Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Temor de que Irã desenvolva armas nucleares deixa Israel em alerta em meio à aproximação com Estados Unidos

Ir para baixo

Temor de que Irã desenvolva armas nucleares deixa Israel em alerta em meio à aproximação com Estados Unidos Empty Temor de que Irã desenvolva armas nucleares deixa Israel em alerta em meio à aproximação com Estados Unidos

Mensagem por Vitor mango Sáb Out 05, 2013 7:42 am

Temor de que Irã desenvolva armas nucleares deixa Israel em alerta em meio à aproximação com Estados Unidos
É uma fábula antiga, mas sempre atual no contexto do Oriente Médio. Começo contando que a tartaruga estava às margens de um rio, preparando-se para atravessá-lo, quando o escorpião chegou e pediu uma carona. A tartaruga lhe disse: "Estás louco? Depois, Tu me picará e eu vou morrer." O escorpião retrucou: "Se você morrer, eu também morrerei, pois não sei nadar."
Análise: Israel acompanha idas e vindas na Síria com olhar atento ao Irã
Temor de que Irã desenvolva armas nucleares deixa Israel em alerta em meio à aproximação com Estados Unidos D8u5a9o6ahpv7yxuo3ta9o1xsAP
Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e chanceler iraniano, Javad Zarif, participam de reunião com membros do Conselho de Segurança e a Alemanha

1946: Embate por influência no Oriente Médio remonta à 1ª Assembleia Geral
A tartaruga deu carona e começou a travessia. Na metade do caminho, o escorpião a pica. "O que você fez? Nós dois vamos morrer. Caráter não muda mesmo", disse a tartaruga, ao que o escorpião afirmou: "Não pude me conter, é a minha natureza."
No Oriente Médio, ninguém confia em ninguém inteiramente. A prometida entrega de armas químicas e respectiva destruição, conforme acordo da Síria com os EUA, pode levar meses. Quem precisa acompanhar o processo de perto, está cumprindo . Se o presidente sírio, Bashar Al-Assad , falhar uma única vez, pode ser que receba uma punição severa.
Congresso: EUA ameaçam sanções ao Irã se diálogo nuclear não avançar
Irã: Parlamento apoia esforço diplomático de presidente Rouhani
O Irã tem extensão territorial de 1.648.000 km² e população de 76,5 milhões. Israel tem 8 milhões de habitantes, sendo 1,5 milhão de árabes, 80% deles muçulmanos, com uma área similar ao Estado do Sergipe. Barack Obama vem mantendo seu esforço sobre Israel para dar ao presidente iraniano Hassan Rouhaní a oportunidade de provar o que vem dizendo. Ele insiste que o programa atômico de seu país tem objetivos civis.
O premiê israelense Benjamin Netanyahu acredita que Rouhaní, como líderes anteriores do Irã, querem levar o Ocidente na conversa , até chegarem a condições de explodirem sua primeira bomba. Os persas tem experiência diplomática de milhares de anos e respeitável jogo de corpo. Eles dizem que Israel é injusto, pois nunca atacaram país algum. Contudo, na guerra Irã x Iraque (1980-1988), os xiitas foram os primeiros a atacar.
Israel:  'Presidente do Irã é lobo em pele de cordeiro', diz premiê
Nuclear: Chanceler do Irã diz que enriquecimento nuclear não é negociável
Além do mais, o Irã é a Pérsia, cuja língua fala até hoje. Procurem nos livros de história o seu passado. Os americanos afirmam e reafirmam que não permitirão, de forma alguma, e utilizarão de todos os meios necessários, para evitar que o Irã se transforme numa potência atômica no Oriente Médio, pois a consequência mais imediata seria uma corrida nuclear na região, com inúmeros países árabes, a começar pela Arábia Saudita, dedicando-se a se transformar também.
O mundo perderia o controle da questão da nuclearização. Entretanto, é antes de explodirem a bomba, pelo que afirmam os dirigentes israelenses, que é preciso agir. Os americanos também, provavelmente. Rouhani precisa dar demonstrações práticas, com fatos, de que não tem o caráter lamentável do escorpião.
A vida aqui, nessa região toda, vai na sua rotina. No Iraque, sunitas e xiitas seguem se matando. O Egito está empenhado em recuperar a estabilidade interna, enquanto atravessa uma crise sem precendetes na sua história. Tem muitos outros angustiantes problemas e vamos todos aqui esperar mais um tempo para saber em que mundo estaremos ingressando, de tranquilidade, ou de uma tragédia imensurável.

Leia tudo sobre: [url=http://ultimosegundo.ig.com.br/noticias/nahum sirotsky]nahum sirotsky[/url] • irã • [url=http://ultimosegundo.ig.com.br/noticias/oriente m%C3%A9dio]oriente médio[/url]

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Temor de que Irã desenvolva armas nucleares deixa Israel em alerta em meio à aproximação com Estados Unidos Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117530

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos