperança para o Governo, isso também aumenta a responsabilidade do Governo".

O Presidente quis desejar a cada um dos membros do Governo e às suas famílias "um feliz Natal com saúde, mas também com descanso, porque contrariamente aquilo que muitos portugueses pensam, os ministros, secretários de Estado e o primeiro-ministro não são super-homens".

"Às vezes até se espera que os membros do Governo façam tudo e muito rapidamente, e às vezes até se espera que façam milagres. É bom que os portugueses estejam conscientes que os membros do Governo são pessoas, são seres humanos, não são super-homens", considerou.

"Para o ano de 2012 desejo bom trabalho a todos, que esse trabalho lhes traga muitas alegrias, porque se for assim também trará alegrias para o povo português", afirmou.

Quanto a 2011, disse o Presidente, foi um "ano que na história política portuguesa do século XXI vai ter direito certamente a mais do que uma nota de pé de página, certamente mais do que uma meia página, porque foi um ano em que abundaram factos e decisões marcantes", na vida do país, "factos e decisões que alguns consideraram como positivos e outros como negativos, mas de qualquer forma marcantes".

"Um ano que não foi insípido e que para os historiadores não vai passar despercebido, e foi o ano em que este Governo iniciou as suas funções, acaba mesmo de completar os primeiros seis meses de vida", afirmou.

Nestes seis meses de vida, disse o Presidente, "os membros do Governo já tomaram bem consciência de que governar é muito exigente, é muito difícil, é muito responsável".

"Por isso, muitas vezes, os dissabores sobrepõem-se às alegrias que podemos ter no desempenho de funções públicas. As 24 horas do dia podem até não ser suficientes para tomar consciência das alegrias que nos conseguimos quando realizamos determinadas funções públicas", considerou.

Cavaco Silva disse entender que se deve "agradecer àqueles que aceitam suspender a sua vida profissional para desempenhar cargos governativos".

"Há uma ideia errada no nosso país que são muitos aqueles que gostariam de fazer isso. São muito menos aqueles que estão disponíveis para suspender a sua atividade profissional e exercer um cargo governativo do que aquilo que a população em geral pensa", afirmou.

"Normalmente só quando se passa pela experiencia da governação é que se sente como as coisas são diferentes do que nós imaginávamos

In DN

NATAl, NATAL 2011 000200B0

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

NATAl, NATAL 2011 Empty Período «mágico»

Mensagem por Joao Ruiz Dom Dez 25, 2011 8:51 am

.
Período «mágico»

NATAl, NATAL 2011 Careto_2011_podence

Mascarados animam a quadra natalícia nas aldeias do nordeste transmontano

O nordeste transmontano vive nesta altura do ano um período «mágico» com as festas dos mascarados que saem à rua nos próximos 12 dias e que deixam investigadores intrigados e populações em alvoroço.

»Estes rituais do solstício de inverno são manifestações populares, onde se juntam o sagrado e o profano, as duas principais componentes destes atos festivos que surgem de forma muito «sui generis» e que são diferenciados de aldeia para aldeia», explicou à Lusa o investigador António Tiza, também presidente da Academia da Máscara Ibérica.

Segundo o investigador, estes rituais, que envolvem figuras «demónicas e pantomineiras mascaradas» e que encarnam ritos de «fecundidade e abundância», são cultos a prestar nas festas de inverno no nordeste transmontano: uns são dedicados aos santos, ouros a Jesus Cristo no seu nascimento e na adoração pelos Reis Magos.

Por outro lado, e com um cariz mais pagão, são celebrados outros rituais semelhantes em honra dos deuses, do sol da natureza e num espaço único que é a rua ou a praça pública.

O Carocho de Constantim e Velha de Vila Chã (Miranda do Douro), os Velhos em Bruçó, o Farandulo de Tó, ou o Chocaleiro de Bemposta (Mogadouro), são apenas alguns dos rituais «ainda carregados da sua pureza original», que nos próximos 12 dias animam as gélidas terras transmontanas.

«Estes rituais chegaram aos nossos tempos carregados de simbologia, embora no passado tenham sido perseguidos pela Igreja, chegando mesmo a serem proibidos em algumas localidades. A vontade popular falou mais alto continuam a animar o Natal transmontano», disse António Tiza.

Estes rituais são «únicos em território nacional» e, ano após ano, investigadores vindos de Espanha, França, Inglaterra e outros países do norte da Europa deslocam-se às aldeias nordestinas para percebem o significado de tais manifestações de raiz popular e que se perdem na memória do tempos.

No entanto houve aldeias que deixaram a cair no esquecimento estes rituais e agora com base em testemunhos escritos tenta-se «reanimar» um legado que faz parte da herança da presença das comunidades celtas na região transmontana.

«Tentamos neste momento estudar a possibilidade de voltar a colocar no terreiro público um figura mascarada há muito tempo perdida por imposição da igreja e que é o chocalheiro de Bruçó, tendo por base apenas escritos antigos», exemplificou o investigador.

Se no passado estas festividades estavam «estritamente» reservadas aos homens, com o despovoamento do interior, as populações começaram a introduzir algumas mudanças no rituais para os manter vivos e as mulheres começam a ocupar um lugar de destaque, tudo em nome da tradição.

Lusa, 2011-12-25

NATAl, NATAL 2011 00020469

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

NATAl, NATAL 2011 Empty "As crianças contam mais do que qualquer outra coisa"

Mensagem por Joao Ruiz Dom Dez 25, 2011 8:58 am

.
"As crianças contam mais do que qualquer outra coisa"
Ontem


NATAl, NATAL 2011 Ng1754121

Na véspera de Natal, ninguém melhor do que o Pai Natal para dar o seu testemunho sobre o que Portugal tem de melhor. E a sua escolha, como quase se poderia adivinhar, são as crianças.

"É para elas que eu trabalho e também é por elas que eu vivo", assinala o Pai Natal. E a justificação é simples, tal como a crença dos mais novos nesta personagem que povoa o seu imaginário: "Dá-me um grande prazer dar alegria às crianças."

O mais simpático velhinho de longas barbas brancas e fato vermelho reforça a sua ideia. "Considero a criança o ser número um, seja rapaz ou rapariga. As crianças contam mais do que qualquer outra coisa", sublinha o Pai Natal, que, acreditam os mais novos, fará esta noite a sua grande viagem à volta do mundo.

In DN

NATAl, NATAL 2011 0002046B

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

NATAl, NATAL 2011 Empty Ronaldo deseja Feliz Natal desde as... Maldivas

Mensagem por Joao Ruiz Dom Dez 25, 2011 9:06 am

.
Ronaldo deseja Feliz Natal desde as... Maldivas
por DN.ptOntem


NATAl, NATAL 2011 Ng1754507

O jogador vai estar nas ilhas Maldivas até meados da próxima semana

O internacional português está de férias com a namorada, mas não se esqueceu dos fãs na véspera de Natal.

Cristiano Ronaldo colocou esta tarde uma fotografia na sua página de Facebook a que juntou uma mensagem de Natal para os milhares de seguidores: "Estou a gozar as minhas férias e gostaria de desejar a todos vocês um Feliz Natal

In DN

NATAl, NATAL 2011 0002045E

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

NATAl, NATAL 2011 Empty Natal: Papa pede o fim da violência na Síria

Mensagem por Joao Ruiz Dom Dez 25, 2011 9:15 am

.
Natal: Papa pede o fim da violência na Síria
Hoje


NATAl, NATAL 2011 Ng1754829

O papa Bento XVII pediu hoje o fim da violência na Síria, "onde já se derramou tanto sangue", o retomar do diálogo entre israelitas e palestinianos, e ajuda para os povos vítimas da fome no Corno de África.

Perante milhares de pessoas reunidas na praça de São Pedro, no Vaticano, o papa pronunciou a mensagem de Natal, em que também apelou à solidariedade para com as populações do sudeste asiático vítimas de graves inundações, sobretudo da Tailândia e Filipinas.

Num discurso em que tradicionalmente reflecte sobre a situação do mundo, Bento XVII defendeu a "plena reconciliação e a estabilidade" no Iraque e Afeganistão, assim como nos países do Norte de África e Médio Oriente.

O Chefe da Igreja Católica pediu ajuda para os povos do Corno de África, vítimas da fome, e para os refugiados dessa região, "tão duramente afetados na sua dignidade".

Bento XVI desejou ainda "perspectivas de diálogo e a cooperação" na Birmânia e "estabilidade política nos países da região africana dos Grandes Lagos e o fortalecimento do compromisso dos habitantes do Sudão do Sul, para proteger os direitos de todos os cidadãos".

O papa considerou, na sua mensagem de Natal, que "o grande pecado" dos homens é tentar competir com Deus, pretendo ocupar o seu posto ao decidir o que é bom ou mau, serem donos da vida e da morte.

"Jesus foi enviado por Deus para nos salvar de esse mal profundo, arreigado no Homem e na História, que é a separação de Deus, o presunçoso orgulho de atuar por si mesmo, tentar competir com Deus e ocupar o seu posto, decidir o que é bom e mau e ser dono da vida e da morte", declarou.

In DN

NATAl, NATAL 2011 0002046C

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

NATAl, NATAL 2011 Empty Feliz (sim, feliz) Natal!

Mensagem por Joao Ruiz Dom Dez 25, 2011 9:56 am

.
Feliz (sim, feliz) Natal!

por FERREIRA FERNANDES
Ontem

NATAl, NATAL 2011 Ferreira_fernandes

Hoje à noite vou comer mais do que costumo. E beber, também. Acho que quase sempre fiz isto nos outros anos, mas pela primeira vez faço-o sob dedos reprovadores: "Os tempos não estão para excessos..." Pois faço questão de ter Natal quando eu quero: pelo Natal. Nunca exagerei em presentes, mas desta vez forço-me a um excesso: darei mais do que no ano passado. Como vivo dentro do que posso, um exagero não me há-de prejudicar por aí além. E nem vou desculpar-me com "um dia não são dias", vou viver o dia convencido, mesmo, de que tenho razões para sorrir e ser feliz. No primeiro ano que vivi um Natal sem família, num restaurante universitário parisiense, de mesas, nessa noite, vazias, comi dois "petits-suisses", em dobro da dose costumeira porque queria celebrar. No segundo Natal solitário, no ano seguinte, num lar da Sonacotra para trabalhadores imigrados, em Bordéus, bebi sozinho uma garrafa de vinho porque um velho (mais novo do que sou hoje) argelino ma ofereceu, ele que não bebia, e queria fazer-me saber que ele sabia que era uma noite especial para mim. De cada vez que enchi o copo, saudei-o, e falámos de Blida, a terra dele, e dos laranjais da terra dele. Desses dois Natais nunca me condoí de mim, não me permitiria, já tinha lido Primo Levi e tinha pudor de saber o que era sofrer. "És feliz, não és?", direi mais logo a alguém que amo, e que vive longe. Ela vai dizer que sim.

In DN

NATAl, NATAL 2011 000200B0

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

NATAl, NATAL 2011 Empty Jesus não era cristão?

Mensagem por Joao Ruiz Dom Dez 25, 2011 10:12 am

.
Jesus não era cristão?

por ANSELMO BORGES
Ontem

NATAl, NATAL 2011 Anselmo_borges

Uma "notícia", proclamada alto e bom som na televisão e nos media em geral: "Jesus não era cristão." O seu arauto: José Rodrigues dos Santos.

Afinal, em que ficamos: Jesus era cristão ou não? Se por cristão entendermos um discípulo de Jesus Cristo, então Jesus não era cristão, pois ele não foi discípulo de si mesmo. Se entendermos por cristão aquele movimento histórico que chegou até nós com esse nome e que tem na sua base a fé em Jesus, o Cristo, então Jesus era cristão, na medida em que a sua pessoa e o que ele anunciou e fez constituem o fundamento do cristianismo. Foi em Antioquia, que, pelo ano 48, pela primeira vez, os discípulos receberam o nome de cristãos, como pode ler-se nos Actos dos Apóstolos.

Infelizmente, entre nós, o saber sobre a religião e as religiões é primário. A razão está em que o estudo do fenómeno religioso tem estado ausente da Universidade. Depois, há alguma má vontade, por vezes justificada, contra a Igreja, e esta não se tem esforçado suficientemente para esclarecer os cristãos e as pessoas em geral.

Deste modo se explica, como disse o reputado exegeta Padre Carreira das Neves, que investigou em Jerusalém e em Roma, em bibliotecas com centenas de milhares de volumes dedicados ao tema, tendo ele próprio uma pequena biblioteca de três mil volumes, que chegue José Rodrigues dos Santos e qual Pitonisa de Delfos pense arrumar a questão com dezoito volumes. Não é bom não se cumprir o velho preceito: que o sapateiro não vá além da sandália.

Tenho repetido que, sendo Jesus a figura mais estudada da história por especialistas eminentes, que dedicaram e dedicam a sua vida ao tema, se José Rodrigues dos Santos julga ter encontrado a verdadeira identidade de Jesus Cristo, deveria escrever um artigo científico ou uma tese e deixar-se confrontar então com os seus pares, e o seu nome ficaria inapagável na lista da investigação. O que não pode é jogar ao mesmo tempo nos dois tabuleiros: o ficcional e o histórico-teológico, pois isso é desonesto intelectualmente, já que o leitor não tem maneira de destrinçar entre os dois planos. Quando é que é história? Quando é que é ficção?

O Novo Testamento contém muitas "fraudes", pois não existem originais, diz ele. Que diríamos então das obras da Antiguidade Clássica, da Ilíada, da Odisseia, das obras de Platão? Em relação ao Novo Testamento, há uns 115 papiros com quase todo o seu texto, dos séculos II e III, e um fragmento do capítulo 18 do Evangelho de João foi escrito pelo ano 125 e é praticamente idêntico ao que editamos hoje a partir de manuscritos posteriores. O cânone, no essencial, estava estabelecido pelo ano 200.

Por mim, apresentei o livro, no contexto do que deve ser uma apresentação: um diálogo crítico com a obra e o autor. Os jornais referiram a minha crítica e discordância. A RTP, essa, limitou-se a dizer - intencionalmente? - que eu o tinha apresentado. Como a minha crítica não foi sequer mencionada - José Rodrigues dos Santos, pelo contrário, teve espaço amplo de divulgação do seu livro, até no telejornal, o que levou ao protesto de muitos, perguntando se não se está a ferir a norma da imparcialidade de uma televisão que deve ser serviço público -, muita gente pensou que eu tinha ido a Lisboa abençoá-lo. Afinal, não é sem razão que há quem se queixe do abuso do poder dos jornalistas, concretamente na televisão.

De qualquer forma, esta polémica revela que Jesus continua a ser uma figura apelativa, que exerce fascínio. Mesmo O Último Segredo quer clonar Jesus, porque seria factor de paz para o mundo.

Quer se queira quer não, o Natal existe por causa de Jesus Cristo. Ele é uma figura determinante da História, que, sem ele, seria diferente. Como escreveu o filósofo ateu Ernst Bloch, foi por ele que veio ao mundo a afirmação de que todos os seres humanos têm dignidade inviolável. Aliás, a própria ideia de pessoa e dos seus direitos tem na base a discussão à volta da sua pessoa. Jesus está na origem da religião maioritária no mundo. Numa população mundial, calculada em 6900 milhões, há 2180 milhões de cristãos: uma em cada três pessoas no mundo é cristã.

In DN

Embarassed Rolling Eyes


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

NATAl, NATAL 2011 Empty Mais de 80 mil crianças quiseram seguir o Pai Natal

Mensagem por Joao Ruiz Dom Dez 25, 2011 11:07 am

.
Mais de 80 mil crianças quiseram seguir o Pai Natal

por Lusa e DN.pt
Hoje

O Comando de Defesa Aeroespacial Norte-americano (NORAD), que todos os anos simula que acompanha o percurso do Pai Natal pelo mundo, registou esta noite um recorde de mais de 80 mil chamadas de crianças que queriam saber por onde andava a mítica figura.

Na base da força aérea no Colorado, os voluntários da operação NORAD "Tracks Santa", realizada anualmente desde 1955, começaram a receber a partir das 04:00 locais chamadas das crianças que queriam saber onde estava a ser feita a distribuição de prendas pelo velho de barbas brancas mais famoso do mundo.

Veja aqui a passagem do Pai Natal por Nova Iorque, onde homemangeou as vítimas do 11 de Setembro:


O percurso do Pai Natal pode ser acompanhado no sítio da Internet do NORAD, que disponibiliza a localização atual e próximo destino do Pai Natal, bem como através do Facebook e Twitter.

Entre os voluntários da operação deste ano encontra-se a primeira-dama norte-americana Michelle Obama, que o faz pelo segundo ano consecutivo, tendo atendido esta noite 10 chamadas a partir do Havai, onde goza uns dias de férias em família.

In DN

NATAl, NATAL 2011 0002046D

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

NATAl, NATAL 2011 Empty Pasteleiros em Trás-os-Montes tentam fintar a crise

Mensagem por Joao Ruiz Seg Dez 26, 2011 8:11 am

.
Este Natal até o bolo-rei emagrece

Pasteleiros em Trás-os-Montes tentam fintar a crise

Pasteleiros em Trás-os-Montes tentam fintar a crise e atrair clientes com doçaria de menor peso e, portanto, mais barata.

Os tradicionais doces natalícios não podem faltar na região de Trás-os-Montes, mas a verdade é que a crise leva as famílias a comprar cada vez menos. O bolo-rei, as orelhas-de-abade ou os sonhos de Natal são obrigatórios, mesmo com menos dinheiro nas carteiras.

A TVI foi ver como se confeccionam alguns dos tradicionais doces de Natal. Na altura de preparar as iguarias, os pasteleiros não descuram o engenho e a arte, mas apostam este ano em unidades de menor peso. O objectivo é contornar a crise que salta à vista: os clientes apreciam os doces, mas compram em menor quantidade.

Por isso, o segredo é colocar à venda bolos-rei de 500 gramas, por exemplo, em vez dos tradicionais dois quilos. É um Natal mais poupado em Trás-os-Montes, mas sem dúvida muito doce.

, 2011-12-26
In DTM

NATAl, NATAL 2011 00020762

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

NATAl, NATAL 2011 Empty Padre oferece pinheiros aos paroquianos

Mensagem por Joao Ruiz Seg Dez 26, 2011 8:16 am

.
Num total de mil pinheiros

NATAl, NATAL 2011 Pinheironata_400x225

Padre oferece pinheiros aos paroquianos

Uma iniciativa do pároco da zona histórica de Bragança, Sobrinho Alves. A oferta dos pinheiros teve lugar no final da Eucaristia de Natal.

Este ano, sob o lema «Ao mundo falta vida...ofereça vida neste Natal», o pároco da zona histórica de Bragança, Padre Sobrinho Alves, ofereceu um pinheiro a cada paroquiano, num total de mil pinheiros.

Símbolo da vida, o pinheiro é também associado à persistência e esperança.

A oferta dos pinheiros teve lugar no final da Eucaristia de Natal nas Igrejas da Sé, S. Vicente, Gimonde e Colégio do Coração de Jesus.

, 2011-12-26
In DTM

NATAl, NATAL 2011 00020476

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

NATAl, NATAL 2011 Empty Mensagem de Natal de Passos Coelho

Mensagem por Joao Ruiz Seg Dez 26, 2011 8:26 am

.

Mensagem de Natal de Passos Coelho



NATAl, NATAL 2011 000200AF

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

NATAl, NATAL 2011 Empty PCP reage à mensagem

Mensagem por Joao Ruiz Seg Dez 26, 2011 8:33 am

.
PCP reage à mensagem




NATAl, NATAL 2011 000200B1

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

NATAl, NATAL 2011 Empty Passos Coelho foi "realista" e demonstrou "ambição", diz o CDS

Mensagem por Joao Ruiz Seg Dez 26, 2011 8:41 am

.
Passos Coelho foi "realista" e demonstrou "ambição", diz o CDS

por Lusa
Ontem

A mensagem de Natal do primeiro-ministro foi "realista" e demonstrou "ambição", referiu em declarações à Lusa o porta-voz do CDS-PP, João Almeida, numa primeira reacção ao discurso de Pedro Passos Coelho.

"A mensagem foi realista porque não ignora a exigência do próximo ano e as promessas que Portugal vai ter de cumprir. É realista também porque tem consciência - o primeiro-ministro refere-o - dos sacrifícios que muitos portugueses estão a fazer neste momento, e salientou os mais novos e os mais velhos como alguns dos que estão a sentir esses sacrifícios", considerou o também vice-presidente da bancada parlamentar dos populares.

João Almeida sublinhou, no entanto, que a declaração do chefe do Governo "abre uma nova página" face à actuação do executivo para 2012: "Está relacionado com as reformas estruturais. São essas reformas estruturais que permitirão ao país, no final de todo este esforço, ter um caminho de crescimento e um caminho que permita que as pessoas vivam melhor". João Almeida destacou ainda dois exemplos que definiu como "marcantes" e directamente relacionados com a mensagem de Passos Coelho. "Trata-se da questão da justiça e a questão da concorrência e da regulação. São áreas que sabemos que há muitos anos funcionam mal no nosso país e que terão de funcionar muito melhor, terão de ser reformadas para que possamos ter outras condições, ter um crescimento económico e para recuperarmos, como também disse o primeiro-ministro, a confiança nas instituições", concluiu o porta-voz do CDS.

Pedro Passos Coelho apontou hoje 2012 como "um ano de grandes mudanças e transformações", que "incidirão com profundidade" nas "estruturas económicas", com a realização de reformas estruturais que visam a "democratização" da economia. Numa mensagem de Natal em que afirmou que há "razões para olhar de frente o futuro com esperança", o primeiro-ministro declarou que "os portugueses têm sido corajosos e que o seu esforço vai valer a pena".

In DN

NATAl, NATAL 2011 00020139

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

NATAl, NATAL 2011 Empty BE: Mensagem do primeiro-ministro foi de "ocultação e falsidades"

Mensagem por Joao Ruiz Seg Dez 26, 2011 8:47 am

.
BE: Mensagem do primeiro-ministro foi de "ocultação e falsidades"

por Lusa
Hoje

O dirigente e eurodeputado do Bloco de Esquerda (BE) Miguel Portas acusou hoje o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, de ter dirigindo uma mensagem de Natal aos portugueses de "ocultação e falsidades".

Em conferência de imprensa, na sede nacional do BE, Miguel Portas alegou que "o Governo projecta modificar em 2012 as fórmulas de cálculo das pensões de reforma de modo a que qualquer português fique com as prestações congeladas a partir de 246 euros", o que não foi referido por Passos Coelho na sua mensagem, na qual este se comprometeu a "honrar os compromissos".

Por outro lado, Miguel Portas questionou onde está o "ataque aos núcleos de privilégios injustificados" de que falou o primeiro-ministro e contestou a ideia de que o Governo PSD/CDS-PP vai avançar com "reformas estruturais", contrapondo que o que está em curso é "a contra-reforma".

O dirigente do BE sustentou que "todas as reformas estruturais deste Governo ficam-se sempre pelos de baixo" e destacou "a tentativa de criar mais meia hora de trabalho gratuita", considerando-a "uma reforma estrutural que é digna do século XIX e não do século XXI", contra os desempregados e os trabalhadores.

Miguel Portas afirmou que os portugueses "estão habituados às más notícias", mas "não se vão habituar à mentira, à falsidade e à ocultação" e defendeu que é preciso "romper com este caminho" de "austeridade em cima de austeridade".

O BE vai agir "no Parlamento, na dinamização dos movimentos de indignação e de resistência social" com o objectivo de que "o Governo acabe por recuar nas principais medidas que está a procurar aplicar", acrescentou.

Na mensagem de Natal que dirigiu aos portugueses no domingo, o primeiro-ministro apontou 2012 como "um ano de grandes mudanças e transformações", que "incidirão com profundidade" nas "estruturas económicas".

Passos Coelho declarou que "há razões para olhar de frente o futuro com esperança" e que os portugueses "têm sido corajosos e que o seu esforço vai valer a pena".

In DN

NATAl, NATAL 2011 00020465

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

NATAl, NATAL 2011 Empty PS considera mensagem do primeiro-ministro uma "desilusão"

Mensagem por Joao Ruiz Seg Dez 26, 2011 8:53 am

.
PS considera mensagem do primeiro-ministro uma "desilusão"

por Lusa
Hoje

NATAl, NATAL 2011 Ng1755743

O PS considerou que a mensagem de Natal do primeiro-ministro, transmitida no domingo, constituiu "uma desilusão", porque Passos Coelho nada justificou sobre as medidas de austeridade já tomadas e limitou-se a enunciar "meras intenções" sobre o futuro.

Numa reacção à mensagem de natal do primeiro-ministro, difundida domingo, António Galamba, secretário nacional do PS para a Organização, afirmou que Pedro Passos Coelho se limitou "a cumprir calendário" e "foi uma desilusão".

"Desilusão em relação ao passado recente do Governo, porque nada disse sobre o cortes do subsídio de Natal em 50 por cento, que acabou por se revelar desnecessário na sequência da integração do fundo de pensões, assim como nada disse sobre o aumento do IVA na electricidade e nos gás em 280 por cento, penalizando famílias e empresas quando existiam alternativas que o PS apresentou", sustentou António Galamba.

De acordo com o dirigente socialista, na sua mensagem de Natal, "o primeiro-ministro também nada disse sobre opções tomadas pelo seu Governo - e que revelam insensibilidade social - ou sobre os caminhos de austeridade que escolheu para Portugal atingir as metas a que está obrigado".

"Se houve desilusão em relação ao passado, também a mensagem foi uma desilusão em relação ao futuro. O primeiro-ministro apenas enunciou meras intenções, incapazes de gerarem a confiança e a esperança que os portugueses precisam", disse ainda António Galamba.

Na sua declaração aos jornalistas, Galamba reconheceu que "desta vez" o líder do executivo "não trouxe más notícias" aos portugueses.

"Mas o primeiro-ministro continuou a sublinhar um caminho baseado em receitas de austeridade. Limitou-se por isso a cumprir calendário, quando todos os dias os portugueses são confrontados com notícias de cortes, que contradizem as palavras do Governo", acrescentou.

In DN

NATAl, NATAL 2011 00020475

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

NATAl, NATAL 2011 Empty Homilia do bispo de Bragança-Miranda na noite de Natal

Mensagem por Joao Ruiz Qua Dez 28, 2011 7:56 am

.
A Luz e a beleza da Esperança

NATAl, NATAL 2011 Bispo_jose_cordeiro

Homilia do bispo de Bragança-Miranda na noite de Natal

Caríssimos Presbíteros, Párocos da Cidade
Acólitos da Catedral
Coro da Catedral
Irmãos e Irmãs

«Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor» (Lc 2, 10-11).

1. Desde o início do Ano litúrgico, o convite constante é à alegria: «Alegrai-vos sempre no Senhor: Novamente vos digo: Alegrai-vos». Pensando bem, devemos admitir que a alegria é uma palavra-chave do léxico cristão. Do Antigo Testamento, com a alegria de Deus e do homem na criação, ao Apocalipse, com a promessa da alegria sem sombras, um rio pleno de alegria percorre a Bíblia.

Alegria de Deus pela criação, a tal ponto que, vendo a beleza do mundo e especialmente da criatura humana, a pupila de Deus, dizem os rabinos, se dilatou, até fazer escorrer uma lágrima de extrema alegria divina e de prazer divino. A alegria é ao mesmo tempo uma realidade interior e uma manifestação exterior do abraço de Deus à humanidade.

S. Leão Magno, pregava assim para a festa do Natal do Senhor: «o nosso salvador, caríssimos, nasceu hodie (hoje); alegremo-nos. Não há lugar para a tristeza no dia em nasce a vida, uma vida que destrói o medo da morte e doa a alegria e a esperança da eternidade. Nenhum está excluído desta felicidade…».

Hoje contemplamos o presépio, Maria e José e o menino Jesus. A alegria de que se fala não é mero sentimento passageiro fruto de uma emoção e de uma exaltação momentânea; é uma realidade profunda que procede da certeza de termos sido salvos e de sabermo-nos em paz com o Deus da Paz. Esta intimidade de Deus determina a alegria autêntica e inaugura verdadeira festa que não conhece ocaso. Somos, portanto, servidores da alegria! No Natal, «tudo a rir se doura, de inocente luz» como escreveu Guerra Junqueiro.

2. A Liturgia de hoje concentra-nos no essencial do cristianismo. De facto, o ponto de partida do cristianismo e por consequência da Igreja, não são as Escrituras, mas é Jesus Cristo. A nossa fé tem a ver com a vida, com o nascimento de uma criança, o menino Jesus, e com a vitória definitiva sobre a morte com a cruz e a Páscoa do jovem-adulto, Jesus Cristo. «Nele é que estava a Vida de tudo o que veio a existir. E a Vida era a Luz dos homens» (Jo 1,4).

O Natal não é uma simples recordação, mas é uma profecia única. Natal não é uma festa sentimental, é a maior conversão da história. A luz que irradia desta festa é o abraço de Deus aos homens. O que se pensava impossível aconteceu. Natal é, por isso, a possibilidade do impossível. Deus visitou o seu povo e fez-se carne no seu filho doado ao mundo. Viver o Natal é ultrapassar qualquer imobilismo que o medo da crise pudesse causar.

Na celebração do Natal proclamamos solenemente: «O Verbo fez-se carne» e renova-se a esperança no coração. Para os cristãos a esperança é o encontro com Jesus Cristo. Nele, a carne da nossa fragilidade encontra-se com a beleza de Deus. Ele próprio fazendo-se homem quis amar-nos com um coração de carne e o seu coração continua a bater de amor por todos. O Natal, ainda antes das tão necessárias e urgentes medidas económicas, impele-nos a mudar o coração e a sermos construtores da justiça e da paz.

Convido todas as pessoas de boa vontade e de coração sincero a dar luz à esperança na vida quotidiana. A pessoa humana é o único ser vivo que espera. Ninguém está excluído da Esperança. Neste Natal dê uma luz à Esperança.

«Porque, pela sua encarnação, Ele, o Filho de Deus, uniu-se de certo modo a cada homem. Trabalhou com mãos humanas, pensou com uma inteligência humana, agiu com uma vontade humana, amou com um coração humano. Nascido da Virgem Maria, tornou-se verdadeiramente um de nós, semelhante a nós em tudo, exceto no pecado» (GS 22).

O tempo do Advento-Natal – adventus (tradução do grego parousía ou também epipháneia), Adventus, Natale, Epiphania exprimem a mesma realidade fundamental – Deus em nós.

«Quem é que ainda consegue viver o Natal na sua dimensão de mistério, de evento de fé?» [E. BIANCHI] Enfim existe uma ideologia do Natal e tudo concorre a que não se escandalize ou se maravilhe mais, não se ponham as perguntas, não nos sintamos interpelados. Caros irmãos e irmãs, o problema não é esperar ou desesperar, ser otimistas ou pessimistas, mas encontrar fundamento para a Esperança.

Na tradição judaica há um antigo poema chamado «as quatro noites», as quais são: a primeira é a noite da criação; a segunda é a noite da eleição, do sacrifício e da aliança com Abraão; a terceira noite que Israel nunca esquecerá é aquela do Êxodo, que para nós é a figura da Páscoa; a quarta é a noite em que a humanidade espera o Messias, que para nós é a noite em que se manifestou o Salvador, qual luz do mundo.

S. João da Cruz canta este mistério: «A corrente que desta fonte vem é forte poderosa, eu o sei bem, mesmo de noite… De lá está chamando as criaturas, que nela se saciam às escuras, porque é de noite. Aquela viva fonte que desejo, neste pão de vida já a vejo, mesmo de noite».

No Natal celebramos o mistério do Verbo que se fez homem, o qual faz a vontade do Pai, como leremos com solenidade na missa do dia: “o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus” (Jo 1,1). Esta atitude de contemplação, amor, disponibilidade e prontidão para fazer a vontade do Pai faz parte da própria natureza de Jesus Cristo. Nisto se cumpre o mistério total de Cristo, assim a via que parte de Belém procede inevitavelmente até ao Gólgota, vai da manjedoura até à cruz – da estrela natalícia ao sol da Páscoa.

Fazemos memória da primeira vinda (o passado), antecipamos a segunda vinda (o futuro), e fazemo-lo com a celebração de hoje (o presente).

3. «Amigo, neste Natal do Senhor quero vê-lo!». Assim disse Francisco de Assis, no início de dezembro de 1223, voltando-se para o amigo Giovanni Velita, um proprietário rico de Greccio. Francisco explicou ao seu amigo o que queria dizer “ver” o Natal. Daquela compreensão nasceu o presépio como é conhecido na cultura cristã, na piedade e na arte dos países latinos. Francisco é um crente com um coração de criança. Os antigos diziam: «para quem acredita tudo é prova, para quem não acredita nenhuma prova basta».

A sua fé “vê” o que crê; mas ele sentia uma “lacuna” na representação do nascimento do Filho de Deus. Graças às suas peregrinações a Roma, ele conhecia o nascimento representado nos mosaicos das grandes basílicas, mas não lhe bastava. Por isso, criou uma imagem viva do Menino de Belém, feito de carne, de um olhar, um gemido, um sorriso e, ao mesmo tempo, pediu um sacerdote para celebrar na noite a Eucaristia. E isto ainda hoje se pode ver, no fresco da gruta do Presépio em Greccio, próximo de Rieti em Itália.

«Nenhum sacerdote, nenhum teólogo estava junto da manjedoura de Belém. Todavia toda a teologia cristã tem a sua origem no milagre de todos os milagres, no facto que Deus se fez homem», observava Bonhoeffer.

Tertuliano sintetizou em três breves palavras o mistério da beleza e da vida de Cristo (o do Belém e o do calvário, porque o mistério pascal inclui também a encarnação do Verbo): caro salutis cardo (a carne é o eixo da salvação) [«De Resurrectione Mortuorum 8», CCL 2, 931]. De facto, o Pai quer salvar a humanidade através da carne do Filho, o fundamento da Páscoa da nossa salvação. O Senhor fazendo-se homem quis amar-nos com um coração de carne! A Eucaristia é, já, semeada em Belém, casa do pão.

4. Diante do presépio podemos dizer que a fé nasce do amor, isto é, da capacidade de um olhar novo que vem do sentir-se muito amados por Deus. Maria e José fizeram a experiência do que João escreveu na sua primeira carta: «O que existia desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplámos e as nossas mãos tocaram relativamente ao Verbo da Vida, de facto, a Vida manifestou-se; nós vimo-la, dela damos testemunho e anunciamos-vos a Vida eterna que estava junto do Pai e que se manifestou a nós - o que nós vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também vós estejais em comunhão connosco. E nós estamos em comunhão com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo» (1Jo 1,1-3).

O mistério do Natal é um mistério de pobreza, de simplicidade e de alegria, tudo o que é pobre, simples e humilde e por isso não é difícil de compreender para quem tem os olhos da fé. A simplicidade da fé ilumina toda a vida e faz-nos aceitar com docilidade as grandes coisas de Deus. Experimentamos como a alegria perfeita é possível também neste mundo, apesar dos sofrimentos e das dores de cada dia.

Uma vida sem reconhecimento é uma vida triste, difícil, que ignora o prazer e a beleza do dom, que acredita que tudo seja sempre devido, e antes de se alegrar pelo que possui, vive na raiva por aquilo que pensa que lhe foi retirado.

Caros irmãos e amigos: a nós foi-nos dada a alegria de poder dizer obrigado, de voltar a descobrir as palavras mágicas que tornam a vida mais leve, os gestos de fineza e de atenção que ultrapassam as tensões mais duras e abre a janela do encontro [Cf. D. Caldirola, Confessioni di un prete, 23].

O Senhor fazendo-se homem, quis amar-nos com um coração de carne! [Cf. Bento XVI, Audiência geral 02.12.2009]

D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda


, 2011-12-28
In DTM

NATAl, NATAL 2011 0002072D

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

NATAl, NATAL 2011 Empty Re: NATAl, NATAL 2011

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos