Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Indianos

Ir para baixo

Indianos Empty Indianos

Mensagem por Vitor mango Sex Fev 14, 2014 7:41 am


Indianos
José Miguel Pinto dos Santos
14/02/2014 - 01:26





A Índia tem uma cultura rica e colorida, milenar mas vibrante. O seu potencial humano e económico é imenso. Os seus matemáticos são brilhantes e os seus médicos excepcionais. Tem empresários inovadores e persistentes, e burocratas minuciosos e legalistas. É rica em espiritualidade e tolerância. E tem das ruas mais sujas do mundo.
Já me deram muitas explicações para esta sujidade. No entanto, só recentemente, ao regressar de avião com o Executive MBA AESE/IESE da semana internacional no Indian Institute of Management-Ahmedabad, é que percebi como é que, sendo os indianos tão conscienciosos com a higiene pessoal e doméstica, conseguem levar a sujidade pública a extremos dificilmente igualáveis.
Do meu assento na coxia podia observar os passageiros sentados do outro lado. Eram homens e mulheres de meia-idade, indianos exteriormente aparentando abastança, alguns dos quais tinham tirado os pés das sandálias. Eis que passa a hospedeira distribuindo toalhetes. São usados para limparem a cara e as mãos antes de caírem aos pés dos seus utilizadores. E aí ficam. São distribuídos bebidas e acepipes. Assim que os copos se esvaziam, vão parar ao chão. E o mesmo acontece aos invólucros dos cajus assim que estes são consumidos. Vêm as refeições. À medida que deixam de ter uso, garfos e guardanapos, ossos e pacotes vários, seguem o mesmo caminho. Note-se que nada disto era de molde a incomodar os vizinhos, pois o lixo ficava aos pés do seu dono. No entanto, o mais curioso começou logo depois de recolhidos os tabuleiros. Lenta, mas inexoravelmente, os pés esquerdos dos meus vizinhos do outro lado da coxia começam a mover-se. A pouco e pouco, toalhetes e copos, garfos e pacotes, ossos e guardanapos, são sistemática e implacavelmente movidos para o corredor. Ao fim de alguns minutos o chão debaixo de cada assento fica limpo de todo e qualquer detrito e o corredor transformado numa verdadeira lixeira.
Ainda estava a ponderar as implicações sociológicas desta observação quando fui apoderado por uma inconfortável sensação de dejá-vu. Onde é que teria já visto este processo a funcionar? Onde é que todos são, pessoal e individualmente, encantadores e asseados, competentes e honestos, mas que fazem da vida pública uma grande chafurdice? E recordei-me de S. Bento. Ou seria a Rua do Ouro?
Compreendi então que os portugueses também são indianos.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Indianos Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos