Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EM NOME DE DEUS, por NUNO SANTA CLARA

Ir para baixo

EM NOME DE DEUS, por NUNO SANTA CLARA Empty EM NOME DE DEUS, por NUNO SANTA CLARA

Mensagem por Vitor mango Sex Jan 16, 2015 2:09 am

ASSOCIAÇÃO 25 DE ABRIL – EM NOME DE DEUS, por NUNO SANTA CLARA


Em nome de Deus

O atentado que vitimou uma dúzia de pessoas, entre jornalistas, cartoonistas e polícias, (seguido de outro contra um supermercado judeu), foi naturalmente catapultado para a primeira linha dos noticiários de todo o Mundo. Estava – e está – em causa a liberdade de expressão, e esse é um dos fundamentos do nosso modo de viver (prefiro não dizer cultura) à face da Terra.

Claro que, entre os primeiros a pronunciar-se, estavam os políticos, entendendo-se por isso os que nos governam. Isso é positivo de duas formas: porque se tratava de uma questão de princípio, e é sempre bom ver dirigentes políticos defender princípios (ainda que, na atuação prática, nem sempre assim seja); e porque alguns desses mesmos dirigentes políticos têm sido precisamente uma das maiores vítimas de publicações como o Charlie Hebdo. O próprio Presidente francês é um bom exemplo da “perseguição” deste jornal satírico, bem como do seu homólogo Le Canard Enchainé.

Se se pronunciaram por sinceridade ou por oportunismo político, é um debate dialeticamente ocioso e manifestamente de mau gosto. O que interessa é que houve uma reação internacional e unânime, numa época em que a unanimidade é coisa rara.

A estratégia do terror, ou apenas do medo, é tão velha quanto linear. A ameaça (concretizada, neste caso), como a pressão ou a persuasão, são formas de conduzir os jornalistas a cair na pior das censuras, que é a auto-censura.

Vivemos quase meio século num regime de Censura (rebatizada depois de Exame Prévio), até se chegar ao ponto de que quem escrevia, fazia-o tendo em atenção os ditames da Comissão de Censura. A título de exemplo, nada de referências a crimes sexuais (que hoje são o forte de certos jornais); corrupção, não havia (às vezes, parece que continua a não haver); sobre questões sociais, nada; e até as barracas tinham de ser referidas como “chalés de madeira”… Naqueles tempos, para os mais resistentes, escrever era um jogo do rato e do gato, em que a imaginação era rainha, e que, curiosamente, deixou algumas saudades. É que publicar tudo o que se quer, sem nenhum entrave, não é motivador.

Mas, através da ameaça de desemprego, de corte de subsídio ou da retirada da publicidade, o sistema mantém-se eficaz: se não queres problemas, vê bem o que escreves… Nem é necessário a PIDE/DGS.

Neste aspeto, o objetivo dos assassinos de Paris pode ter sido alcançado. De futuro, bem pode acontecer que os jornalistas e caricaturistas se contenham, não por atitude deontológica, cultural ou política, mas por medo, puro e simples. E eis como uma derrota tática se traduz numa vitória estratégica.

Já assistimos à neutralização de alguns autores, como Salman Rushdie (autor dos Versículos Satânicos), ou à campanha contra a Dinamarca pela publicação, no jornal Jyllands-Posten, de uma caricatura de Maomé. Sempre se invocou a liberdade de expressão para defender essas atitudes. Mas os pragmáticos não deixam de referir que essa liberdade custa aos contribuintes milhões em termos de segurança – apenas porque um brincalhão resolveu gozar com um Deus alheio.

Regressemos à nossa memória coletiva. Entre os séculos XVI e XVIII, enquanto durou a Inquisição, publicar em Portugal uma caricatura de Jesus Cristo conduziria consequentemente o seu autor a um auto da fé no Terreiro do Paço, onde seria queimado vivo. Decerto era uma violência, a que o Século das Luzes pôs fim. Mas, no nosso resiliente e arreigado humanismo, permaneceu um conceito, ainda que nebuloso: independentemente da Fé de cada um, é necessário respeitar a Fé dos outros – o que não fazia a Inquisição.

E, quanto à religião muçulmana, existe uma assimetria em relação ao cristianismo: se alguns, de matriz cristã, acharam por bem caricaturar o Profeta Maomé, não passaria pela cabeça de um muçulmano caricaturar Jesus Cristo; Ele é um dos Profetas reconhecido pela sua religião…

Disse atrás que duvidar da sinceridade das entidades que encabeçaram a manifestação de Paris seria de mau gosto; mas de mau gosto é também escarnecer das crenças alheias.

Não se veja nisto um apelo camuflado e subterrâneo à auto-censura: apenas, se a nossa Liberdade acaba onde começa a dos Outros, então há que os respeitar, a eles e às suas crenças. Os Outros têm uma dignidade igual à nossa.

A não ser assim, voltaríamos às Cruzadas da Idade Média, às Guerras da Religião da Idade Moderna, à continuação da Jihad dos almoadas e almorávidas, enfim às guerras santas (?) de ontem e de hoje, que se alimentam da intolerância. Como fez o pouco saudoso George W. Bush, quando anunciou uma cruzada contra o Eixo do Mal, ou Benjamin Netanyahu, esse conhecido defensor dos direitos humanos, que se apressou a juntar-se ao coro das entidades que condenaram a matança dos jornalistas e dos clientes do supermercado kasher.

E, já que falamos de religião, sempre é bom lembrar que os “Sura” (capítulos) do Alcorão começam pela frase: “Em nome de Deus, o Misericordioso…”

Por onde anda a Misericórdia?

Nuno Santa Clara


_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
EM NOME DE DEUS, por NUNO SANTA CLARA Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos