Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dieta mediterrânica reconhecida pela Unesco. Sardinhas na brasa com uma pitada de Património

Ir para baixo

Dieta mediterrânica reconhecida pela Unesco. Sardinhas na brasa com uma pitada de Património  Empty Dieta mediterrânica reconhecida pela Unesco. Sardinhas na brasa com uma pitada de Património

Mensagem por Vitor mango Qui Dez 05, 2013 2:43 am

Dieta mediterrânica reconhecida pela Unesco. Sardinhas na brasa com uma pitada de Património
Dieta mediterrânica reconhecida pela Unesco. Sardinhas na brasa com uma pitada de Património  13861864823082






  • inShare
  • 1




A dieta mediterrânica, também portuguesa, foi ontem reconhecida pela UNESCO

Ao fim de cerca de cinco segundos, alguém responde do outro lado da linha. Fala- -nos do Azerbaijão. Jorge Queiroz, director do Museu Municipal de Tavira e um dos envolvidos na candidatura, conta- -nos que está na altura de festejar. "Mas isso é só um pormenor", arrepia caminho. "O que importa é a inscrição da dieta no Património da Humanidade."
Falamos, mais precisamente, do Património Imaterial da Humanidade, uma classificação de que a dieta mediterrânica se pode orgulhar desde ontem. A decisão foi tomada em Baku (Azerbaijão) durante um comité da UNESCO. Ao lado de Portugal e juntos nesta inscrição estão Chipre, Croácia, Grécia, Espanha, Itália e Marrocos.
Jorge explica-nos que, tal como a pequena cidade de Tavira, outras pequenas regiões representaram a herança gastronómica do seu país, cada uma com menos de 50 mil habitantes. Há dois anos e meio que o director trabalhava na candidatura da dieta mediterrânica, que foi aceite em Março de 2012. No grupo de trabalho estava ainda Jorge Botelho, presidente da autarquia de Tavira, e ainda uma comissão nacional. Sem esquecer, claro, os restantes países.
Os cereais, o vinho e o azeite constituem o tronco comum da dieta, produtos que todos estes países partilham. É a chamada trilogia dos alimentos sagrados, conta-nos. Tem tudo a ver com a história: "Os povos mediterrânicos, antes da sedentarização, tinham problemas com os alimentos, períodos de fome. Com a agricultura e os excedentes que começaram a armazenar, para ter disponível em tempos de frio, criaram-se possibilidades."
Em Portugal destacam-se as sopas, as comidas de Verão, frias como as saladas, e até as grandes sardinhadas. "Somos o maior consumidor mundial de peixe, a seguir ao Japão e à Islândia", confirma. E a comida leva-nos directamente a outras paragens: "A vinha, os olivais, os nossos campos, também estão muito ligados à tradição. E algumas dessas paisagens também foram classificadas pela UNESCO."
Passaram já mais de dois anos desde a última vez que Portugal esteve nas bocas da Organização das Nações Unidas. Nessa altura foi o fado considerado património e todo o meio ganhou outra atenção. O mesmo pode acontecer com a gastronomia, mais uma atracção em Portugal, parte da identidade do país, recorda Jorge.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Dieta mediterrânica reconhecida pela Unesco. Sardinhas na brasa com uma pitada de Património  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117523

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos