Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um lugar especial no inferno...Finalmente, os estudos revelam que os judeus dos EUA, os israelenses podem ter em comum

Ir para baixo

Um lugar especial no inferno...Finalmente, os estudos revelam que os judeus dos EUA, os israelenses podem ter em comum Empty Um lugar especial no inferno...Finalmente, os estudos revelam que os judeus dos EUA, os israelenses podem ter em comum

Mensagem por Vitor mango Qui Out 03, 2013 2:00 am

Um lugar especial no inferno
por Bradley Burston
Finalmente, os estudos revelam que os judeus dos EUA, os israelenses podem ter em comum : o Judaísmo pós- rabínico
Judeus pode ter chegado a acreditar que eles não precisam rabinos como estes em suas vidas. Eles podem ser judeu por conta própria, com outras pessoas com interesses semelhantes.
Por Bradley Burston | 02 outubro de 2013 | 05:50 | 2
Um lugar especial no inferno...Finalmente, os estudos revelam que os judeus dos EUA, os israelenses podem ter em comum 123599195



Dois conjuntos intrigantes das pesquisas de opinião veio à tona esta semana. Um era parte de uma série de reportagens preocupantes sobre os judeus israelenses que estão deixando o país. O outro era uma grande pesquisa de judeus norte-americanos , com destaque para um número crescente que parecem estar deixando o Judaísmo.

Ambos os estudos provocou alarme. Os resultados apareceram para pisar em algumas das terminações nervosas mais sensíveis de duas comunidades muito sensíveis judeus - os judeus americanos e seus medos de extinção através de assimilação , e os judeus israelenses , com seus medos de extinção através de demografia .

Tomados em conjunto , porém, os estudos podem estar apontando para outra coisa também. Finalmente , podemos estar aprendendo o que os israelenses e os judeus americanos - em muitos aspectos, perfeitos estranhos para um outro - têm em comum, e que o futuro pode cair para ambos.

A uma extensão cada vez maior , estas duas comunidades judaicas pode ser dito para ser expoentes de uma nova corrente na longa história de seus povos : o judaísmo pós- rabínico .

E isso pode ser apenas uma boa notícia.

Primeiro, uma olhada em algumas das figuras :

Uma pesquisa encomendada por Israel Canal 10 de televisão para sua série de novidades esta semana " Hayordim Ha- Hadashim " (vagamente , o The New Outmigrants , ou o novo desertores ) pediu um corte transversal dos judeus israelenses " Já considerou recentemente mudar para o exterior ? "

A maioria dos entrevistados , 51 por cento , disse que sim. Outros 11 por cento responderam que não tinham possibilidade de se mover. Apenas 38 por cento dos inquiridos respondeu com um No. plana

Assim como a série sobre os judeus deixando Israel era de triagem , um estudo anunciado como o primeiro grande levantamento de judeus norte-americanos em 10 anos, provocou alarme sobre o futuro da maior das comunidades da diáspora .

Manchetes condenou aumento das taxas de casamentos mistos , e da constatação de que quase um terço dos judeus norte-americanos nascidos depois de 1980 se descrevem como não ter religião .

"É um retrato bastante sombrio da saúde da população judaica americana em termos de sua identificação judaica", Jack Wertheimer , um professor de história judaica americana no Jewish Theological Seminary , disse ao The New York Times.

Mas é realmente ?

Em Israel e nos Estados Unidos, os números podem estar descrevendo não a extinção, mas a adaptação e mudança. Talvez até mesmo o crescimento.

O que pode estar nos dizendo , em parte, é que o modelo para a preservação do judaísmo ao longo de um exílio 2.000 anos , com sua ênfase sobre o líder espiritual da comunidade, o Rav (literalmente, o Grande Pessoa, o modelo , o mestre e memorizer e base dos textos antigos , o professor , o guia , o conforto e a ponta de lança dos judeus sob seus cuidados ) , os dados ambulatorial pode não estar trabalhando - seja em Israel ou nos Estados Unidos.

Para ter certeza, em muitas comunidades , tanto na América e Israel , há rabinos de caráter e carisma e visão moral , de grande coração e sabedoria.

Mas em todos os demais casos , os rabinos não são os líderes que os rabinos precisam ser . Eles não estão oferecendo o que muitos membros da comunidade precisa. Talvez, em um mundo onde o significado da comunicação ea comunicação do significado estão mudando, muitos deixaram de ser necessários em tudo.

"O que significa ser judeu na América hoje?" o relatório Pew Research Center pede . " A grande maioria de judeus EUA dizem que lembrar o Holocausto (73%) e levando uma vida ética (69%) são essenciais para o seu senso de judaísmo . Mais da metade ( 56%) dizem que trabalhar por justiça e igualdade é essencial para o que significa ser judeu para eles. e cerca de quatro em cada dez dizem que o cuidado sobre Israel (43%) e ter um bom senso de humor (42%) são essenciais à sua identidade judaica. "

Em Israel , por sua vez , o conceito de Rav como um líder espiritual desde há muito tem dado lugar à figura oficialmente sancionado e subsidiado do rabino ortodoxo como corte político , como o árbitro se um casal é judeu o suficiente para se casar, como o on-the- esmola burocrata , ou pior, como o lobista para o racismo , para liquidação a qualquer custo, para pisotear os direitos dos palestinos , para reduzir os direitos religiosos das mulheres, desrespeitando os direitos religiosos da Reforma e os judeus conservadores .

E a lista só cresce , alienando os judeus israelenses a partir de sua própria tradição . Tomemos, por exemplo, o caso do rabino Yoram Abergil de Netivot . O jornal Maariv informou quarta-feira que Abergil , apoiando a campanha de reeleição de Netivot prefeito Yehiel Zohar , anúncios em que o rabino , pessoalmente, prometeu que todos os que votos para o prefeito teria seus pecados e transgressões absolvido por Deus ", será salvo de toda forma de distribuição calamidades , e será concedido a cada alegria , bem como a riqueza e felicidade e respeito. "

Judeus pós- rabínicas pode ter chegado a acreditar que eles simplesmente não precisa rabinos como estes em suas vidas. Eles podem ser judeu por conta própria, com outras pessoas com interesses semelhantes.

Quem sabe? A maioria de nós pode ser pós- rabínico em breve. E melhor .

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Um lugar especial no inferno...Finalmente, os estudos revelam que os judeus dos EUA, os israelenses podem ter em comum Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Um lugar especial no inferno...Finalmente, os estudos revelam que os judeus dos EUA, os israelenses podem ter em comum Empty Re: Um lugar especial no inferno...Finalmente, os estudos revelam que os judeus dos EUA, os israelenses podem ter em comum

Mensagem por Vitor mango Qui Out 03, 2013 2:04 am

Manchetes condenou aumento das taxas de casamentos mistos , e da constatação de que quase um terço dos judeus norte-americanos nascidos depois de 1980 se descrevem como não ter religião .

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Um lugar especial no inferno...Finalmente, os estudos revelam que os judeus dos EUA, os israelenses podem ter em comum Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos