Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rússia procura saída para isolamento internacional

Ir para baixo

Rússia procura saída para isolamento internacional Empty Rússia procura saída para isolamento internacional

Mensagem por Vitor mango Qua Jun 04, 2014 5:06 am

Rússia procura saída para isolamento internacional

Rússia procura saída para isolamento internacional PU


Numa entrevista a órgãos de informação franceses, Vladimir Putin voltou a jurar que “não houve, nem há qualquer unidade militar ou instrutores militares russos no sudeste da Ucrânia” e que “a Rússia não tem qualquer intenção de anexar ou desestabilizar o sudeste da Ucrânia”.
Acredito nas declarações do dirigente russo, mas é evidente que elas são apenas verdade em parte. Moscovo não tem tropas regulares no sudeste da Ucrânia, mas aí combatem centenas de homens, bem preparados e equipados, vindos do território da Rússia. E tendo em conta a forma rígida como são controladas as fronteiras russas, conclui-se que esses homens só passam porque as autoridades russas fazem de conta que não veem.
Além disso, algumas das armas empregues pelos separatistas, devido à sua sofisticação, só podem ter origem russa.
Quanto à afirmação seguinte, Moscovo não precisa de anexar, pois se os separatistas vencerem, as repúblicas populares de Donetzk e Lugansk não passarão de fantoches nas mãos do Kremlin, dirigidos por homens por ele nomeados.
E, em geral, depois da forma como Vladimir Putin “resolveu” o problema da Chechénia, matando milhares de pessoas em nome da integração territorial da Rússia, ele não tem o direito moral de criticar as actuais autoridades ucranianas, que apenas o imitam na forma de acabar com o separatismo no sudeste da Ucrânia, embora em dimensões muito mais reduzidas.
A guerra da Chechénia e a anexação da Crimeia retiram à Rússia qualquer direito de vir pregar sermões sobre “padrões duplos” na política externa do Ocidente, etc. Moscovo faz o que os outros fazem e o resto são explicações de mau pagador.
Claro que o Kremlin também já não pode pôr em causa a legitimidade da eleição de Porochenko, tanto mais depois de se ver a forma como foram organizados os referendos na Crimeia e no sudeste da Ucrânia sobre a independência destas regiões.
Com isto não quero dizer que estou de acordo com a forma como as autoridades de Kiev estão a gerir a situação no sudeste da Ucrânia. É necessário respeitar as “leis da guerra” e organizações internacionais como a ONU e a OSCE devem velar por isso. E todos os actos de barbárie a que assistimos, cometidos por ambas as partes, devem ser investigados internacionalmente e castigados.
Parece-me que a táctica das autoridades ucranianas é enfraquecer o mais possível as forças separatistas até à tomada de posse do novo Presidente da Ucrânia, Petro Porochenko, para que este tenha maior peso nas conversações com o Kremlin, pois a solução do problema passa obrigatoriamente por Moscovo, por muito que os dirigentes russos digam que nada têm a ver com isso.
Por enquanto, este plano parece ter êxito, mas é claro que a via militar não resolverá o problema. Mesmo que as forças armadas ucranianas obtenham uma vitória clara, será preciso que as autoridades civis de Kiev iniciem o diálogo com os habitantes do sudeste com vista a encontrarem uma plataforma de entendimento.
Nesta tarefa, a Ucrânia irá precisar tanto do apoio da UE e EUA, por um lado, como da Rússia, por outro. Sublinho: do apoio, e não da imposição de condições. UE, EUA e Rússia poderão ter interesses naquele país estratégico no centro da Europa, mas o povo ucraniano deverá ter o direito de escolher o seu futuro, sem limitações impostas pelo exterior, bem como não deve ser forçado a optar definitivamente pelo que quer que seja.

Quanto às relações entre ucranianos e russos, elas jamais serão as mesmas, aconteça o que acontecer. 
Publicada por José Milhazes à(s) 10:17 1 comentário

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Rússia procura saída para isolamento internacional Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos