Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Turquia quer dissuadir Síria de novos ataques

Ir para baixo

Turquia quer dissuadir Síria de novos ataques Empty Turquia quer dissuadir Síria de novos ataques

Mensagem por Vitor mango Sex Out 05, 2012 8:09 am


Turquia quer dissuadir Síria de novos ataques

Cagil Kasapoglu

BBC Turquia

Atualizado em 4 de outubro, 2012 - 20:58 (Brasília) 23:58 GMT


Apesar da escalada da tensão entre a Turquia e a Síria, a aprovação de ações militares no Parlamento pode ser interpretada como uma tentativa do governo turco de dissuadir novos ataques a seu território, segundo especialistas.

A tensão entre os dois países se intensificou nos últimos dois dias. Primeiro, a Turquia disparou sua artilharia contra a Síria depois que um ataque de morteiros vindo do outro lado da fronteira atingiu a cidade de turca de Akcakale.
Notícias relacionadas

Turquia descarta guerra contra a Síria
Parlamento da Turquia aprova operação militar em território sírio
Turquia bombardeia território Sírio pelo segundo dia consecutivo

Tópicos relacionados

Internacional

Nesta quinta-feira, o Perlamento turco aprovou uma moção autorizando o governo a realizar ações contra a Síria para o próximo ano.

Entretanto, fontes do governo afirmaram que o objetivo da moção é funcionar como fator de dissuasão contra Damasco. Isso porque a Turquia não estaria interessada em se engajar em uma "operação militar unilateral".

Essa interpretação vem como um alívio para a comunidade internacional e para uma parcela considerável da população turca. A opinião pública no país e contrária a uma escalada militar.
Resposta dura

Centenas de ativistas contrários à guerra fizeram protestos nas ruas das maiores cidades turcas nesta quinta-feira contra a moção aprovada pelo Parlamento e a política adotada pelo governo.

"A Turquia não tem interesse em começar uma guerra com a Síria", publicou no Twitter Ibrahim Kalin, um assessor do premiê turco Recep Tayyip Erdogan.

"Mas a Turquia é capaz de proteger suas fronteiras e irá retaliar quando for necessário", escreveu.

Analistas turcos também dizem acreditar que o governo não pretende lançar uma operação militar.

Pelo contrário, a moção visaria provar que a Turquia tem capacidade de responder a uma incursão de forças sírias em seu território, segundo o especialista em política externa Ilter Turan.

"A mensagem turca à Síria é clara: nós respondemos ao seu bombardeio a Akcakale, mas se vocês continuarem estaremos prontos para dar uma resposta mais dura", afirmou.

Como parte da política - que teve vida curta - do chanceler Ahmet Davutoglu de "problemas zero com os vizinhos", os dois países aboliram as restrições dos vistos de entrada e assinaram acordos de comércio.

Mas desde o início da revolta na Síria em março de 2011, as relações diplomáticas entra as duas nações viraram de cabeça para baixo.
Conflitos

Inicialmente, a Turquia havia tomado a iniciativa de acabar com o isolamento da Síria na comunidade internacional - pedindo a Damasco que implementasse pacotes de reforma.

Contudo, segundo Turan, o presidente sírio Bashar Assad não cumpriu as promessas feitas ao premiê Erdogan.

O fracasso da Síria em implementar as reformas não apenas prejudicaram a reputação da Turquia como mediadora de questões do Oriente Médio, como prejudicou seriamente a relação bilateral entre os países.

O elevado fluxo de refugiados sírios para a Turquia deteriorou ainda mais as relações diplomáticas entre os dois países e levou à discussão sobre a criação de uma "zona tampão" em território sírio.

A escalada da tensão começou em junho, quando um avião de reconhecimento turco foi abatido por baterias antiaéreas sírias.

Em seguida, o governo turco disse que não toleraria mais ataques e elevou o número de tropas na fronteira.

O cenário se agrava devido à minoria curda ter dominado o norte da Síria - o que provocou medo no governo turco que os curdos de seu país se enconragem a adotar ação semelhante.


_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Turquia quer dissuadir Síria de novos ataques Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos