Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guterres alerta ONU para 'situação humanitária dramática' na Síria

Ir para baixo

Guterres alerta ONU para 'situação humanitária dramática' na Síria  Empty Guterres alerta ONU para 'situação humanitária dramática' na Síria

Mensagem por Vitor mango Sex Ago 31, 2012 9:42 am

Guterres alerta ONU para 'situação humanitária dramática' na Síria

inShare
1
31 de Agosto, 2012

António Guterres, Alto Comissário da ONU para os Refugiados (ACNUR), alertou quinta-feira o Conselho de Segurança para a situação humanitária «dramática e em agravamento» na Síria, faltando dinheiro e condições de segurança para aceder aos refugiados.
Numa reunião convocada pela presidência francesa do Conselho de Segurança, o ex-primeiro ministro português fez um ‘briefing’ aos 15 países-membros sobre a crise humanitária no país, causada pelo agravamento de confrontos entre as forças de Bashar Al-Assad e rebeldes.

«As actividades humanitárias estão severamente constrangidas pelo acesso [aos refugiados] e financiamento», alertou o alto comissário, que pediu mais apoio financeiro da comunidade internacional às agências humanitárias e países vizinhos, cuja capacidade de acolhimento está «no limite».

Segundo os últimos números do ACNUR, 229 mil sírios estão refugiados nos países vizinhos, sobretudo na Turquia, Jordânia e Líbano, e o seu número «está a crescer rapidamente».

«Os bens dos lares estão a ser rapidamente utilizados, as redes de apoio social estão a fragmentar-se. Para muitos, tornar-se refugiado é a única forma de sobreviver», afirmou.

Guterres manifestou-se ainda céptico em relação à proposta turca e francesa de criação de «corredores humanitários» para refugiados dentro da Síria, tal como o secretário-geral adjunto da ONU, Jan Eliasson.

Eliasson apelou ao governo sírio para que dê maior acesso às agências humanitárias da ONU e autorize mais organizações não governamentais a entrar no país, numa altura em que o Crescente Vermelho Árabe Sírio enfrenta dificuldade de resposta.

Adiantou ainda que apenas metade dos 180 milhões de dólares para ajuda humanitária pedidos pela ONU estão garantidos e que «alguns sectores críticos não receberam qualquer financiamento».

«Os doadores devem urgentemente cumprir este imperativo humanitário. Centenas de milhar de vidas estão em risco», adiantou.

França e Reino Unido tentaram dar o exemplo, tendo ambos anunciado um aumento do seu financiamento na ONU, onde estiveram hoje os seus chefes de diplomacia, respectivamente Laurent Fabius, que presidiu à reunião, e William Hague.

Fabius evocou os 25 mil mortos e mais 250 mil feridos causados pelo conflito, uma «situação cada dia mais intolerável», resultante de «o clã Assad querer conservar o poder através da barbárie da sua repressão e da selvajaria dos seus ataques», recorrendo indiscriminadamente a armas pesadas, helicópteros e aviões contra a população e ameaçando usar armas químicas e biológicas.

«As divisões no Conselho de Segurança», patentes nos vetos russo e chinês a resoluções dos países ocidentais, «não devem impedir acção para atender a tragédia humanitária», afirmou.

Mas, tal como William Hague, defendeu a intervenção do Tribunal Penal Internacional para acusar os responsáveis por crimes humanitários e a constituição de um governo transitório pela oposição, reconhecido pela comunidade internacional, que «será o representante legítimo da Síria».

A reunião contou com ministros dos Negócios Estrangeiros de países que têm vindo a receber refugiados - Líbano, Jordânia e Turquia -, mas não dos Estados Unidos ou Rússia, os dois principais atores internacionais na crise síria.

A embaixadora norte-americana na ONU, Susan Rice, voltou a deixar críticas ao bloqueio no Conselho de Segurança, prevendo que Assad irá cair e a Síria lembrará «aqueles que estiveram do lado errado da história e os que estiveram ao lado do povo sírio».

Lusa/SOL

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Guterres alerta ONU para 'situação humanitária dramática' na Síria  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos