Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relativas aos nossos irmãos gays como Rav Aryeh eo papa Francis fazer

Ir para baixo

 Relativas aos nossos irmãos gays como Rav Aryeh eo papa Francis fazer Empty Relativas aos nossos irmãos gays como Rav Aryeh eo papa Francis fazer

Mensagem por Vitor mango Seg Ago 05, 2013 2:57 am

Relativas aos nossos irmãos gays como Rav Aryeh eo papa Francis fazer
Os indivíduos são responsáveis ​​por suas próprias ações, e sua prestação de contas a D'us. Cabe a nos amar e julgar favoravelmente.
Pelo rabino Yehoshua Parece / judaica blogger Mundo | 04 de agosto de 2013 | 06:29 | 1


No avião de volta para Roma a partir de sua viagem ao Brasil, o papa Francis chamou a atenção dos repórteres - e do mundo - com uma observação conciliador sem precedentes sobre sacerdotes homossexuais. "Se alguém é gay e ele procura o Senhor e tem boa vontade, quem sou eu para julgar?" Francis disse a repórteres, falando em italiano, mas usando o Inglês palavra "gay".

Em seu New York Times op-ed, John Corvino fornece o contexto para a declaração do papa. "Observações surpreendentes do papa Francis veio em resposta a uma pergunta sobre uma suposta 'lobby gay' no Vaticano. Sua resposta: "Quando eu encontrar uma pessoa gay, eu tenho que distinguir entre o seu ser gay e ser parte de um hall de entrada. Se eles aceitarem o Senhor e ter boa vontade, quem sou eu para julgá-los? Eles não devem ser marginalizados. A tendência não é o problema ", acrescentou:".. Eles são nossos irmãos "

A mudança radical de atitude representado aqui deve ser entendida em contraste com a posição pública de longa data tomada pela Igreja, articulada pelo antecessor de Francisco, o Papa Bento XVI, no início de seu pontificado. Em 2005, ele escreveu que a homossexualidade era "uma forte tendência ordenou para um mal moral intrínseco ... uma desordem objetiva".

O limite de observações Papa Francis também deve ser totalmente observados. Não há nenhuma mudança em tudo na posição da Igreja relações homossexuais vis-à-vis ou casamento. No núcleo, é uma expressão da doutrina da Igreja, "a odiar o pecado, mas ama o pecador."


Corvino astutamente observa em seu artigo: "Quanto a" quem sou eu para julgar, "sem dúvida, o papa não é abrir mão de afirmação da autoridade da Igreja em matéria de fé e moral. Mas ele estava adotando um tom de humildade. E assuntos de tom. "

Judaísmo ortodoxo, nada menos do que o catolicismo, luta com a forma de se relacionar com a homossexualidade e para a comunidade gay. Com um versículo explícito na Torah: "Um homem que se deitar com um homem como se deita com uma mulher, ambos têm feito uma abominação" (Levítico 20:13), não há espaço para dançar em torno da proibição. Mas, devemos ter o cuidado de entender que é o ato que é proibido, e não o individual.

Em termos gerais, existem mandamentos da Torá que são entre as pessoas e D'us. Há também os mandamentos que estão entre as pessoas. Com a dissolução do Sinédrio, o supremo tribunal de anciãos em 358 dC, após o calendário judaico fixo foi estabelecido, a autoridade terrena para fazer cumprir a lei da Torá sobre a proibição carregando uma pena capital foi suspensa. Nosso foco e desafio a partir de então e até hoje precisa estar em como se relacionar com as pessoas homossexuais, não ao homossexualismo.

E aqui somos guiados por dois mandamentos primordial decorrente de um primeiro princípio. Como dito em Gênesis 1:27, Deus criou Adão B'tzelem Elokim, na Sua própria imagem. A partir dessas palavras, muitos sábios em nossa tradição entender a santidade essencial de todas as pessoas. Os dois mitzvahs meta-halakhic corolário, então, que naturalmente se seguem são: "V'ahavta Reicha kamocha," a injunção de amar o outro como a si mesmo, e "B'tzedek tishpot amitecha," a julgar os outros com justiça.

Meu quadro na aplicação destes princípios é melhor expressa em uma história verificada por Rav Benji Levene, neto do Rav Aryeh Levin, a Tzadik de Yerushalayim.

Quando ele era pequeno, Rav Benji estava andando no calçadão em Jerusalém no Shabat tarde com Rav Aryeh. Foram vários carros passando e Rav Benji olhou para uma resposta à Chilul Shabbat (profanação do sábado) a partir de seu avô. O que ele ouviu foi: "Kol kach pikuach nefesh, quanto perigo para a vida." Em outras palavras, Rav Aryeh foi re-enquadrar a condução no Shabat como uma resposta a uma necessidade de salvar uma vida, que é necessário no Shabat.

Não se deve cometer o erro de pensar Rav Aryeh como ingênuo. O contrário é verdadeiro. Sua absoluta Ahava (amor) e crença na santidade essencial de cada pessoa Tzelem Elokim o obrigou a re-enquadrar o que viu, e, no processo, transformá-lo de um ponto pessoal de julgamento, a partir de um aveira (neste caso, um capital pecado) para uma mitzvah (salvar uma vida).

Os indivíduos são responsáveis ​​por suas ações. Essa prestação de contas é entre cada pessoa e D'us e entre as pessoas. Todos nós somos responsáveis ​​por amar o outro e julgar favoravelmente; princípios aos quais eu me sinto confiante de que não só Rav Aryeh, mas também o Papa Francis iria assinar.

As histórias de Rav Aryeh, juntamente com os de Rebe Levi Yitschac de Berditchev, entre outros, podem nos tocar no ponto mais profundo do nosso ser. Em um mundo de desconexão, eles também podem provocar uma resposta cínica. O desafio moral na tentativa de uma mudança de paradigma na forma como nos relacionamos com as pessoas, nos nossos homens gays de caso, é a seguinte: Será que realmente querem imitar estes tzadikim e realmente mudar a nossa perspectiva, ou será que se contentar com uma sensação de boa história e, em seguida, passar para o mais fascinante, humilhante negócio de especular sobre o que está acontecendo por trás da porta do quarto?

O poder da construção do Rav Aryeh e pergunta o Papa Francis 'empurra-nos para trazer o outro mais próximo por não julgar e expressar o amor incondicional. Ao mesmo tempo, nós respeitamos a privacidade do outro - algo que cada um de nós precisa em nossa vida-tudo-muito-públicas.

Continuamos a viver em um mundo fraturado preenchido com sinat hinam (ódio infundado), que cada um de nós tem uma responsabilidade individual para combater com ahavat hinam (amor sem fundamento).
O primeiro passo para a reparação do mundo é para mais de nós para re-imaginar que, particularmente em relação com o outro. Através da aceitação, respeito e amor, nós convidamos o outro para compartilhar um espaço seguro onde podemos nos tornar o melhor de nós juntos.

O rabino Yehoshua Parece é um professor e um consultor independente para as organizações sem fins lucrativos.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
 Relativas aos nossos irmãos gays como Rav Aryeh eo papa Francis fazer Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos