Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portugal tem futuro

Ir para baixo

Portugal tem futuro Empty Portugal tem futuro

Mensagem por Vagueante Qua Jul 31, 2013 4:28 pm


Portugal tem futuro (passa por Sines e pelo Panamá)

Henrique Raposo
8:00 Quarta feira, 31 de julho de 2013



Eu não percebo nada de barcos, confundo bombordo com estibordo e popa com proa. Também não percebo nada de economia, aliás, nem uma conta de dividir sei fazer. Mas sei olhar para um mapa: Sines, a terra do meu velho, está em linha recta com o Canal do Panamá; depois da finalização (2014) das obras faraónicas que estão a alargar o canal entre o Atlântico e o Pacífico, Sines será o porto europeu mais próximo da China para aqueles navios que parecem arranha-céus na horizontal - os pós-panamax, 12.000 TEUS. Por outras palavras, está em curso uma mudança radical nas rotas marítimas do mundo inteiro, e Sines está mesmo no centro deste maremoto comercial. A China e todos os outros mastodontes de olhos amendoados ficarão mais próximos da Europa através do eixo Panamá-Sines.

Não por acaso, Singapura já investiu seríssima grana em Sines. Não por acaso, o Presidente do Panamá fez ontem uma visita de estado a Portugal. Tema de conversa entre Ricardo Martinelli e Cavaco Silva? A resposta pode surpreender os mais distraídos: o Panamá já elegeu Sines como o porto europeu prioritário; há um ano, a Autoridade para o Canal do Panamá e a Administração do Porto de Sines celebraram um acordo que formalizou precisamente a prioridade alentejana. Sim, é verdade. Se tivermos juízo, se conseguirmos equipar Sines (ex.: ligação ferroviária sem paragens até França), o futuro de Portugal será mais risonho quando o eixo Panamá-Sines estiver a carburar em pleno.

Mas já repararam que este assunto não gera conversa em Portugal? Estamos perante uma oportunidade estratégica única, mas Sines não tem nem 10% da atenção que merecia. Ontem, a visita do Presidente do Panamá foi uma mera nota de rodapé na "agenda". Além de estranho, isto é um pouco triste. Está em curso uma mudança radical no mapa das rotas mundiais e Portugal pode ser um dos beneficiados, mas a nossa elite não discute o tema em profundidade. Tal como não discute o nosso potencial para abastecer a Europa de gás . Tal como não discute a expansão da nossa zona económica exclusiva. No fundo, voltamos sempre ao desprezo queirosiano que os portugueses sentem por Portugal. Por razões familiares, escrevo há anos sobre Sines e oiço há anos o mesmo comentário "ó Henrique, Sines nunca irá a lado nenhum, não tem hipótese".


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/portugal-tem-futuro-passa-por-sines-e-pelo-panama=f823653#ixzz2afGvTt4m

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal tem futuro Empty Re: Portugal tem futuro

Mensagem por Vagueante Qua Jul 31, 2013 4:30 pm

Porque será que se continua a insistir no terminal de contentores da Trafaria?
Quem são os interessados?

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos