Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Risco de bancarrota imparável

Ir para baixo

Risco de bancarrota imparável Empty Risco de bancarrota imparável

Mensagem por Vitor mango Sex Nov 16, 2012 1:24 am

Risco de bancarrota imparável

A probabilidade de bancarrota não abrandou. Pelo contrário, subiu para 42,54%. O prémio de risco da dívida aumentou para 7,56 pontos percentuais. Juros de obrigações a sete anos fecharam acima de 9%.


Jorge Nascimento Rodrigues (www.expresso.pt)
21:39 Quinta feira, 15 de novembro de 2012

206 19

Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
Deixe aqui o seu comentário 20 comentários

O risco de incumprimento da dívida num horizonte de cinco anos continua a subir. Fechou em 42,54%, segundo dados da CMA DataVision. Ontem fechara em 42,19%. Portugal conserva o 5º lugar no "clube" dos 10 países com mais alto risco de bancarrota.

O prémio de risco da dívida portuguesa também subiu para 7,56 pontos percentuais, segundo dados da Bloomberg. Este prémio indica o diferencial entre o custo de financiamento da dívida portuguesa e da dívida alemã no prazo a dez anos.

As yields das obrigações do Tesouro fecharam em alta nos prazos a dois, a cinco, a sete e a dez anos no mercado secundário da dívida. No prazo a sete anos - que corresponde ao prazo médio residual da dívida portuguesa - as yields fecharam hoje em 9,07%. No prazo a dez anos fecharam em 8,901%, segundo dados da Bloomberg. Estas yields encontram-se dois pontos percentuais acima do que temos designado por "limiar Selassie", o nível de 7% que o Fundo Monetário Internacional pressupõe para o "regresso aos mercados em 2013", na sua análise de sustentabilidade da dívida portuguesa exposta na 5ª revisão regular do programa de ajustamento.
Previsões e projeções negativas

A divulgação pelo Banco de Portugal e pelo Instituto Nacional de Estatística de estimativas, previsões e projeções sobre o andamento da recessão da economia portuguesa em 2012 e 2013 têm estado em primeiro plano e transmitem uma trajetória negativa. A Bloomberg, num dos seus "Brief" desta semana, já colocou em causa a própria análise sobre a sustentabilidade da dívida portuguesa realizada pelo Fundo Monetário Internacional na 5ª revisão regular do plano de ajustamento.

O agravamento do contexto externo, com a entrada oficial em recessão da zona euro no terceiro trimestre deste ano, também não abre perspetivas optimistas.

A deterioração da posição portuguesa nos mercados da dívida foi hoje tanto mais preocupante quanto a pressão sobre a dívida espanhola e italiana abrandou. com os juros no mercado secundário a fecharem em baixa nestes dois casos, bem como o prémio de risco e a probabilidade de incumprimento. A descida no risco de incumprimento permitiu a Espanha sair hoje do 10º lugar do "clube" da bancarrota, sendo substituída pelo Iraque.

A trajetória negativa ascendente nos indicadores do mercado da dívida relativos a Portugal está em curso desde 19 de outubro. Não se trata de uma situação de iminência ou de alta probabilidade de um evento de crédito - como sucede com a Grécia (que esta semana evitou uma situação dessas) ou com a Argentina (cujo risco está acima de 77%).

Portugal assegurou a 5ª tranche do empréstimo e, segundo a chanceler Merkel, na sua visita a Lisboa, terá bem encaminhada a 6ª tranche, na sequência de uma 6ª revisão que agora começou. Mas os mercados da dívida sinalizam cada vez mais que a sua perspetiva sobre o futuro da economia portuguesa e do próprio ajustamento é tudo menos otimista.
Palavras-chave risco de incumprimento, clube da bancarrota, yields mercado secundário, Portugal, Economia, bancarrota, default, dívida, dívida soberana, juros, risco


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/risco-de-bancarrota-imparavel=f767162#ixzz2CN7Xvssc

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Risco de bancarrota imparável Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos