Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regresso às origens

Ir para baixo

Regresso às origens Empty Regresso às origens

Mensagem por Joao Ruiz Ter Fev 07, 2012 10:39 am

.
Oito casais jovens

Regresso às origens Atenor_jovens

Casas e tradições atraem jovens à Aldeia de Atenor

Atenor, aldeia transmontana de Miranda do Douro, é uma exceção à desertificação do interior do país, graças à fixação de jovens casais na terra num projeto de dinamização das tradições da Junta de Freguesia.

Nos últimos anos, oito casais jovens fixaram-se na aldeia com pouco mais de uma centena de habitantes, apostando em projetos profissionais inovadores, ligados às artes ou às práticas tradicionais.

A recuperação de casas tradicionais transmontanas, ações de dinamização cultural e promoção turística da aldeia e da sua relação com o património mirandês foram as chaves de uma estratégia autárquica que começou a dar resultados.

\\"Viver no interior tem os seus aspetos positivos” embora hajam “dificuldades como em todos os lados”, explica a engenheira do Ambiente Diana Caramelo, que deixou a Guarda há seis anos para residir na aldeia onde dirige a Associação Cultural \\"Lérias\\", que também explora o único café da terra.

Em paralelo, Diana Caramelo iniciou uma escola de música tradicional para todas as idades enquanto o seu marido, António Caramelo, trabalha como designer gráfico.

Um regresso de gentes às ruas até há pouco desertas é algo que dá confiança no futuro da aldeia junto dos mais idosos. É uma “malta bem vinda\\", que traz \\"sangue novo”. Se não fossem eles restavam três ou quatro velhotes na aldeia\\", afirma Francisco Pêra, de 73 anos.

E há quem troque a capital pelo ar frio do nordeste. O músico e antropólogo Ricardo Santos, com cerca de 30 anos, virou as costas a Lisboa e optou por viver em calma, mais perto da natureza.

“Sempre privilegiei meios urbanos mais pequenos e para mim aquilo que é qualidade de vida consigo-o encontrar mais depressa aqui, que numa grande cidade\\", justifica o músico de gaita de foles, conhecido como \\"professor Ricardo\\" pelos mais velhos mas também por Cláudia Costa, com cerca de 20 anos, que também veio de Lisboa para Trás-os-Montes.

\\"Estou a viver na aldeia há cerca de um ano e, como gosto de ouvir gaitas de foles, demonstrei interesse em aprender”, disse Cláudia Costa, que trabalha como fotógrafa.

Para o presidente da Junta de Freguesia, Moisés Pêra, a estratégia destas terras mais pequenas deve passar por captar novos habitantes que valorizem as vantagens da ruralidade.

É “nas aldeias do interior que poderá estar o futuro, já que as pessoas que vêm de fora têm outra forma de encarar as coisas\\", explica.

A qualidade de vida mas também a proximidade de vias estruturantes como o IC5 que liga Miranda do Douro e o litoral fazem da aldeia um caso de sucesso.

“Sou uma das pessoas que acreditam que a região pode tirar partido da crise que o país e a Europa atravessam”, confia Moisés Pêra, olhando para o futuro com um bocadinho mais de esperança que as aldeias vizinhas.

Lusa, 2012-02-07

Regresso às origens Smilie34

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos