Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Todas as razões que deixei Israel

Ir para baixo

 Todas as razões que deixei Israel  Empty Todas as razões que deixei Israel

Mensagem por Vitor mango Sex Jul 18, 2014 9:40 am


Todas as razões que deixei Israel
Sayed Kashua Escritor cidadão árabe e israelense. 15 julho de 2014 às 18:06

    
TRIBUNA

Em breve vou daqui. Em poucos dias, deixamos Jerusalém, deixamos o país. Ontem, nós compramos sacos pequenos para as crianças. Não há necessidade de transportar uma grande quantidade de roupas, deixamos as roupas de inverno; de qualquer forma, eles não poderiam nos proteger do frio no sul de Illinois, EUA.

Apenas algumas roupas até que estávamos fazendo, e se eu sou eu disse, as crianças estavam alguns livros, dois ou três em árabe, hebraico e alguns outros, para que eles não se esquecem da linguagem preciso de gasolina normal.

Mas eu já tenho tanta certeza de que eu quero que meus filhos me lembro amamos este lugar e não amaldiçoado.

Originalmente, tínhamos planeado para sair em um mês de um ano sabático ou menos, mas ano passado, na semana passada, eu percebi que eu não poderia ficar aqui. Perguntei ao meu agente de viagens para fazer avançar nossa partida: "A propósito, por favor", eu perguntei. Em poucos dias que pousar em Chicago, e eu nem sei para onde iremos, no primeiro mês, mas vamos conseguir.

Eu tenho três filhos, o mais velho já tem 14 anos, os dois meninos 9 e 3 anos. Vivemos em Jerusalém Ocidental, a única família árabe no bairro onde nos mudamos há seis anos. "Você pode levar dois brinquedos", dissemos em hebraico no benjamin que assistiram seus jogos a dinheiro e começou a chorar, apesar de tê-lo prometeu comprá-lo lá fora, apenas o que ele quer.

Eu também tenho que decidir o que levar. Eu só pode escolher dois livros, decidi contemplando minhas prateleiras. Além, uma coleção de poemas de Mahmoud Darwish e uma antologia de histórias de Gibran Khalil Gibran, todos os meus livros são em hebraico. Livros que comecei a adquirir a partir da idade de 15 anos e que me acompanharam ao longo dos anos.

Desde a idade de 14, eu quase não ler um livro em árabe, apenas em hebraico. É nesta idade que eu descobri uma biblioteca pela primeira vez na minha vida. Há 25 anos, o meu professor de matemática em Tira, a aldeia onde nasci, vim ver meus pais e disse-lhes que os judeus em Jerusalém abriria dentro de um ano, uma escola para alunos superdotados. Ele disse ao meu pai que valia a pena me apresentar para os exames de registro. "Lá, ele vai ser melhor para ele", lembro-me das palavras do meu professor.

Passei os exames, fui convidado por examinadores e, com a idade a minha filha hoje, eu deixei minha primeira casa Tira para um internato judaica em Jerusalém.

Foi tão difícil, quase cruel. Lembro-me de minhas lágrimas quando meu pai me abraçou e me deixou no limiar da nova escola, linda, tão diferente do que eu tinha até então conhecido por Tira. Escrevi uma vez que na primeira semana de Jerusalém era o mais doloroso da minha vida. Eu era diferente, outro, diferente minhas roupas, meu idioma diferente. Todas as aulas eram em hebraico - a ciência, a Bíblia ea literatura. Eu sentei lá, sem entender uma palavra. Quando tentei falar, meus colegas riram de mim. Eu queria muito escapar deste lugar de volta na minha, na minha aldeia, meus amigos, para a língua árabe.

O telefone, chorei aos ouvidos do meu pai para me pegar, e ele me respondeu que apenas os começos são difíceis, que depois de alguns meses eu falo hebraico melhor do que ...

Lembro-me de meu professor de literatura durante a primeira semana, fomos convidados a ler O Apanhador no Campo de Centeio por JD Salinger.

Um Tira, não tínhamos cursos de literatura. Ou biblioteca, e ainda não há. O Apanhador no Campo de Centeio é o primeiro romance que eu já li. Levei algumas semanas para ler e, no final, percebi duas coisas que mudaram a minha vida. A primeira é que eu era capaz de ler um livro em hebraico; o segundo, a convicção profunda de que eu tinha caído no amor com livros.

A partir do momento que eu descobri a literatura, sou a ciência desinteressada; Sentei-me na biblioteca e ler. Muito rapidamente, o meu hebraico tornou-se quase perfeito. Os livros da biblioteca do estágio estavam todos em hebraico, e eu comecei a ler escritores israelenses, Agnon, Meir Shalev, Amos Oz e também livros sobre o sionismo, o Judaísmo ea construção da pátria. Muito rapidamente, eu entendi o poder da escrita e dei comigo a ler sobre os pioneiros judeus, o Holocausto, a guerra.

Durante esses anos, eu também comecei a entender a minha própria história, e sem intenção deliberada, eu comecei a escrever sobre os árabes israelenses vivem em internato na parte ocidental da cidade, no estado judaico. Comecei isso com a convicção de que tudo o que eu tinha que fazer para mudar essa situação era escrever a outra parte, para contar as histórias ouvidas da boca de minha avó.

Escreva como meu avô foi morto na frente Tira durante a Guerra de 1948. Como minha avó perdeu sua terra, como ela levantou meu pai, órfão com a idade de alguns meses, ganhando seu pão colheita trabalhador entre os judeus. Eu queria dizer a meu pai em hebraico, que foi detido durante anos sem julgamento por causa de suas idéias políticas. Eu queria dizer que os israelenses outra história, uma história palestina. Para ler, eles iriam entender, ler, eles iriam mudar, tudo o que eu tinha a fazer era escrever, e ocupação iria acabar, eu só tinha que ser um bom escritor e gostaria de liberar os membros do meu povo guetos em que vivem. Boas histórias em hebraico, e eu estaria a salvo, até mesmo um livro, depois outro filme, um outro artigo para o jornal, e até mesmo uma TV, e os meus filhos tenham um futuro melhor. Através de minhas histórias, um dia, nos tornamos cidadãos iguais, quase como os judeus.

Por 25 anos eu tenho escrito em hebraico, e nada mudou. Vinte e cinco anos que eu me agarro à esperança, de acreditar que é impossível que os seres humanos são capazes de ser tão cego.

Vinte e cinco anos, durante o qual eu não tive muitas razões para ser otimista, mas eu continuei a acreditar que ainda era possível que um dia este lugar habitado por judeus e árabes pode encontrar uma história que não nega a história do outro. Um dia, os israelenses continuam a negar o Nakba, ocupação, e eles continuam a fechar os olhos para o sofrimento do povo palestino. Um dia, os palestinos estão dispostos a perdoar, e que, juntos, construir um lugar onde é agradável para viver, assim como no romance final feliz.

Vinte e cinco anos, tenho escrito em hebraico, e nada mudou. Vinte anos que eu escrevo e eu acabar crítica hostil de ambos os lados, mas na semana passada, eu desisti. Na semana passada, algo se quebrou em mim.

Quando jovens judeus se espalharam exaltado gritando "Morte aos árabes" e atacaram os árabes só porque eles eram árabes, eu percebi que eu tinha perdido a minha pequena batalha pessoal.

Eu escutei, enquanto políticos e pessoas da mídia e eu sabia que aqueles eram a diferença entre sangue e outra, entre um ser humano e outro ser humano. Os indivíduos, tornou-se a força dominante no país, cantou em voz alta o que a maioria dos israelenses pensam: "Estamos melhor do que os árabes".


Em mesas-redondas que participei, foi alegado que os judeus eram um povo mais proeminentes, mais dignas de vida. A maioria decisiva do país desesperadamente para não reconhecer o direito árabe para viver, pelo menos neste país.

Depois de ler meus artigos recentes, alguns leitores sugeriram me mandar para Gaza, quebrar meus ossos sequestrar meus filhos.

Eu vivo em Jerusalém e tenho maravilhosos vizinhos judeus, e eu tenho escritores maravilhosos e jornalistas amigos, mas eu não posso mandar meus filhos para acampamentos de verão ou acampamentos de verão com seus amigos judeus.

Meu mais velho, furioso, protestou, dizendo que ninguém saberia que ela é árabe por causa de sua impecável hebraico, mas eu não estava disposto a ouvir. Ela se trancou em seu quarto, chorando.

Logo eu vou estar longe daqui, e agora enfrentam minhas estantes, quero entregar Salinger Eu li aos 14 anos. Eu não quero ter todos os livros, eu disse a mim mesmo, eu tenho que me envolver em uma nova linguagem, eu sei o quão difícil é quase impossível, mas eu tenho que encontrar uma outra língua para escrever meu As crianças vão encontrar uma nova linguagem para se viver. "Não venha", gritou minha filha, quando eu toquais em sua porta. No entanto, entrei em seu quarto.

Sentei-me ao lado dela na cama. E, embora ele deve voltar para mim, eu sabia que ela estava ouvindo.

"Você está me ouvindo? Eu disse-lhe a mesma frase que o meu pai disse-me, deixando-me para a entrada da escola de maior prestígio no país, 25 anos atrás. Lembre-se que tudo o que você faz na vida, para eles, você permanecerá sempre, digo sempre, um árabe. Você me entende?

- Eu entendo, me disseram que minha filha me abraçando com toda a força. Pai, que eu há muito compreenderam.

- Em breve vamos sair daqui, eu fiz-lhe derrotar o cabelo dela, assim como ela odeia. Enquanto isso, leia isso ... "E eu lhe entreguei o Catcher.


Traduzido do hebraico por Jean-Luc Allouche.

Último romance publicado em francês: a Segunda Pessoa, trad. hebraico por Edições Jean-Luc Allouche de l'Olivier, 2010. Marcelino Truong Drawing
Sayed Kashua Escritor cidadão árabe e israelense.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
 Todas as razões que deixei Israel  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos