Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lições do tiroteio Toulouse

Ir para baixo

Lições do tiroteio Toulouse Empty Lições do tiroteio Toulouse

Mensagem por Vitor mango Sex Mar 30, 2012 12:34 pm

Lições do tiroteio Toulouse
O que aconteceu ontem na França poderia acontecer amanhã em toda a Europa. Mas são essas comunidades preparados para o dia depois de um ataque acontece?
Por Claude Kandiyoti

Obter Haaretz no iPhone
Obter Haaretz sobre o Android

BRUXELAS - Na sexta-feira, 16 de março como faço todas as manhãs da semana, levei minha filha à escola. Ao entrar no edifício, através da entrada à prova de balas e passado os particulares, seguranças armados, notei dois policiais, um deles carregando uma metralhadora de grande porte. Isso é o que parece, mandar seus filhos à escola judaica nos dias de hoje na Europa.

Eu disse a mim mesmo que este era demais, e chamou o presidente do conselho da escola. Eu disse a ele com raiva que eu não entendia por que as crianças precisavam ser recebidos com armas de guerra. Três dias depois, o massacre em Toulouse me deixou sentir pena eu tinha falado tão rapidamente. Se só havia policiais armados na escola Hatorah Ozar.

Este evento horrível nos lembrou que a Europa não está realmente em paz. Suas minorias continuam sob ameaça, e as suas comunidades judaicas mais do que outros. O Islã radical tem atingido, e corre o risco de fazê-lo novamente. Existem dezenas de Mohammed Merahs na França, centenas de pessoas em toda a Europa - que foram treinados no Afeganistão ou no Paquistão e estão desesperados para importar jihad para nossas cidades. Os judeus são um alvo privilegiado.

Comunidades judaicas da Europa tornaram-se na linha da frente no exterior do Estado judeu. O que aconteceu ontem na França poderia acontecer amanhã em toda a Europa. Mas são essas comunidades preparados para o dia depois de um ataque acontece?

Protegendo nossas comunidades não é sobre a adição de mais injetores de máquina nas entradas para as nossas escolas e instituições, mas de "resiliência", isto é, a capacidade de uma determinada comunidade judaica de experimentar uma crise terrível como este e sair dela fortalecido em a longo prazo. Este tipo de catástrofe só pode ser superada por ter, além do aparato de segurança, um bem preparado, de nível três, a estrutura de gestão de crises. No nível coletivo, é de extrema importância para simular cenários de emergência.

A comunidade judaica tem de estar preparado para oferecer assistência psicológica a seus membros e se comunicar através de uma voz e uma mensagem com as autoridades e os meios de comunicação. Esta mensagem deve ser simples e contundente: "Nós, os judeus da Europa, são cidadãos do nosso país; um ataque contra nós equivale a um ataque contra a nação como um todo e deve ser tratado como tal. Não é natural que nós temos que proteger nossas escolas, centros comunitários e instituições.

nti-semitismo, depois de tudo, não é um problema judaico, mas o problema de todo o corpo político. Obviamente, é também o problema da comunidade muçulmana, que deve lutar contra os elementos extremistas em seu meio e educar os seus membros em um espírito de tolerância e abertura ao outro. Nós, os judeus da Europa estão ansiosos para ter um diálogo permanente com outras comunidades de fé, apenas para lutar lado a lado qualquer manifestação de ódio étnico ou religioso. "

A nível nacional, os líderes judeus devem se certificar de que todas as medidas apropriadas sejam tomadas pelos respectivos governos nacionais para proteger as suas pessoas, e manter canais de comunicação adequados com as autoridades e os meios de comunicação. Não é aceitável que as comunidades judaicas deve precisar de financiar sua própria segurança, às vezes colocando-os em risco de falência, como aconteceu em Istambul, na sequência do ataque terrorista de 2003.

A atitude certa é que assumida pelas autoridades francesas, que já em 2005 reconheceu um aumento do anti-semitismo, e ao longo dos próximos cinco anos investiu mais de 3 milhões de euros na modernização de segurança em edifícios comunais judeus em toda a França. Desde 2010, um adicional de 300.000 euros por ano foi transferida pelo Estado ao FSJU, a fundação para o trabalho social judaica. Depois, há a mensagem política, sem ambiguidades, ao longo das linhas de o presidente Nicolas Sarkozy da França deu em Toulouse: ". Este assassinato não diz respeito apenas a comunidade judaica: Toda a comunidade nacional é devastada e fica ao lado de vocês"

O terceiro nível diz respeito ao papel de Israel. Um aspecto prático do diálogo necessário entre ela e da Diáspora deve ser a partilha de Israel conosco sua experiência, infelizmente, grande em lidar com situações de pós-terror ataque.

A partir de hoje, apenas as comunidades de Paris, Londres e Viena judeus têm investido tempo e recursos financeiros na construção de um sistema de preparação convincente. Outras comunidades continuam extremamente vulneráveis ​​ao que hoje é um perigo claro e presente.

Para ter certeza, é muito desagradável que nas democracias ocidentais cidadãos judeus devem viver sob ameaça e deve promover a sua identidade cultural, sob a proteção da polícia. Mas isso é como é, ea situação é pouco provável que melhorar muito em breve. Melhor do que entendemos o mundo em que vivemos, desfrutar o bem que ela tem para oferecer, e se preparar para o pior.

Claude Kandiyoti é um empresário com sede em Bruxelas, um membro do Mundo Corpo Diplomático judaica e um ex-editor do contato judeu belga mensal J.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Lições do tiroteio Toulouse Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos