Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

No 4º ataque contra instalações da ONU, Israel mata dezenas em escola na Faixa de Gaza

Ir para baixo

No 4º ataque contra instalações da ONU, Israel mata dezenas em escola na Faixa de Gaza Empty No 4º ataque contra instalações da ONU, Israel mata dezenas em escola na Faixa de Gaza

Mensagem por Vitor mango Qui Jul 24, 2014 11:53 am

No 4º ataque contra instalações da ONU, Israel mata dezenas em escola na Faixa de Gaza
Redação | São Paulo - 24/07/2014 - 11h13
Órgão das Nações Unidas que gerenciava o prédio afirma que não recebeu avisos da ação militar israelense, que matou pelo menos 17 e deixou centenas feridos

* Atualizada às 13h20
Fontes do Ministério da Saúde na Faixa de Gaza afirmam que pelo menos 15 pessoas morreram após um tanque israelense atacar uma escola das Nações Unidas nesta quinta-feira (24/07). Além das vítimas fatais, mais de 200 pessoas ficaram feridas na explosão do edifício, procurado por milhares de palestinos refugiados, obrigados a deixar suas casas em função do conflito armado.
Leia também:
Médica em Gaza: além de mortes, crianças em estado de choque são cotidiano nos hospitais
ONU condena Israel e cria comissão para investigar ofensiva contra Gaza

Agência Efe
No 4º ataque contra instalações da ONU, Israel mata dezenas em escola na Faixa de Gaza 635418178956436855w
Após o ataque, manchas de sangue no chão em frente à escola da ONU na cidade de Beit Hanoun, no norte de Gaza

O bombardeio de hoje representa a quarta vez que uma instalação da ONU (Organização das Nações Unidas) é atingida desde que foi lançada, há 17 dias, a ofensiva israelense, batizada de Operação Margem Protetora, que já deixou no total mais de 725 mortos, segundo as fontes palestinas de saúde. É a primeira vez, no entanto, que um ataque desse tipo registra vítimas fatais.
O Exército israelense emitiu um comunicado assegurando que está "revisando" o incidente, e ressaltou que o ataque pode ter sido causado por um foguete lançado de Gaza, território controlado pelo Hamas e cujo braço armado combate Israel.
Leia Especial de Opera Mundi sobre os 65 anos da criação do Estado de Israel
Agência Efe
No 4º ataque contra instalações da ONU, Israel mata dezenas em escola na Faixa de Gaza 635417103069766627w
Morteiro disparado por tanque israelense atingiu escola da ONU em Beit Hanoun utilizada para abrigar palestinos refugiados

Segundo o oficial palestino Ashraf al Kidra disse à agência AP, a escola na cidade de Beit Hanoun, na parte norte da Faixa de Gaza, servia de abrigo aos palestinos que fugiam do intenso fogo cruzado na região. O diretor da agência, Robert Turner, disse à rede Al Jazeera que não recebeu qualquer aviso do Exército israelense sobre o ataque.
Leia mais: Antes de invasão, Hamas propôs condições para trégua de dez anos com Israel
A escola atingida era gerida pela agência da ONU que cuida especialmente do caso palestino, a UNRWA. Segundo funcionários das Nações Unidas, a UNRWA tinha o protocolo de sempre informar Israel com as coordenadas de suas instalações, para evitar bombardeios.

ONU condena Israel e cria comissão para investigar ofensiva contra Gaza

Quase 150 crianças morreram nos ataques de Israel a Gaza, alerta Unicef

Além de mortes, crianças em estado de choque são cotidiano na sala de emergência, diz médica em Gaza

Segundo Chris Gunness, um porta-voz da ONU, a UNRWA tentou por duas vezes coordenar formalmente com Israel uma janela de tempo que permitisse a evacuação segura dos refugiados no abrigo de Beit Hanoun.
O ataque de hoje ocorreu 24 horas depois de o Conselho de Direitos Humanos da ONU ter advertido que há indícios de que Israel está cometendo crimes de guerra e aprovou, com a rejeição dos Estados Unidos, a formação de uma comissão para investigar o conflito nas áreas de combate.
17º dia de conflito
O ataque à escola da ONU acontece no 17º dia da ofensiva israelense, momento em que Tel Aviv disse ter diminuído o número de bombardeios aéreos. O Exército israelense afirmou ter atingido 35 "alvos terroristas" na última madrugada, número abaixo dos 187 locais acertados na noite anterior. Israel também revelou ter detido ontem 150 "suspeitos de terrorismo" em Gaza.
Agência Efe
No 4º ataque contra instalações da ONU, Israel mata dezenas em escola na Faixa de Gaza 635418220449246331w
Palestinos no hospital de Kamal Adwan prestam os primeiros atendimentos para socorrer vítimas do ataque à escola da ONU

Ao longo da ofensiva militar — que, além dos 725 mortos, já deixou 4,7 mil feridos, segundo fontes de saúde palestinas — inicida com bombardeios aéreos, Israel decidiu invadir Gaza por terra sob a justificativa inicial de desmantelar os túneis subterrâneos utilizados por combatentes do Hamas para atingir civis e militares no território israelense.
A ONU, por sua vez, advertiu que o número oficial de deslocados internos pelos bombardeios israelenses superou as 110 mil pessoas, o dobro do esperado pela UNRWA, em seu plano de contingência. O número supera a quantidade de refugiados palestinos em 2009, data da última invasão terrestre da Faixa de Gaza.
Também hoje, as Brigadas Izz al Din Aassam, o braço armado do Hamas, afirmaram ter matado oito soldados israelenses em um ataque cometido com uma granada antitanque contra um blindado utilizado para transportar forças da infantaria. Caso seja confirmado, seria o pior ataque do tipo sofrido por Israel.
Diplomacia
Israel lamentou hoje a decisão do Brasil de chamar para consultas seu embaixador em Tel Aviv, uma decisão que segundo o governo do país "não contribui para garantir a calma e a estabilidade na região".
"O que estes passos fazem é dar um apoio ao terrorismo, e naturalmente afetam a capacidade do Brasil de influenciar (a região do Oriente Médio)", segundo uma nota oficial. Para Israel, o retorno do embaixador "não reflete o nível das relações entre os dois países e ignora o direito de Israel e se defender".
Agência Efe
No 4º ataque contra instalações da ONU, Israel mata dezenas em escola na Faixa de Gaza 635417229048482384w
Alvo de foguetes do Hamas, aeroporto de Ben Gurion, em Tel Aviv, teve restrições de voos vindos dos EUA e da Europa

Ainda mais crítico do que a declaração oficial do Itamaraty, foram os comentários de Marco Aurélio Garcia, chefe da Assessoria Especial da Presidência da República. Em entrevista à emissora SBT, classificou como "genocídio" o conflito israelo-palestino. No entanto, Garcia não defendeu uma intervenção da ONU na região: "Se nós fizéssemos essa opção, não passaria pelo Conselho de Segurança e nós respeitamos o conselho".
Os EUA suspenderam hoje as restrições impostas pela FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) para que as companhias aéreas do país não voassem para ou a partir do aeroporto internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, capital de Israel.
Cronologia das tensões
A escalada de violência israelense ocorreu após a morte de três adolescentes israelenses na Cisjordânia no final de junho. Como “vingança”, um jovem palestino foi queimado vivo e assassinado em Jerusalém.
Logo após a descoberta dos corpos dos três jovens, Israel iniciou uma ofensiva contra o Hamas. Aviões de guerra passaram a bombardear Gaza destruindo casas e instituições e foram realizadas execuções extrajudiciais. Até agora, quase 600 palestinos foram sequestrados e presos.
A tensão aumentou na região após anúncio, no começo de junho, do fim da cisão entre o Fatah e o Hamas, que controlam a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, respectivamente. Israel considera o Hamas um grupo terrorista e por isso suspendeu as conversas de paz que vinham sendo desenvolvidas com os palestinos com a mediação do secretário de Estado norte-americano, John Kerry.
(*) Com informações da Agência Efe

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
No 4º ataque contra instalações da ONU, Israel mata dezenas em escola na Faixa de Gaza Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117533

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos