Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

É PRECISO TER CARA DE PAU

2 participantes

Ir para baixo

É PRECISO TER CARA DE PAU Empty É PRECISO TER CARA DE PAU

Mensagem por Vagueante Sáb Out 06, 2012 2:52 pm



Catroga: Governo cometeu "erro político enorme" ao não explicar real situação de Portugal
06 Outubro 2012 | 15:28


O antigo ministro das Finanças Eduardo Catroga disse hoje que o Governo cometeu um "erro político enorme" ao não explicar aos portugueses a verdadeira situação económica do país, que agora se depara com novas medidas de austeridade.
"Penso que [o erro político] está ligado com a seriedade do primeiro-ministro, que referiu em campanha eleitoral - não o devia ter referido, mas referiu - o compromisso de não se desculpar com a herança do passado. Mas aqui não se trata de se desculpar, trata-se de clarificar a base de partida", disse Catroga em entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo.

O actual presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP realça, todavia, que o "pecado original de todo este processo começa por ser técnico", já que "em 2010 e 2011 a base de partida real do défice público devia ser 11% ou 12% do Produto Interno Bruto (PIB)".

O certo é que nunca foi comunicada aos portugueses a verdadeira base de partida, a verdadeira dívida pública e o verdadeiro défice público. A 'troika' ainda fez alguma correcção das variáveis, mas foi tecnicamente imperfeita, portanto inquinou toda a fixação de objectivos", comentou o quadro da eléctrica portuguesa.

Eduardo Catroga diz também que o Governo "explicou mal" o "esforço que seria necessário fazer" no ajustamento económico português e o efeito que o mesmo teria sobre os cidadãos."Este cálculo era fundamental para medirmos o esforço que íamos pedir aos portugueses nos próximos anos", declara, sustentando também que se verificou "um aumento brutal de impostos" porque se deixou "aumentar brutalmente a despesa pública e a dívida pública". Catroga mostrou-se ainda na entrevista hoje divulgada contra uma eventual privatização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), defendendo que o banco público deve correr "mais riscos" no financiamento à economia.

"Aquilo que propus e continuo a propor é que a CGD deve estar sujeita a uma orientação estratégica do Governo, em representação do accionista Estado, no sentido de orientar os recursos para o tecido produtivo, para as empresas, para as PME e para os investimentos produtivos", disse o antigo governante.

O Estado, como accionista, deve dar instruções à CGD para que esta corra "mais riscos com as empresas", o que, adverte, "pode ser contrário aos interesses dos investidores privados", prosseguiu.

O Expresso noticiou recentemente que o Governo discutiu com a 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) vender 20 por cento da CGD a investidores institucionais e 20% ao público em geral, através da entrada em bolsa.
Analisando o desempenho do Executivo liderado por Pedro Passos Coelho, o antigo ministro de Cavaco Silva diz que "globalmente o Governo fez coisas boas durante 15 meses e foi infeliz durante duas semanas", reconhecendo que será necessário um "golpe de rins" para o primeiro-ministro voltar à mó de cima.

Eduardo Catroga diz ainda à TSF e ao Dinheiro Vivo que um "reajustamento" no Governo é "perfeitamente natural a meio do mandato, sobretudo numa conjuntura extraordinariamente difícil", mas escusa-se a comentar possíveis nomes de ministros remodeláveis.

O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP elogia ainda Vítor Gaspar, o "homem certo para a conjuntura do país" e uma "mais-valia" na recuperação da "credibilidade externa" de Portugal.

Sobre o principal partido da oposição, Catroga pede "decoro" a alguns "protagonistas" que "contribuíram para o acumular de problemas" e falam agora "como se não tivessem nada a ver com isto".

O memorando de entendimento entre Portugal e a 'troika' foi aprovado em maio de 2011, depois de um processo negocial que envolveu o Governo de José Sócrates, uma equipa do PSD (então maior partido da oposição) liderada por Eduardo Catroga e representantes da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional.

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

É PRECISO TER CARA DE PAU Empty Re: É PRECISO TER CARA DE PAU

Mensagem por Vagueante Sáb Out 06, 2012 2:54 pm

Os ratos são os primeiros a abandonar o barco quando pressentem que ele se vai afundar. E este senhor é uma grande ratazana.Pensa que os portugueses não têm memória, mas têm.
Os portugueses sabem que este senhor ameaçou várias vezes abandonar as negociações com Teixeira dos Santos para o orçamento de 2011.
Os portugueses sabem que foi este senhor que ajudou a fazer o programa de governo do PSD.
Os portugueses sabem que foi este senhor que ajudou a negociar as condições do chama ... Ver comentário completo
Os ratos são os primeiros a abandonar o barco quando pressentem que ele se vai afundar. E este senhor é uma grande ratazana.Pensa que os portugueses não têm memória, mas têm.
Os portugueses sabem que este senhor ameaçou várias vezes abandonar as negociações com Teixeira dos Santos para o orçamento de 2011.
Os portugueses sabem que foi este senhor que ajudou a fazer o programa de governo do PSD.
Os portugueses sabem que foi este senhor que ajudou a negociar as condições do chamado "resgate do país" com a chamada TROIKA.
Os portugueses sabem também que este senhor, reformado com, suponho mais que uma reforma, qualquer delas que, ao nível português se podem considerar como "douradas", foi por "MÉRITO PRÓPRIO", como ele anunciou (já que se encontrava disponível no mercado como qualquer jogador de futebol), colocado na EDP para onde foi ganhar a ninharia de mais de 600.000 euros por ano.
São pessoas destas que têm o desplante e a cara de pau de vir dizer àqueles que passam fome, que não têm dinheiro para pagar a prestação da casa para onde foram empurrados pelas políticas governamentais, que é necessário fazer sacrifícios.
Quando será que a comunicação social resolve cortar o "pio" a estas sumidades?

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

É PRECISO TER CARA DE PAU Empty Re: É PRECISO TER CARA DE PAU

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Out 06, 2012 4:34 pm

.
Eu nem queria acreditar no que estava a ouvir a este rato de esgoto (com um pedido de desculpa aos verdadeiros ratos de esgoto, que não cheiram tão mal) e abri várias vezes a boca, de espanto. Não por não saber a "pérola" que que aquele envólucro encerra, mas pela punhalada traiçoeira nas costas de quem seguiu escrupulosamente o caminho, por ele mesmo traçado. O pupilo, Passos Coelho, não deixa de merecer a punição do mestre e estão muitíssimo bem, um para o outro. Só que, quem sofre com tais desvarios é quem menos tem; não eles.

Precisa-se urgentemente de meter, eles e todos os congéneres, num contentor, sem retorno de tara,
a ser afundado nas águas mais profundas do oceano, com a certeza de não haver hipótese de algum escapar e também velar por que o mar não seja contaminado por tanto lixo tóxico.

Twisted Evil



_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

É PRECISO TER CARA DE PAU Empty Re: É PRECISO TER CARA DE PAU

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos