Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Carrazeda de Ansiães

Ir para baixo

Carrazeda de Ansiães Empty Carrazeda de Ansiães

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jun 24, 2012 9:07 am

.
Único moinho em Trás-os-Montes


Carrazeda recupera moinho de vento

Carrazeda de Ansiães inaugurou ontem o único moinho de vento a funcionar na região de Trás-os-Montes. Os moinhos mais vulgares no Nordeste Transmontano são movidos a água, mas este funciona com a força do vento.

O presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, José Luís Correia, sublinha que esta é mais uma aposta do município na valorização do património do concelho.

«Este é mais um exemplo, porque é um dos centros e motivos de atractividade para o concelho que nós pretendemos coordenar com outros motivos de atractividade no concelho», salienta o edil.

A população de Carrazeda mostra-se satisfeita com o novo monumento e acredita que vai aumentar o número de turistas a visitar a vila.

«É mais um monumento que traz mais turistas ao concelho», afirma Esmeralda Pimentel. «É uma alegria ver este moinho a funcionar. Ainda me lembro de o ver em ruínas», salienta Cristina Lima.

Quem ergueu o moinho em ruínas garante que não foi tarefa fácil. «Complicado e demorado», afirma João Filipe.«Levou 15 toneladas de madeira. A maior parte do moinho é em madeira, pedra é só o exterior», explica João Pragal.

O moinho de vento salta á vista mesmo à entrada da vila de Carrazeda de Ansiães. Erguido em 1900, deixou de funcionar 10 anos depois. A recuperação da infra-estrutura em ruínas representa um investimento de cerca de 97 mil euros, comparticipado em 50 por cento por fundos comunitários.

Brigantia, 2012-06-18
In DTM

Carrazeda de Ansiães Images?q=tbn:ANd9GcQQG9ilBmYGgjGjw4DWe5-rALaciVL3_CXaAMuYe9Hq8r7InZAhGzWW

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Carrazeda de Ansiães Empty Autarca de Carrazeda acusa ministra de faltar à palavra

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jun 24, 2012 10:38 am

.
Manifestação apartidária

Carrazeda de Ansiães Manif_tribunal_1


Autarca de Carrazeda acusa ministra de faltar à palavra

Cerca de 200 pessoas concentraram-se ontem em frente ao tribunal de Carrazeda de Ansiães para protestar contra o seu encerramento. Este tribunal é um dos cinco que o Ministério da Justiça quer encerrar no distrito de Bragança, passando os seus processos para o de Vila Flor.

O executivo camarário quis dar um sinal da sua contestação e convocou uma manifestação apartidária para dizer à ministra da Justiça que toda a população do concelho está contra o novo mapa judiciário.

É que segundo o presidente da Câmara a ministra foi sensível aos seus argumentos em reunião recente, mas afinal de contas, manda encerrar o tribunal.“Mostrou-se preocupada e disse que tudo faria para que este tribunal não encerrasse e por isso faltou à palavra”, refere José Luís Correia, acrescentando que “temos de ter sempre uma esperança e espero bem que isso não venha a acontecer”.

O autarca entende que a luta deve continuar, caso contrário, depois do tribunal o Governo do PSD/CDS-PP poderá acabar também com outros serviços públicos, a começar pelo serviço de Finanças.É por isso que a vereadora independente diz que a manifestação de ontem não é suficiente.“Isto foi um sinal mas não chega.

Para mim é muito pouco isto não chega a Lisboa, não entendem esta linguagem”, afirma Olímpia Candeias. “Todos os autarcas do distrito deviam juntar-se e tomar uma medida em conjunto e aí já vão entender. Eles tremem quando isso acontece”.

O vereador do PS vai mais longe e lembra uma proposta informal que apresentou em reunião de Câmara e em que levantou a hipótese de demissão em bloco dos executivos dos concelhos afectados pela reforma da Justiça.“Era uma proposta a seguir por nós próprios mas também por todas as câmaras envolvidas neste processo”, refere Augusto Faustino, que sugere que “todos os autarcas dos concelhos afectados entreguem a chave dos concelhos à ministra da justiça”.

Entre as cerca de duas centenas de manifestantes estava a indignada Antónia Meireles, moradora em Castanheiro do Norte, que não poupou críticas à ministra da Justiça.

“O tribunal faz muita falta principalmente às pessoas de idade porque elas querem deslocar-se e não têm dinheiro. Nós também somos gente, não são só os de Lisboa”, refere indignada.

Brigantia, 2012-06-19
In DTM

Carrazeda de Ansiães Images?q=tbn:ANd9GcRvyXAsbfqgnWFK72bZHZCQGp9ojcg8OWrMo-qZJFt_0pPIR2poIMvYfB8

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Carrazeda de Ansiães Empty Festival de Artes de Pombal de Ansiães

Mensagem por Joao Ruiz Qua Ago 08, 2012 5:10 pm

.
O FARPA vai na 15ª edição

Carrazeda de Ansiães Farpa2012

Festival de Artes de Pombal de Ansiães

Já começou o FARPA – Festival de Artes de Pombal de Ansiães.Evento organizado pela associação recreativa e cultural desta freguesia do concelho de Carrazeda de Ansiães e que já vai na 15ª edição.

Este ano, devido à crise e à falta de apoios, foi necessário cortar no programa de actividades.“A programação é um pouco menos preenchida do que nos anos anteriores pois estamos a passar um período difícil e tivemos até em risco de não fazer o FARPA por causa dos apoios que costumamos receber” explica a presidente da associação, Fernanda Cardoso, acrescentando que “a qualidade não fica aquém dos outros anos embora haja menos iniciativas na programação”.

O FARPA que começou com 15 dias de actividades vê-se reduzido a seis este ano e com duas a três iniciativas por dia.Mesmo assim, o evento de Pombal de Ansiães continua. Suspende-lo à espera de melhores dias poderia significar o seu fim.

“Se o FARPA não fosse uma das principais actividades da nossa associação muito dificilmente ele seria retomado porque depois de parado é difícil recomeçar”, reconhece.

O FARPA – Festival de Artes de Pombal de Ansiães, termina na próxima quinta-feira, dia 9.
Do cartaz constam diversos espectáculos de teatro e música, bem como exposições e workshops.

, 2012-08-07
In DTM

Carrazeda de Ansiães Images?q=tbn:ANd9GcQkYjjePTVTUBFpPPNrgXpWi8vKdn4mUjQUiHZ0PsL666T5_oxBUNbr-w

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Carrazeda de Ansiães Empty Maça gigante em Carrazeda de Ansiães

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Set 01, 2012 11:18 am

.
Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite

Carrazeda de Ansiães Feira_maca

Maça gigante em Carrazeda de Ansiães

Começa hoje a décima sétima Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite, em Carrazeda de Ansiães.À semelhança dos anos anteriores são esperados milhares de visitantes para este certame que é já uma referência para o concelho.

Este ano, o motivo de atração é uma maçã gigante feita a partir de várias maçãs. Com um orçamento de 75 mil euros, o autarca de Carrazeda, espera “promover e divulgar os três produtos principais da Agricultura da região e proporcionar a venda directa dos produtos, valorizar a Agricultura, a gastronomia local, e a economia local”.

Ao todo são cerca de 100 expositores vindos de vários pontos do país. José Luís Correia tem boas expectativas em relação à feira. “Espero que o certame corra bem e que o dinheiro gasto seja um investimento que promova e dinamize a economia do concelho”, concluiu.A feira da Maçã, do Vinho e do azeite começa hoje e termina no domingo.

O certame conta com muita animação musical, a cargo dos “Função Pública”, “Grupo HI-FI”, “Grupo Atitude”, entre outros.


Brigantia, 2012-08-31

Carrazeda de Ansiães Images?q=tbn:ANd9GcSxUITrhFe8ZffdEM9dMHWphA-A8RLznAkJbtO1FMp3FowRi_CCtprq

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Carrazeda de Ansiães Empty Carrazeda de Ansiães é entreposto de carros roubados

Mensagem por Joao Ruiz Dom Set 16, 2012 7:53 am

.
GNR recuperou sete viaturas furtadas

Carrazeda de Ansiães é entreposto de carros roubados

A GNR recuperou em Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, sete viaturas roubadas na região Norte e suspeita que o concelho transmontano esteja a servir de entreposto ao mercado negro de automóveis.

Segundo adiantou, nesta quarta-feira, à Lusa Rui Pousa, relações públicas do Comando Distrital de Bragança da GNR, em menos de três meses, entre 23 de junho e 10 de setembro, militares de vários postos da região recuperam sete viaturas, a maioria das quais roubadas na zona do Grande Porto e apenas uma em Bragança.

As autoridades suspeitam que as viaturas de diferentes modelos «tenham sido levadas para Carrazeda de Ansiães para serem desmanteladas ou envidas dali para outros sítios» para serem vendidas ilegalmente no mercado negro.

O relações públicas da GNR adiantou que numa das operações, a 30 de agosto, foram detidos dois indivíduos residentes nas zonas da Maia e Póvoa de Varzim, que circulavam numa viatura suspeita, que veio a confirmar-se ser roubada.

Os suspeitos saíram em liberdade depois de ouvidos em tribunal, que lhes aplicou como medidas de coação o termo de identidade e residência e apresentações periódicas às autoridades na área de residência.

Segundo a GNR, um dos homens foi visto, depois destes factos, junto de outra viatura recuperada pela Guarda a 10 de setembro.

«Há mais viaturas furtadas sinalizadas em toda a região» e este caso e a ligação a Carrazeda de Ansiães continua sob investigação, adiantou ainda Rui Pousa.

TVI24, 2012-09-14

Embarassed Rolling Eyes Evil or Very Mad

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Carrazeda de Ansiães Empty Detido por tentativa de homicídio em Carrazeda de Ansiães

Mensagem por Joao Ruiz Qua Out 31, 2012 11:29 am

.
Na localidade de Lavandeira

Detido por tentativa de homicídio em Carrazeda de Ansiães

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje um indivíduo suspeito de ter disparado sobre outro, que não chegou a atingir, durante uma discussão numa aldeia de Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança.

Os factos ocorreram a 12 de setembro, na localidade de Lavandeira. Segundo a PJ, durante uma discussão entre os dois homens \"por motivos fúteis\", o agora detido terá disparado dois tiros com uma pistola de calibre 6.35 mm, que não chegaram a atingir a vítima.

O alegado autor dos disparos, um agricultor de 47 anos, foi agora identificado e detido pela Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real da PJ, pela presumível autoria de um crime de homicídio na forma tentada.

O indivíduo vai ser presente a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.


Lusa, 2012-10-30

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Carrazeda de Ansiães Empty O “terror do Arnal” enforcou-se na cadeia de Bragança

Mensagem por Joao Ruiz Seg Mar 11, 2013 10:51 am

.
Homem estava a aguardar julgamento

O “terror do Arnal” enforcou-se na cadeia de Bragança

Homem estava em prisão preventiva depois de ter alegadamente assassinado um vizinho em Novembro.

Avelino Martins, conhecido como o «terror do Arnal», uma aldeia do concelho de Carrazeda de Ansiães, morreu neste sábado enforcado na cela da cadeia de Bragança onde aguardava julgamento em prisão preventiva, depois de ter confessado a morte de um habitante da aldeia com 57 facadas.

Segundo disse ao PÚBLICO fonte dos serviços prisionais, o detido, que estava a receber acompanhamento psiquiátrico, utilizou os lençóis da sua cama para pôr fim à vida, por volta das 13h.

Aos 29 anos, Avelino Martins tinha um historial de ofensas e agressões que levou a população da aldeia a promover um abaixo-assinado, entregue à GNR em Outubro, que o encaminhou para o Ministério Público.

Na altura, temia-se que acontecesse uma tragédia devido às constantes ameaças e insultos sobre alguns dos habitantes. A tragédia acabou por acontecer a 11 Novembro: Avelino Martins é suspeito de ter assassinado um vizinho com 57 golpes de uma faca de matar porcos (mais comprida do que as facas de cozinha).

Natural de Mem Martins, em Sintra, Avelino chegou a esta aldeia transmontana, onde vivem cerca de 80 pessoas, com um longo cadastro de crimes, sobretudo de ofensa contra o património. Em Outubro, terá agredido um vizinho idoso, que foi parar ao hospital com uma perna partida. O homem terá também agredido militares da GNR que o abordaram noutra situação.

Na aldeia, o povo cansou-se das constantes ameaças – “passava a vida a dizer que ia matar alguém” – e pediu às autoridades que agissem. Um mês depois, a 11 de Novembro, Vítor terá assassinado um vizinho, de 57 anos, “num quadro de grande violência”, descreveu, na altura, a GNR.

O homem andou, depois, seis quilómetros a pé até se entregar à GNR de Carrazeda de Ansiães. A Polícia Judiciária confirmou, na altura, em comunicado, que o indivíduo tinha um \"histórico de inúmeras manifestações de agressividade física e psicológica sobre os habitantes da aldeia de Arnal\".

Por haver receio de que pudesse tornar-se perigoso para os outros reclusos da cadeia de Bragança, estava a receber acompanhamento psicológico. Até ao momento não tinha havido qualquer atitude que fizesse antever este desfecho.

O corpo foi encaminhado para a morgue do hospital de Bragança, onde será autopsiado.

É o segundo caso de suicídio neste estabelecimento prisional em menos de um ano depois de, em Maio, um homem de 66 anos, suspeito de ter sido o autor de vários disparos contra um automobilista em Bragança, também se ter enforcado, mas com um cinto.

António Rodrigues, Publico, 2013-03-11

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Carrazeda de Ansiães Empty Re: Carrazeda de Ansiães

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos