Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relações entre Portugal e Espanha em debate a partir...

Ir para baixo

Relações entre Portugal e Espanha em debate a partir... Empty Relações entre Portugal e Espanha em debate a partir...

Mensagem por Vitor mango Seg Out 20, 2008 6:16 am

Relações entre Portugal e Espanha em debate a partir de hoje em Mérida
O futuro da agenda bilateral entre Espanha e Portugal e uma visão conjunta da Segurança e da Defesa são temas em foco na nona edição do encontro Ágora, a partir de hoje, na cidade espanhola de Mérida


O encontro hispano-português Ágora - O Debate Peninsular, que decorre até domingo, é promovido pelo Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças da Junta da Extremadura espanhola.

A cidade de Mérida, capital da Extremadura, acolhe a edição deste ano, que centra atenções em quatro temas: uma visão conjunta das áreas de Segurança e de Defesa, o futuro da agenda bilateral, a arquitectura como recurso turístico e a tradição e vanguarda na gastronomia peninsular.

Com o objectivo de reforçar os laços e as relações de cooperação entre Espanha e Portugal, a iniciativa conta com a participação de personalidades destacadas de ambos os países e integra quatro vertentes: Ágora Academia, Ágora Palestra, Ágora Cena e Ágora Crónica (esta última com as actas de cada edição).

O encontro arranca hoje às 10h00 (11h00 em Espanha), no Palácio de Congressos e Exposições, com a presença dos presidentes da Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, do Congresso de Deputados espanhol, José Bono Martínez, e da Assembleia da República Portuguesa, Jaime Gama.

O primeiro tema em discussão, no primeiro e segundo dias, é A Viragem Histórica: Uma visão conjunta da Segurança e da Defesa.

Este curso do Ágora Academia tem como directores o português António Telo, responsável do Instituto da Defesa Nacional, e o espanhol Gustavo Suárez Pertierra, presidente da Fundación Real Instituto Elcano e professor universitário.

Já o dia de quarta-feira é dedicado ao curso Novos Ventos: O futuro da agenda bilateral, da responsabilidade do director do Ágora, Ignacio Sánchez Amor.

A relação entre Espanha e Portugal, nas perspectivas da política, economia, cultura e comunicação, vai ser analisada numa mesa-redonda integrada nesse tema, moderada por Rosa Veloso, correspondente da RTP em Espanha.

Os portugueses Pedro Passos Coelho, economista e político social-democrata, e Carlos Pinto Coelho, jornalista e fotógrafo, assim como os espanhóis Ramón Font, jornalista, e Francisco Barcia, jornalista especializado em economia, participam na discussão.

O curso é encerrado pela conferência A Agenda Bilateral, a cargo do ex-embaixador de Espanha em Portugal Enrique Panés e do deputado português e ex-secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros José Lamego.

O último curso do Ágora Academia aborda a arquitectura como recurso turístico e decorre quinta e sexta-feira, sendo dirigido pelo engenheiro português Luís Correia da Silva e pela jornalista espanhola Anatxu Zabalbeascoa.

Quanto ao Ágora Palestra, na terça-feira, analisa a tradição e a vanguarda na gastronomia peninsular, num debate coordenado por Julio Yuste, ex-presidente da Confraria Gastronómica da Extremadura, com a participação de críticos de vários jornais e revistas, de um gastrónomo e de um chef de cozinha.

A par deste espaço de debate, o encontro inclui ainda actividades centradas na cultura lusa e espalhadas por vários espaços de Mérida, como actuações musicais, encontros literários, teatro, cinema, exposições, uma semana do livro português (quatro livrarias) e uma semana gastronómica (nove restaurantes).

Lusa/SOL
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos