Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ferreira do Amaral suspeito de corrupção

Ir para baixo

Ferreira do Amaral suspeito de corrupção Empty Ferreira do Amaral suspeito de corrupção

Mensagem por Vitor mango Qua Set 11, 2013 10:24 am

Ferreira do Amaral suspeito de corrupção
Não pediam um tostão que fosse a mais pela inscrição no curso e, em dia de exame, os directores das duas escolas náuticas ainda brindavam os alunos com mensagens por telemóvel a dar as respostas certas. Objectivo: garantir taxas de aprovação a roçar os cem por cento e atrair centenas de clientes de Norte a Sul do País. Arrasando a concorrência. Só que o crime foi denunciado à Polícia Judiciária e, apurou o CM, entre os 40 alunos suspeitos de corrupção está Joaquim Ferreira do Amaral – o actual presidente da Lusoponte que foi ministro de Cavaco Silva e candidato à Presidência da República.
Por:Henrique Machado / S.P.

 
O engenheiro, que vive em Lisboa, deslocou-se com um filho até Leça da Palmeira, em Matosinhos, para tirar a carta náutica na categoria de Patrão de Costa. Confessa ao CM ter recebido "uma SMS" com todas as respostas certas do exame, mas diz que até "já estava fora da sala", não se servindo da fraude para concluir o teste, em 2005. E garante não ter solicitado "ajuda a ninguém" (ver discurso directo).
Só a PJ é que não pensa assim, depois de ter apanhado o conteúdo da mensagem – e constituiu, já em 2008, o ex-ministro das Obras Públicas arguido por suspeitas de um crime de corrupção activa. Ferreira do Amaral foi sujeito a interrogatório na Direcção Central de Investigação da Corrupção e da Criminalidade Económica e Financeira, no âmbito de um processo que já está concluído e remetido ao Ministério Público.
Ferreira do Amaral e o seu filho recorreram aos serviços da Escola de Formação Náutica Vieira Amândio, a 300 quilómetros de Lisboa, mas o engenheiro justifica: "O curso era melhor e só durava quatro dias..."
O dono daquela escol – tal como o proprietário do clube de formação náutica Consulfoz, na Figueira da Foz – tinha gente conhecida no Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM). Este organismo nomeia o presidente do júri nos exames e o vogal é alguém da escola, nestes casos o dono.
O representante do IPTM ‘fechava os olhos’ e o dono da escola, mal tinha acesso às folhas de exames de escolha múltipla, mandava mensagens a ajudar os alunos. Entre corrupção activa e passiva, há 43 arguidos no caso.
RESPONSÁVEL PELA PONTE VASCO DA GAMA
Ferreira do Amaral foi ministro do Comércio e Turismo, entre 1985 e 1990, e ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de 1990 a 1995 nos Governos de Cavaco Silva. Foi o artífice das auto-estradas e da ponte Vasco da Gama. Na altura, assinou um contrato com a Lusoponte para construção da ponte Vasco da Gama e deu-lhe exclusividade na construção e exploração de qualquer nova ponte entre Vila Franca e a foz do Tejo. Razão pela qual viu o seu nome envolto em controvérsia quando, 12 anos depois, assumiu a presidência da Lusoponte.
DISCURSO DIRECTO
"NÃO HOUVE TRAFULHICE NENHUMA" (Ferreira do Amaral, Presidente da Lusoponte)
Correio da Manhã – Como é que encara as suspeitas da Judiciária contra si por corrupção?
Ferreira do Amaral – É verdade que fui constituído arguido, mas não sei qual é o crime – a PJ só me informou de que eram coisas gravíssimas, mas nunca me disseram o quê. Aliás, acho que nos constituíram a todos arguidos [40 alunos das escolas de Leça e da Figueira].
– Corrompeu alguém?
– Claro que não. Fiz o meu exame para Patrão de Costa normalmente, tal como o meu filho, e é verdade que recebi uma SMS com respostas, mas já nem estava dentro da sala do exame. Nunca pedi nada a ninguém. Qual não é o meu espanto quando a polícia me chamou...
– Entre tantas escolas náuticas no País, e vivendo na zona de Lisboa, porquê fazer mais de 300 quilómetros para tirar a carta a Leça da Palmeira?
– Fui de propósito àquela escola porque o curso ali era muito melhor e porque lá era concluído em quatro dias. Mas não houve trafulhice nenhuma! 
PERFIL
Joaquim Martins Ferreira do Amaral nasceu em Lisboa a 13 de Abril de 1945. Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, filiou-se no PSD em 1981. Foi ministro do Comércio e das Obras Públicas nos Governos de Cavaco Silva e candidato à Presidência da República e à Câmara de Lisboa. Actualmente é presidente da Lusoponte.
CRISE JÁ CHEGOU A BARCOS DE LUXO
Afinal, a crise também chega aos produtos de luxo. O mercado português de barcos de recreio ressentiu-se da crise internacional.
Essa é, pelo menos, a opinião de Carlos Sousa, conhecido piloto português que mantém também um negócio de representação de barcos luxuosos. "Foi um ano com menos vendas e, nos últimos meses, foi morrendo um pouco", refere ao CM. Ainda assim, "não há razões para alarme".
Carlos Sousa aponta que, de uma maneira geral, "todos sentiram um enfraquecimento", havendo mesmo paragens de produção nas fábricas, à semelhança do sector automóvel, algo que nunca tinha acontecido.
Por isso, a solução parece estar lá fora. "A nossa expectativa está nos mercados emergentes, como Angola, a Argélia, Marrocos ou a Mauritânia", até porque, considera o piloto, "o mercado português é pequeno e a Europa já está ocupada".
Ainda assim, o mercado internacional foi mais afectado: "Os mercados de excelência, como a Espanha, sofreram bastante e ainda se estão a reorganizar", comenta Carlos Sousa.
A confirmar estão as expectativas espanholas, por apurar, de quebras de 30 a 40 por cento no sector. Mas no Salão Náutico de Barcelona, entre as mais importantes feiras do género, e onde os megaiates ascendem facilmente a centenas de milhares de euros, a presença dos expositores portugueses foi uma das mais notadas.
NOTAS
DENÚNCIA: INSPECÇÃO CHAMA PJ
A denúncia de crime chegou à PJ pela Inspecção--Geral de Obras Públicas, Transportes e Comunicações – que estranhou a taxa de sucesso de quase cem por cento em alunos de duas escolas
INVESTIGAÇÃO: SMS FATAIS
Quando se empenhou na investigação, a PJ apanhou o conteúdo de dezenas de SMS enviadas a alunos das escolas, pelos proprietários destas – entre os quais Joaquim Ferreira do Amaral
DETECÇÃO: IPTM COLABORA
Nelson Craveiro, director dos serviços jurídicos do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, diz ao CM que o organismo "colaborou na detecção e denúncia à Judiciária desta fraude"

  • Corrigir
  • Feedback


_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Ferreira do Amaral suspeito de corrupção Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117490

Ir para o topo Ir para baixo

Ferreira do Amaral suspeito de corrupção Empty Re: Ferreira do Amaral suspeito de corrupção

Mensagem por Vitor mango Qua Set 11, 2013 10:26 am


OH My God eu tenho carta de marinheiro tirada na Figueira da Foz

Sao quatro folhas que se leem em meia hora e onde passa tudo

Vale a palestra do comandante para cuidados a ter no mar alto

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Ferreira do Amaral suspeito de corrupção Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117490

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos