Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caixa de cartão

Ir para baixo

 Caixa de cartão Empty Caixa de cartão

Mensagem por Vitor mango Qui Jul 18, 2013 1:53 am

 
Caixa de cartão

 

Quando nasci, a minha mãe meteu-me numa caixa de cartão, uma daquelas caixas onde as pessoas guardam os sapatos. Essa caixa era o meu berço, o meu quarto, a minha casa, as paredes que amorteciam o choro da minha mãe…

Poucas semanas depois, a minha mãe gastou todas as economias na compra de uma passagem de barco. Um barco que iria levar-nos para uma terra onde as meninas não dormem em caixas nem as mães choram. Partimos de madrugada e, nosegundo dia de viagem, fomos apanhados por uma tempestade. O barco virou, deixando entrar água pela coberta, e afundou-se. A minha mãe nadou desesperadamente até à costa, arrastando a minha pequena jangada de cartão, cujas paredes deixavam ouvir os gritos dos que não sabiam nadar.

Chegámos, por fim, a uma praia solitária. Só a minha mãe e eu, mais ninguém. A maré levou a minha caixa para o mar e nada havia que calasse o choro da minha mãe. Vagueámos vários dias, na esperança de encontrar alguém conhecido, algum companheiro da nossa malograda travessia, e dormimos ao relento até encontrar uma enorme caixa de cartão.

Essa caixa tornou-se a nossa cama, o nosso quarto, a nossa casa, as paredes que abrigavam o nosso choro.

Aprendemos a comer raízes porque, onde quer que se esteja, o sabor da terra é sempre o mesmo. Não sei bem porquê, mas isso reconfortava-nos. Todas as noites íamos às lixeiras em busca de alguma batata ou tomate. Numa dessas buscas, a minha mãe reconheceu uma mulher que tinha vindo no nosso barco. Abraçaram-se, choraram, perguntaram pelos outros… E ambas menearam tristemente a cabeça. Nessa noite, a nossa nova amiga, Aihala, mudou a sua caixa de cartão para junto da nossa. Além de abrigar o nosso choro, as caixas começaram também a ecoar o nosso riso. Embora parecesse impossível, ainda sabíamos rir.

 

♦♦♦♦

 

Várias luas se passaram. E novas amigas vieram juntar-se a nós com as suas caixas de cartão. E todas juntas sentíamo-nos seguras, até felizes. Porque, como dizia a minha mãe “Quando as penas se repartem, as lágrimas são mais pequenas”. À volta da nossa caixa nasceu uma aldeia de cartão, pobre mas alegre. Ríamos entre nós e também sorríamos para os desconhecidos, alguns dos quais nos devolviam o sorriso. Mas nem todos eram amáveis connosco. Houve até quem se tivesse divertido a lançar-nos fogo. E, numa noite que nunca mais se apagará da minha memória, o fogo espalhou-se pela aldeia de cartão e todas as caixas arderam. E nada conseguiu calar os nossos gritos de dor.

 

Nunca mais voltei a ver a minha mãe. Nem a Aihala. Levaram-me para um orfanato e, depois, quiseram que voltasse para o meu país. Mas lá ninguém me conhecia e aqui ninguém parecia conhecer o meu país. Por fim, fui adotada e, passado algum tempo, voltei a sorrir. Pode parecer impossível mas, apesar de tudo, não me tinha esquecido de sorrir…

Agora sou feliz com a minha nova mãe. Gosto dela e ela gosta de mim. Gosta de mim como sou. Vivo numa casa. Tenho o meu quarto, um armário… Nesse armário, há uma caixa de cartão, uma dessas caixas onde guardamos os sapatos que temos. Só que, na minha caixa, não há sapatos; apenas recordações. Porque não quero esquecer. Não quero esquecer o choro da minha mãe e, muito menos, o seu sorriso…

 
Txabi Arnal
Caja de cartón
Pontevedra, OQO, 2010
(Tradução e adaptação

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
 Caixa de cartão Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117533

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos