Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Exame nacional de Português suscita dúvidas a professores da disciplina

Ir para baixo

Exame nacional de Português suscita dúvidas a professores da disciplina Empty Exame nacional de Português suscita dúvidas a professores da disciplina

Mensagem por Admin Qua Jun 18, 2008 2:03 am

Exame nacional de Português suscita dúvidas a professores da disciplina
17.06.2008 - 23h17 Isabel Leiria
Algumas perguntas do exame nacional de Português do 12.º ano, realizado ontem por mais de 60 mil alunos, suscitaram dúvidas a docentes da disciplina. “Não houve acordo entre os professores que estavam a olhar para a prova em relação a algumas questões de escolha múltipla”, disse ao PÚBLICO Edviges Ferreira, vice-presidente da Associação de Professores de Português (APP), relatando a situação vivida quer na escola onde dá aulas, quer dentro da APP.

O problema é que as dúvidas que tinham nem sequer puderam ser esclarecidas ao longo do dia. Ao contrário do que aconteceu em todos os anos anteriores, o Ministério da Educação (ME) demorou mais de dez horas após a conclusão do teste para divulgar os critérios de correcção. Sendo certo que esta informação, fundamental para ajudar os professores classificadores a corrigir os testes e uma preciosa ajuda para os alunos anteciparem o resultado final, costuma ser enviada à APP durante a prova ou logo após o teste.

“Desde as 11h30 que pedimos ao ME os critérios e eles ainda não foram enviados. Às 16h30 mandaram-nos o enunciado, como se não tivéssemos conhecimento da prova”, lamentava ao final do dia Edviges Ferreira. “Tememos que a nossa proposta de correcção fosse contra o entendimento do ME. Por mais que concordemos ou não, os critérios do ME é que têm de ser seguidos por todos”, explicou a vice-presidente da APP, justificando assim o facto de, pela primeira vez nos últimos anos e ao contrário do que tinha ficado combinado, a associação não ter feito uma proposta de correcção e os jornais não a tenham publicado hoje.

Outro dos problemas assinalados pela APP prende-se com as referências a conceitos da nova Terminologia Linguística do Ensino Básico e Secundário. “O compromisso de que não sairiam referências da TLBES não foi cumprido”, diz Edviges Ferreira. “O termo 'verbo auxiliar modal’ apareceu na prova”, exemplifica.

O PÚBLICO questionou o ME sobre o facto de o exame conter termos da nova TLEBS e se haveria alguma explicação para a demora na divulgação dos critérios de correcção, mas só obteve uma resposta: “Não há horários determinados para a divulgação dos critérios. Mas vão ser em breve”, esclareceu o assessor de imprensa, Rui Nunes, já depois das 21h00.

Essa informação, que agora se publica, acabou por ser divulgada às 22h00. A prioridade de divulgação do ME acabou por ser dada as provas de português língua não materna e português para alunos com deficiências auditivas de grau severo, realizadas por algumas centenas de alunos.
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos