Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ministério da Justiça quer criar sistema de alerta rápido contra rapto de crianças

Ir para baixo

Ministério da Justiça quer criar sistema de alerta rápido contra rapto de crianças Empty Ministério da Justiça quer criar sistema de alerta rápido contra rapto de crianças

Mensagem por Admin Qui Jun 19, 2008 2:44 pm

VMinistério da Justiça quer criar sistema de alerta rápido contra rapto de crianças
O Ministério da Justiça quer criar um mecanismo de alerta rápido contra o rapto de crianças, disse hoje, em Paris, o director nacional adjunto da PJ Pedro do Carmo, que foi incumbido de apresentar um projecto nesse sentido

...

«Apresentar uma proposta de sistema de alerta rápido contra o rapto de crianças» é uma incumbência que o ministro da Justiça, Alberto Costa, atribuiu a Pedro do Carmo.

Será um sistema que, tendo aplicação interna, terá que ser compatível com outros sistemas já existentes, ou a existir, na União Europeia (UE).

Em declarações à Agência Lusa, Pedro do Carmo indicou, também, que a proposta será apresentada «dentro de meses» ao ministro da Justiça, Alberto Costa.

Pedro do Carmo falou à Lusa à margem do 'brieffing' organizado pelas autoridades francesas sobre um exercício em torno do sistema de alerta contra rapto de menores que decorreu a 12 de Junho e no qual participaram vários países europeus.

Segundo o director nacional adjunto da Polícia Judiciária (PJ), esta foi uma "oportunidade de ouvir da boca dos protagonistas os aspectos positivos que resultaram desse exercício e ouvir também o relato de alguns aspectos que importa melhorar".

«A presença de Portugal» no 'brieffing' «justifica-se porque durante a Presidência Portuguesa da União Europeia o País esteve especialmente empenhado em todas as questões que se relacionavam com os crimes praticados contra os menores», acrescentou Pedro Carmo.

Foi Portugal que, durante a sua Presidência da UE, no âmbito do Conselho Informal da Justiça e Assuntos Internos, introduziu o tema, o que conduziu a que os ministros da Justiça da União Europeia propusessem a criação de um mecanismo de «alerta de rapto» à escala europeia.

Para Pedro Carmo, o sistema a ser implementado necessitará da colaboração e participação de «várias entidades, não só policiais e judiciárias, mas também da comunicação social e de outras entidades que seja necessário envolver, para que estas mensagens de alerta, quando lançadas, possam ter a maior difusão possível».

O exercício, em que participaram França, Holanda, Bélgica e Luxemburgo, permitiu testar a coordenação transfronteiriça dos sistemas de alerta existentes nesses países e dos procedimentos em casos de rapto de criança.

No 'brieffing' estiveram como observadores Portugal, Espanha, Alemanha e República Checa.

Lusa/SOL
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos