Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O IDF e sua Rabinato deve promover o pluralismo judaico, não sufocá-la

Ir para baixo

 O IDF e sua Rabinato deve promover o pluralismo judaico, não sufocá-la Empty O IDF e sua Rabinato deve promover o pluralismo judaico, não sufocá-la

Mensagem por Vitor mango Qui Jul 11, 2013 1:00 am

O IDF e sua Rabinato deve promover o pluralismo judaico, não sufocá-la
Através da aplicação de uma abordagem monoliticamente ao judaísmo ortodoxo, o IDF Rabinato está fazendo um desserviço para os soldados e para a sociedade israelense em geral.
Por Arie Hasit / Mundial Judaico blogger | Jul.10, 2013 | 18:56 | 2


Eu tenho que aplaudir os militares israelenses. Há meses, com a retrospectiva de alguns anos desde a minha própria libertação combinado com o meu novo emprego trabalhando como um líder espiritual para os soldados filiados NOAM (grupo de jovens do Movimento Masorti), tenho medo de que as Forças de Defesa de Israel estava impondo uma Ortodoxa "tudo-ou-nada" visão de mundo em seus soldados, mas eu não conseguia identificar os problemas. Esta semana, eu precisava olhar mais longe do que a própria revista militar "Bamachaneh" (On Base), que publicou um artigo descrevendo as dificuldades que enfrentam soldados do sexo feminino Conservador e Reformista.

Alguns dos problemas descritos no artigo me eram familiares. O artigo descreve o caso de uma jovem mulher - afiliada à NOAM - que foi convidado a recitar o Kadish (oração do enlutado) para uma avó um dia, quando seus pais foram incapazes de fazer um minian. O rabino de sua base, enquanto solidário com o seu pedido, em última análise, a proibiu de dizer Kaddish - reservado para os homens em círculos mais estritamente ortodoxos - a sinagoga da base. Ela seria dado o tempo para orar, ela foi informada, mas só poderia fazê-lo em uma sala de aula.

O tema refletido nessa história é que cada sinagoga em uma base militar é executado de acordo com uma estrita (e muitas vezes particularmente tradicional) Ortodoxa visão de mundo. Um soldado citado no artigo (também filiado a NOAM) descreveu como ela se sente desconfortável nas sinagogas militares por causa do pequeno espaço alocado para a seção das mulheres, e é claro que há orações sem mixed-assentos permitidos. Um oficial, que se identifica como Reforma, descreve a sua frustração com a seção das mulheres estarem por trás seção dos homens, ao contrário de ao lado dele. Nem soldado ainda esperava que o exército iria permitir um serviço não-ortodoxos para acontecer.

As situações descritas no artigo são particularmente problemático por causa da maneira que o judaísmo ortodoxo vê a diferença nos papéis de gênero - uma distinção que o exército tenta eliminar de outro modo - especialmente quando se trata de expressões comuns do Judaísmo. Apenas uma expressão ortodoxa do judaísmo é permitido, e as mulheres que procuram um papel mais igualitárias são, portanto, deixado de lado, ou melhor dito para fazê-lo em seu próprio espaço.

No entanto, a visão de mundo ortodoxo praticado pelos militares - sob a liderança do Rabinato militar - se espalha para áreas além de papéis de gênero. Às vezes, essa uniformidade é útil, como no caso de kashrut. Seria uma má utilização dos recursos militares para ele para atender a ambas as normas mais rigorosas e mais branda do kashrut, e, portanto, faz sentido para respeitar as normas mais rigorosas. Mas em outras áreas, como a autoridade do Rabinato de conceder isenções religiosas protocolo militar, como no caso de deixar crescer a barba, o Rabinato militar cruza a linha de prestação de serviços para os soldados religiosos para tentar determinar a natureza religiosa do IDF.

No momento, Rabinato da IDF oferece serviços religiosos apenas para aqueles judeus que praticam o judaísmo ortodoxo, ao mesmo tempo mantendo regulamentos militares que permitem a prática de outras religiões. Isso deixa, infelizmente, as áreas em que o Judaísmo não-ortodoxo difere o judaísmo ortodoxo. E isso é realmente um problema sério, como evidenciado pelo jovem soldado que não podia usar a sinagoga durante as horas de oração não-padrão para dizer o Kadish. No entanto, talvez ainda mais problemático é o papel confuso que Rabinato peças militares. Ao promover o judaísmo ortodoxo como o único fluxo legítimo do judaísmo, do Rabinato não só não consegue atender a algumas das necessidades da população não-ortodoxos, mas também desempenha um papel activo na definição de identidades. Fora os militares, os judeus podem escolher para identificar como religioso, tradicional, secular, Conservador, Reconstructionist, Reforma ou qualquer outro rótulo que quiserem, eles devem escolher um em tudo. Dentro das forças armadas, são oferecidos um binário imediato: religioso (leia-se: Ortodoxa) ou secular.

Na minha experiência militar, minha religiosidade nunca foi questionada porque eu usar um kipá. Sem discutir ideologia comigo, pode-se facilmente supor que eu sou ortodoxo, um equívoco que seria ainda reforçada pela minha observância do Shabat e kashrut. Eu sempre me senti alienada pelos serviços ortodoxos que participei regularmente na base, mas eu era um homem, e enquanto eu nunca levou serviços com a minha liturgia alternativa (e eu nunca fiz), eu caber dentro Mas e se eu tinha observado os leis judaicas sem usar um kipá? E se eu tivesse começado a tornar-se mais religioso durante o meu serviço? Será que a estrutura militar permitiram que a jornada, ou se eu tenho dito que eu posso fazer isso da maneira ortodoxa ou não fazê-lo em tudo?

Sem dúvida, eu acredito que há uma necessidade de uma capelania militar, um grupo de clérigos (de várias religiões, e não apenas o judaísmo), que ver com as necessidades dos seus eleitores e ajudá-los a navegar as dificuldades espirituais e logística de serviço. Ao mesmo tempo, o Rabinato militar, uma vez que opera atualmente precisa ser reduzida. Vamos centrar-se em kashrut, deixá-lo verificar as mezuzot em bases e, certamente, deixá-lo para atender as necessidades dos soldados ortodoxos. Mas não devem ser envolvidos na elaboração da natureza judaica do militar writ-grande, e não deve ditar uma maneira singular a praticar o judaísmo comum no exército.

Arie Hasit, um estudante no seminário rabínico de Machon Schechter, serve como o líder espiritual para NOAM-o ala jovem do Movimento Masorti em Israel. Ele vive em Jerusalém.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
 O IDF e sua Rabinato deve promover o pluralismo judaico, não sufocá-la Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

 O IDF e sua Rabinato deve promover o pluralismo judaico, não sufocá-la Empty Re: O IDF e sua Rabinato deve promover o pluralismo judaico, não sufocá-la

Mensagem por Vitor mango Qui Jul 11, 2013 1:04 am

uma sociedade isolada do mundo e carragada de armasgere os seus medos agarrando-se á religião

Quando Cai Granada que era um bastião dos arabes ( o ultimos ) a sociedade castelahana na altura dos reis catolicos sentiu o medo de invasoes vindas do leste
E refinou a sua religiosidade
Em ESpanha so poderfia haver Cristaos e pouco a pouco foram acenddendo fogeuiras para queimar infieis
israel é um estado nas mesma situação...uma superfortalesa com religiosos fanaticos meio loucos e incapazes de se abrirem ao mundo

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
 O IDF e sua Rabinato deve promover o pluralismo judaico, não sufocá-la Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos